Pplware

Apple: Muito mais do que um automóvel

No início de 2014, a Apple começou a trabalhar no “Projecto Titan”, que implicou a contratação de mais de 1000 funcionários em diversas áreas, entre eles alguns nomes da indústria automóvel.

Este facto, levou muitos a acreditar que o projecto estaria relacionado com a criação de um automóvel… Mas parece que é muito mais do que isso.


O insider Sam Shead descobriu recentemente um escritório secreto da Apple em Berlim que – segundo fontes citadas – é dedicado principalmente ao transporte. Os engenheiros que lá trabalham foram contratados de empresas de automóveis e alguns estão a trabalhar em projetos de mapeamento.

 

Estará então a Apple a trabalhar num carro ou não?

De acordo com o analista da UBS, Steven Milunocih, o setor dos transportes é gigantesco, envolvendo cerca de 5 biliões de dólares, superior ao setor das tecnologias ou mesmo de saúde, dois setores em que a Apple já está envolvida.

No futuro, a aquisição de automóveis irá cair em flecha com a massificação da condução autónoma e, com isto, tendo em consideração que a Apple está a adquirir conhecimento em tecnologias de sensores, condução autónomo e mapeamento, é possível indicar que o “Projecto Titan” não será um carro, mas sim toda a experiência envolvida.

A aposta no mercado automóvel será, sem dúvida, algo muito interessante para a Apple, que não pode ficar limitada aos mercados onde atua, sob pena de estagnar perante a concorrência.

A Apple estará com foco não apenas num carro, mas toda uma plataforma de transporte.

 

Qual o passo lógico?

Se os carros autónomos serão o futuro, o que fazemos, enquanto estes nos transportam? Teremos de nos manter ocupados e para tal necessitamos de entretenimento, comunicações e aplicações de produtividade. Para nos proporcionar tal experiência, o veículo terá de possuir sistemas de navegação, informação para navegação, Wi-Fi, conectividade… A Apple, de uma forma ou de outra, já possui todos estes sistemas.

O passo lógico, será não criar um veículo completo, mas uma plataforma completa de transportes que interligue todos os sistemas de um veículo.

Por outras palavras, a plataforma que a Apple terá em desenvolvimento poderá efetivamente ser uma interface para utilizador de um carro, não controlando apenas a condução autónoma mas todo o ambiente dentro do veículo. A Apple não necessitará de criar um carro em si, ou mesmo os componentes internos, mas criar uma plataforma, ou um sistema operativo dedicado, que controlará tudo. O mais provável é que o sistema seja como uma evolução do Apple HomeKit para automóveis.

Exit mobile version