Apesar de ser “apenas” uma keynote dedicada aos programadores de todo o ecossistema Apple, a WWDC não deixa de ser o palco onde a Apple apresenta novidades de peso e onde novas tendências são conhecidas.
A WWDC deste ano não foi diferente e soube-se quais as novidades que a empresa tem planeadas para as próximas versões dos seus sistemas operativos. Vamos conhecê-las todas em pormenor.
Foi ontem ao final do dia que a Apple deu a conhecer tudo o que tem estado a preparar nos últimos meses e que em breve vão chegar às mãos dos seus utilizadores.
Centrada nos sistemas operativos das suas plataformas, mostrou que há ainda muito onde inovar e mostrou, principalmente, que está mais aberta e acessível aos programadores, que agora têm acesso, por exemplo à Siri e a outros elementos chave dos seus SO’s.
WatchOS 3
O primeiro a chegar ao palco foi a nova versão do sistema operativo do Apple Watch. O WatchOS 3 traz uma maior independência deste, face ao iPhone e uma maior velocidade de resposta das aplicações e da informação que estas podem dar aos utilizadores.
As aplicações estão mais rápidas, a receber informação em fundo e as preferidas estão acessíveis numa zona particular.
As faces de relógio são também uma novidade, por estarem mais acessíveis e com a possibilidade de serem configuradas e adaptadas aos utilizadores.
Por fim e para a segurança, os utilizadores do Apple Watch passam a ter um botão de SOS que activa uma chamada para os serviços de socorro, sem que tenham de marcar qualquer número.
Mais pormenores no artigo: WatchOS 3: O Apple Watch está ainda mais rápido
O novo TvOS
A Apple TV e o seu sistema operativo também foram melhorados. A Siri está mais inteligente na pesquisa e pode agora olhar para dentro das aplicações e interagir com elas. O YouTube é um exemplo de uma aplicação onde a Siri pode agora pesquisar e devolver vídeos aos utilizadores, dentro do contexto da pesquisa realizada.
Algo que era pedido há alguns anos chegou também ao TvOS. Finalmente existe uma aplicação para o iPhone que permite que a Apple TV seja controlada, dispensando assim o comando.
Outros pormenores de imagem foram actualizados, com o TvOS a ter agora um modo noturno, em que a interface é negra e mais ajustada a situações de pouca luz.
Mais pormenores no artigo: TvOS: A Apple TV está também melhor e mais completa
iOS 10 e as suas novidades
Uma das principais novidades, e onde a Apple dispensou mais tempo e desenvolvimentos, foi na décima versão do iOS. Esta está mais apelativa a nível gráfico, principalmente no ecrã de bloqueio e no ecrã principal. Houve cuidado em dar acesso a mais informação nos widgets, que comportam agora vídeo e outras informações.
A Siri tem também no iOS 10 um papel importante. Passa a estar integrada com o teclado e consegue prever grande parte das respostas, olhando apenas para a conversação e para a informação adicional que tem. A Siri passa também a estar aberta aos programadores, que podem agora integrá-la nas suas aplicações e dar-lhe acesso a todas as informações que existem nas apps.
Mas o iOS 10 tem duas novidades de peso em duas aplicações bem conhecidas. O Messenger está agora mais apelativo, com novas animações e novas formas de partilhar mensagens, mais pessoais, mais dedicadas e mais íntimas.
Outra aplicação que foi melhorada foi a de fotografias, que tem agora a inteligência artificial ao seu dispor, conseguindo reunir, interpretar e usar a informação que recolhe das imagens, criando novas categorizações.
Também o serviço de música da Apple foi totalmente redesenhado e ajustado ao que os utilizadores necessitam.
Mais pormenores no artigo: iOS 10: A maior actualização deste sistema operativo
O novo macOS Sierra
O sistema operativo de desktop da Apple recebeu muito mais que actualizações ou novidades. Mudou de nome e agora chama-se macOS. Esta mudança traz uma aproximação maior aos restantes sistemas da Apple.
Mas tem em si algumas novidades de peso que o renovam e o lançam para o topo. A Siri é a primeira novidade e vai dar aos utilizadores a presença da assistente pessoal em todos os momentos. Não se limitará a responder a questões, mas dará acesso a todo um mundo de informação que até agora tinha de ser pesquisado manualmente.
Mas as novidades continuam com a possibilidade de desbloquear este sistema apenas com a proximidade de um iPhone ou de um Apple Watch, melhorando a utilização do sistema operativo. Há ainda um copy/paste universal, que transporta para todos os dispositivos o que for copiado noutro.
Por fim teremos o Apple Pay integrado no Safari, permitindo pagar compras e outros bens directamente no browser, com a confirmação no iPhone.
Mais pormenores no artigo: Diga adeus ao OSX! Vem aí o macOS
Como “prenda” final deste WWDC, a Apple lançou uma nova aplicação, dedicada à programação e aos mais novos. O Swift Playgrounds chegará em breve e permitirá ensinar a programar Swift, de forma simples e interactiva.
Estas foram as novidades da Apple para os programadores, que agora podem aceder-lhes e começar a trabalhar nelas. Todas as novas versões estão já disponíveis para que os programadores as instalem e vão estar em versões beta, abertas ao público, já em Julho. As versões finais vão chegar bem mais perto do Outono.