A Google tem nos Chromebooks uma ferramenta única para as escolas e para os alunos aprenderem. Para além de dar acesso à Internet, garante ainda o acesso a ferramentas adequadas ao ensino e à aprendizagem de todas as matérias.
Sendo aqui uma concorrente direta neste campo, a Apple terá mostrado agora o que realmente pensa destes computadores. Phil Schiller arrasou completamente esta proposta da Google por achar que não ajuda as crianças a ter sucesso.
Chromebooks não são a ferramenta certa para o ensino?
O Chromebook é para muitos a proposta perfeita para o ensino. Um PC com um sistema operativo baseado num browser, simples de usar e muito intuitivo, com um preço reduzido e com acesso aos serviços da Google.
Sendo esta área muito atrativa, é natural que a Apple esteja atenta e que tenha também as suas ofertas. Numa recente entrevista, o conhecido Phil Schiller revelou, contudo, o que poderá ser a opinião da empresa. Arrasou os Chromebooks e mostrou a razão de não serem ferramentas de ensino.
Estará a limitar o sucesso das crianças?
Segundo Phil Schiller, há apenas uma razão para estes computadores estarem nas salas de aulas. O seu preço é extremamente reduzido e serve apenas como ferramenta de testes. Cumprem igualmente o seu papel apenas como forma de avaliação destes testes.
Sem se referir aos equipamentos da Apple, revelou depois que as crianças que se focam no estudo usam ferramentas modernas e que os estimulam. Com essas mesmas ferramentas de aprendizagem, conseguem certamente depois ter o sucesso esperado.
Every child has the ability to succeed — helping them to do that has always been our mission. In the full conversation with CNET, we discussed giving kids and teachers the content, curriculum and tools they need to learn, explore and grow. Not just to take a test.
— Philip Schiller (@pschiller) 13 de novembro de 2019
A opinião de Phil Schiller ou da Apple?
Após a publicação desta entrevista e das declarações de Phil Schiller, este acabou por vir a público justificar-se. Recorreu ao Twitter para fundamentar as suas opiniões, reforçando a necessidade das ferramentas certas para o ensino.
A Apple tem-se aproximado deste mercado com o iPad e com um novo posicionamento mesmo ao nível do software. Tem ainda que conseguir criar uma oferta mais apelativa na linha do MacBook, para assim ter o sucesso esperado e que quer.