Não tendo um motor de pesquisa próprio, a Apple está sujeita ao que a Google e outras empresas fornecem. A escolha tem sido quase óbvia e tem sido feita para a proposta da gigante das pesquisas, que paga para ser a opção base no Safari e no iOS.
Agora, e numa opinião transmitida por um analista, surgiu a ideia da Apple comprar um dos concorrentes da Google. A opinião recai sobre o DuckDuckGo, sendo este o caminho mais lógico para a Apple se libertar da dependência da Google.
A forma da Apple se libertar da concorrência
Mesmo sendo concorrentes em muitas das suas áreas de negócio, a Apple e a Google são parceiras em várias áreas. Uma delas é a da pesquisa dos sistemas operativos, onde a Google está presente com a sua proposta.
Isto cria uma dependência grande, mesmo havendo outras propostas presentes e que podem ser usadas. Esta situação levou a que o analista Toni Sacconaghi da Bernstein lançasse uma nota aos investidores com uma hipotética solução para a Apple, com custos mínimos e resultados muito interessantes.
Comprar a DuckDuckGo seria o caminho lógico
A solução passaria pela compra da DuckDuckGo, o motor de pesquisa que se foca na privacidade e defesa dos dados dos utilizadores. Com cerca de 1% de mercado, este motor de pesquisa tem crescido, sobretudo, ao abrigo da necessidade de privacidade cada vez mais crescente.
Esta compra teria decerto um valor reduzido face ao que a Apple acabaria por lucrar. Em primeiro lugar, traria para a empresa a aura de privacidade com que se tem pautado. Ao mesmo tempo, conseguiria ter acesso ao valor que a Google hoje em dia consegue nos sistemas da Apple.
A Google paga bem para estar no iOS e SIRI
Apesar da Google pagar entre 7 e 8 mil milhões de dólares para estar no iOS e na SIRI, consegue muito mais. Estima-se que este valor corresponda a 30% dos 25 mil milhões que a gigante das pesquisas lucra com esta presença nos sistemas da Apple.
Este seria principalmente um fator importante para o negócio da Apple e da Google. A gigante das pesquisas tem feito tudo para não deixar entrar outros motores de pesquisa nesta área. Seria também um reforço importante para a empresa de Cupertino e para a sua cada vez mais lucrativa área de serviços.