Pplware

Apple: do iPod ao HomePod

Ao longo da sua existência, a Apple tem sido uma das poucas empresas de Silicon Valley sortuda o suficiente para conseguir mudar várias indústrias. Mac, iPod, iPhone, iPad são peças de tecnologia capazes de contar uma história. E é, de certa forma, graças a essa história que atualmente temos grande parte da tecnologia que se adapta a nós e torna as nossas vidas mais fáceis.

A 23 de outubro de 2001, Steve Jobs subiu ao palco de um dos icónicos eventos da Apple para mostrar ao Mundo o primeiro iPod. Um dispositivo com classe, que transmite calma graças ao seu design elegante e visionário e que permite que a música que mais gostamos nos acompanhe para qualquer lugar.


Steve Jobs à conquista da indústria musical

Claramente, o iPod não foi o primeiro leitor de música portátil a chegar ao mercado e a fazer sucesso. Antes dele surgiram outros como o Sony Walkman, por exemplo. No entanto, nenhum teve a força e a capacidade do iPod para tomar as rédeas da indústria musical e alterar a forma como as pessoas ouvem, compram e desfrutam da sua música.

O iPod original chegou ao mercado com 5GB de memória e com capacidade suficiente para armazenar mais de 1000 músicas. Para além disso, com a ajuda da tecnologia FireWire conseguia-se passar um CD inteiro para o iPod em menos de 10 segundos e 1000 músicas em menos de 10 minutos. Estes números não tinham precedência e, assim, o iPod destacou-se do resto da concorrência.

Com o iPod, a Apple inventou uma nova categoria de leitores de música que permite guardar toda a biblioteca de música no bolso e ouvi-la onde quer que estejamos. Com o iPod, ouvir música nunca mais será o mesmo.

Steve Jobs

No entanto, a grande vantagem do iPod era a interação fácil com o iTunes. Ao contrário de outros leitores MP3 em que era necessário arrastar a música para pastas específicas, com o iTunes o iPod sincronizava automaticamente toda a música.

Mais uma vez, a integração de hardware e software da Apple tornou a experiência de utilização muito mais fácil comparativamente a outros players do mercado.


A chegada do iPhone

Apesar de todo o sucesso do iPod, a chegada do iPhone veio colocar em causa todo o seu propósito. A verdade é que quase todas as funcionalidades presentes no iPod poderiam ser encontradas no iPhone. E o próprio Steve Jobs percebeu isso quando apresentou o primeiro iPhone. Aliás, o icónico CEO da Apple, apresentou o iPhone original como sendo um iPod com controlos touch.

Ainda assim, nos primeiros anos do iPhone, ainda se continuaram a vender iPods, mas à medida que a popularidade do iPhone foi crescendo o iPod passou a não ser uma necessidade, mas mais um dispositivo que as pessoas utilizavam em situações mais específicas.

Em 2017, a Apple descontinuou o iPod Nano e o iPod Shuffle, o que pode ser interpretado como um possível rumo que a marca da maçã poderá vir a tomar no que toca aos seus iPods. Será que em breve iremos testemunhar o desaparecimento do iPod?


Apple Music e o HomePod

De qualquer forma, o interesse da Apple pelo Mundo da música está bem vivo e a marca certamente que pretende continuar a investir nele. Trimestre após trimestre a Apple tem apresentado resultados bastante positivos no que toca ao seu serviço de streaming de música, o Apple Music, e no início deste ano, a Apple lançou o HomePod.

De acordo com as reviews iniciais que vêm dos países onde já está disponível, a qualidade do som é fenomenal e aparentemente é capaz de superar qualquer um dos seus concorrentes. Para além disso, graças ao Apple Music e quando se combinam vários HomePods numa única sala cria-se um efeito sonoro bastante interessante e verdadeiramente agradável. Apesar de tudo, ainda não se sabe quando o HomePod poderá chegar a Portugal.

Mas para além da música, a Siri no HomePod também é algo que toda a gente tem curiosidade em explorar. O que é que a assistente pessoal da marca da maçã é capaz de fazer?

As opiniões dividem-se um pouco. Algumas reviews apontam para o facto de a Siri não estar ainda à altura dos seus rivais e não conseguir fazer tanto como outros players no mercado. Mas em breve, na WWDC deste ano, esperamos ter novidades relativamente à assistente pessoal. Com o lançamento do HomePod os consumidores vão querer fazer mais com o equipamento que têm e, de certa forma, será a Siri a trazer até aos utilizadores as ferramentas de que precisam.


Conclusão

O HomePod é um Dj pessoal e ajuda-nos a tirar ainda mais partido e a desfrutar da música que mais gostamos. Tal como o iPod foi há uns anos, também o HomePod traz para o mercado características novas que obrigarão aos concorrentes a esforçar-se para fazer ainda melhor. Possivelmente, com a evolução tecnológica, um Smartspeaker pode vir a ser algo que todos tenhamos a necessidade de ter, tal como o Smartphone.

Exit mobile version