A Apple não tem de longe uma grande quota de mercado, no que toca aos smartphones. Apenas 20% é o que consegue a empresa de Cupertino, mas apenas esses 20% conseguiram arrecadar 92% do total de lucros do mercado dos smartphones, no primeiro trimestre de 2015, segundo informações do The Wall Street Journal.
A citação é clara “Cerca de 1.000 empresas fazem smartphones. Apenas uma colhe quase todos os lucros.”.
Os fabricantes de dispositivos Android, coletivamente, são quem reina no mercado dos smartphones. Mas ter mais dispositivos à venda não é sinónimo de mais lucros, é isso que os resultados têm vindo a mostrar desde há vários anos. A Apple, como refere a publicação, é quem leva tudo para casa.
No primeiro trimestre de 2015, a Apple teve uns gritantes 92% do lucro operacional total dos oito maiores fabricantes de smartphones do mundo, dados referidos pelo director da Canaccord Genuity ao WSJ. Estes valores representam o lucro antes de juros e impostos, esse número subiu 65% face ao período homologo de 2014.
O último número é ainda mais impressionante, porque a Apple representa apenas 20% de todos os smartphones vendidos ao redor do planeta, é verdade!
Em segundo lugar ficou a Samsung, que conseguiu cerca de 15% de todos os lucros operacionais da indústria no primeiro trimestre. Mas espere… 92% mais 15% isso perfaz… 107%, como é possível?
Sim é possível. Porque a Apple e a Samsung combinados capturaram mais de 100% dos lucros totais da indústria, segundo a Canaccord, isto quer dizer que outros fabricantes de smartphones ou faliram ou perderam muito dinheiro neste primeiro trimestre!
Os produtos que a Apple disponibilizou em Setembro passado, o iPhone 6 e iPhone 6 Plus, veio abrir o leque de escolha e não diminuiu o preços dos equipamentos, ao ponto dos fabricantes de smartphones Android têm uma variedade muito maior, fazem concorrência dentro do próprio sistema e esmagam margens, competindo entre si e não entre Android e iOS.
Denny Strigl, ex-chefe de operações da Verizon Communications, disse ao jornal que “O domínio da Apple é algo que é muito difícil de superar, a Apple tem que tropeçar de uma forma forma ou de outra, mas eu não acho que isso vá acontecer.”.
Ano após ano, modelo após modelo, recorde após recorde, a Apple tem mantido a sua hegemonia consecutivamente e conquistado novos mercados sem perder a identidade, isso reflecte-se claramente o resultado dos lucros agora apresentados, como os analistas têm vindo a referir. Via
A questão é conhecida: conseguirá alguma vez o mercado Android competir com a Apple?