Pplware

Facebook retira a sua app de VPN Onavo da App Store, a pedido da Apple

A relação do Facebook com as questões de privacidade nunca foi pacífica. Se por um lado advoga que os utilizadores devem ter direito a estar protegidos, por outro querem recolher o máximo de informação.

Uma das ferramentas que usam para recolher essa informação é a Onavo, um serviço de VPN, que pretende proteger os utilizadores. Agora, por violar as regras da App Store, esta app foi removida da loja de apps da Apple.


Apesar de ser dedicada a proteger os utilizadores, a Onavo sempre foi vista como um problema de privacidade e de recolha de informação sensível. Esta app declaradamente recolhe informações sobre os dispositivos onde corre e sobre os seus utilizadores.

Esta não é uma situação nova e já vários vezes o alerta tinha sido dado, revelando a verdadeira intenção desta VPN do Facebook. Agora, e porque a Apple entende que viola as regras da App Store, a Onavo foi retirada.

O problema identificado pela Apple é claro e foi transmitido ao Facebook. A Onavo está a recolher e a transmitir informações dos utilizadores para um ponto central, que depois é vendido a terceiros.

Com base neste pedido da Apple, o Facebook acedeu ao que lhe foi indicado e removeu a Onavo da App Store, deixando esta de estar disponível. No entanto, quem tem já a app instalada pode continuar a usá-la, apesar de não ser recomendado.

O Facebook sempre defendeu que a Onavo não recolhia informação sensível e que apenas registava quais as apps que os utilizadores mais usavam. A verdade é que para além desta informação, chegava a monitorizar o tráfego que passava nos seus serviços e até a informação que ali circulava.

Há já muito tempo que se sabia deste comportamento da Onavo, mas apenas agora é tomada uma posição firme e que remove de uma vez por todas a Onavo de uma loja de aplicações, protegendo os utilizadores de forma efetiva.

Saiba mais sobre a Onavo, a VPN do Facebook

Exit mobile version