A Apple tem uma sólida reputação no que ao fornecimento de atualizações de sistema para os seus dispositivos móveis diz respeito. Agora, atentemos na próxima versão da sua plataforma, o iOS 13.
À medida que as novas versões do sistema se tornam mais poderosas e dotadas de mais ferramentas, o software acaba, necessariamente, por se tornar mais pesado e exigente. Por conseguinte, o hardware mais antigo começa a ser deixado de lado.
Tendo-nos habituado à disponibilização de atualizações de sistema por 4 a 5 anos, a Apple poderá reformar a geração de smartphones iPhone 7 e iPhone 7 Plus no decurso de 2019.
Dispositivos anteriores ao iPhone 7 podem não receber o iOS 13
Algo que os deixará conformados com a atual versão do sistema operativo, o iOS 12, assim é a ordem natural das coisas. Relembramos o exemplo do iOS 12 que deixou de fora os equipamentos anteriores ao iPhone 5s (e mesmo para esse o sistema trouxe várias adaptações/ limitações).
Posto isto, é com naturalidade que encaramos agora esta possibilidade. Ainda assim, e antes que possa considerar o iPhone 7 obsoleto, de acordo com a publicação Redmond Pie, a Apple estará a estudar a possibilidade de atualizar modelos mais antigos.
Em cima da mesa está ainda a geração iPhone 6 e iPhone SE, bem como o iPad mini 4. A decisão final, bem como mais detalhes sobre o iOS 13, serão revelados durante a World Wide Developers Conference, a WWDC em junho próximo.
O que trará de novo o iOS 13 aos dispositivos Apple?
Para já é impossível ter certezas, abundando a especulação em torno do sistema iOS 13. Ainda assim, uma das teses mais divulgadas sugere a inclusão de um “Dark Mode” ou modo escuro na raíz do sistema.
Algo que já tem sido discutido desde 2016 e que poderá finalmente integrar o sistema da Apple em 2019 com o iOS 13. Será uma boa forma para poupar mais bateria, nos equipamentos com ecrã OLED.
Mais ainda, o dark mode revela-se mais adequado para uma utilização noturna do nosso iPhone. A predominância dos tons escuros não despertará tanto o nosso cérebro nem causará tanta fadiga ocular, aqui conjugado com o filtro das luzes azuis, presente no Night Shift.
A imagem acima, puramente concetual, mostra-nos o possível aspeto do iOS 13 num iPhone, já com o modo escuro aplicado. Uma tese que se poderá materializar já em 2019, ou não estivesse já presente no macOS Mojave.
À semelhança deste, também no seu iPhone com o iOS 13 poderemos ter os fundos dinâmicos. Por outras palavras, os papéis de parede dinâmicos, sendo esta outra das teses avançadas para o sistema.
Por fim, as otimizações de desempenho e melhorias na fluidez, bem como a privacidade do utilizador, serão pontos a ser certamente explorados na próxima versão do sistema.
Para já, pouco mais tem sido sugerido para esta versão, pelo menos com credibilidade suficiente. E você, o que gostaria de ver no futuro iOS 13 da Apple?