A Apple, e também a Google, têm estado debaixo de fogo e a serem escrutinadas por práticas anti-concorrênciais. Os processos estão a cercar estas empresas, como acontece na UE, Coreia do Sul, Reino Unido e até na Índia.
A Apple já sentiu a pressão e decidiu mudar as regras. Ainda não é uma abertura total, mas a empresa vai passar a permitir que apps como o Spotify, Netflix e outras possam ter links diretos para os seus serviços.
Esta mudança que a Apple acedeu agora resulta de uma investigação que a Comissão para o Comercio Justo do Japão (JFTC) tinha a decorrer. Esta pretendia avaliar a possível situação de monopólio, tal como acontece em outros mercados e em outros países.
Para resolver este problema, a Apple chegou a um acordo com a JFTC, alterando as regras que tem em vigor para as apps que estão na App Store.
Assim, a empresa de Cupertino irá permitir que algumas apps possam ter presentes links para os seus sites, para registar os utilizadores e definir métodos de pagamento.
Esta é uma mudança importante e que vai contra tudo o que a Apple advogava para as apps que estavam na sua loja do iOS. Até agora estas não podiam ter qualquer link e todos os registos e pagamentos deveriam ser realizados dentro da sua loja.
Curiosamente, esta mudança vem permitir que estes serviços e apps contornem o sistema de pagamentos da Apple, retirando assim à empresa a sua comissão de 30% que cobra atualmente. Não foram indicadas ainda as regras definitivas para esta novidade da Apple e da App Store.
This is a step in the right direction, but it doesn't solve the problem. App developers want clear, fair rules that apply to all apps. Our goal is to restore competition once and for all, not one arbitrary, self-serving step at a time. We will continue to push for a real solution https://t.co/vzIoBpZQr1
— Daniel Ek (@eldsjal) September 2, 2021
No comunicado em que anunciou esta novidade, a Apple explicou um pouco mais sobre o novo processo. Só entra em vigor no início de 2022 e não será para todas as apps. As “reader mode” como o Netflix, Spotify e Kindle estão abrangidas, mas jogos e outras categorias não foram incluídos.
Esta é uma mudança muito grande no que eram os planos da Apple. A empresa parecia apostada em não abrir mão desta sua regra, mas agora tudo terá mudado. Há muito que era pedida esta alteração por serviços com o Spotify. Resta saber até onde estes processos e avaliações vão empurrar a empresa e do que terá de abdicar.