Comum a todos os utilizadores de macOS é a App Store que os une. Mais do que uma fonte de novas aplicações e software, é também local de inspiração e descoberta. Com efeito, desde que foi disponibilizada em 2016, esta loja tornou-se na figura dominante no universo Apple. No entanto, há uma boa alternativa, a Setapp.
Nasceu de uma premissa extremamente simples, mas meritória, criar um só plano de subscrição.
A Setapp, em primeiro lugar, nasceu pela mão do programador responsável pelo software CleanMyMac, bem como pelo Gemini. Assim, surgiria uma loja de aplicações alternativa à App Store, não tentando competir ou substituir esta, seria contraproducente fazê-lo, mas sim afirmar-se como alternativa distinta.
O que é, e o que distingue a loja Setapp?
Ainda que a ideia subjacente possa parecer radical, acaba por se resumir tudo à pura e simples aritmética. A loja Setapp pode ser a solução ideal para quem necessita de várias aplicações pagas que, individualmente, podem causar um autêntico rombo no seu orçamento. Portanto, o que diria se fosse possível pagar menos?
Ou, pagar enquanto necessita de uma determinada aplicação ou conjunto de aplicações? Em mensalidades manifestamente mais acessíveis que o preço completo de algumas aplicações na App Store. É esta, de uma forma sucinta, a premissa da Setapp, um serviço de subscrição para o universo Apple, focado na qualidade.
Frisamos, em seguida, as filosofias distintas de cada uma das lojas. Em primeiro lugar, a App Store quer reunir o número máximo de aplicações para Mac e para o universo Apple. Aí encontramos soluções gratuitas e, ao mesmo tempo, soluções que custam várias centenas de euros ou dólares.
Filosofias distintas na App Store e na Setapp
Já, por outro lado, a Setapp parte da filosofia inversa. Enquanto serviço de subscrição de software, temos uma curadoria atenta e cuidadosa. Sendo a principal prioridade a otimização da produtividade e trabalho do consumidor, as aplicações selecionadas refletem isso mesmo. O serviço oferece as melhores aplicações.
Tome-se, por exemplo, uma aplicação que todos temos nos computadores Apple (e Windows), um simples compressor de ficheiros. Já por aí passei e pesquisei na App Store, encontrando múltiplas soluções praticamente idêntica e nem as avaliações ajudaram a fazer a escolha.
É aqui que entra a Setapp, para quando precisamos da ferramenta ideal, sem ter que perder tempo a comparar inúmeras soluções. Isto é verdade para as apps mais básicas, bem como para as soluções mais complexas, desde ferramentas de edição de vídeo e imagem até ao software de segurança como o CleanMyMac.
Em síntese, uma só subscrição que lhe dá acesso a todo o software de que necessitará no seu computador Apple e, o melhor de tudo, com soluções pagas e software bem conhecido. Assim se resume este serviço.
Os serviços de subscrição são a nova palavra de ordem
A própria Apple está gradualmente a transformar-se numa empresa de serviços e não de hardware. Tendência que começou, em primeiro lugar, com o iTunes, posteriormente com o Apple Music. Agora, com os vários serviços de TV, finanças e, muito em breve, também o serviço de jogos, o Apple Arcade.
Poderíamos dizer o mesmo dos serviços de subscrição de filmes e séries, pacotes de telecomunicações, internet, e uma miríade de outros serviços. Em suma, este formato já faz parte do nosso dia-a-dia e reflete-se também no campo do software com a solução da Setapp.
App Store vs Setapp, duas lojas, um universo Apple
Inegavelmente primando pela quantidade, a App Store tem provavelmente milhões de aplicações disponíveis para dispositivos Apple. É aqui que encontrará quantidade, por vezes até em demasia. Já, por outro lado, a Setapp conta com cerca de 140 soluções de software (aplicações) cuidadosamente selecionadas.
Olhando para ambas as métricas podemos ficar com a impressão que a App Store é a escolha óbvia, mas se pensarmos na confusão e quantidades massivas de soluções idênticas no seu interior. Bom, aí já se torna aparente a necessidade, ou melhor, a comodidade de ter um serviço que nos ajude a escolher a melhor solução.
Além disso, as aplicações presentes na App Store continuarão a apresentar-lhe publicidade, por vezes até mesmo as aplicações pagas. Algo que não se verifica em nenhuma das soluções providenciadas pela Setapp. Este é o grande ponto a favor do serviço, com uma só subscrição mensal, terá todo o software que necessita.
Atualizações e qualidade das soluções
A partir da App Store encontrará um pouco de tudo. Desde programadores atentos e que providenciam atualizações periódicas para o seu software, ao passo que outros nem tanto. Já na solução da Setapp, apenas as aplicações com melhor histórico de atualizações e assistência integram a sua oferta.
Há ainda o cuidado em verificar, humanamente, se as atualizações estão estáveis, ou nem por isso. Este é outro dos pontos que não passou despercebido à solução que hoje apresentamos, querendo esta destacar-se pela estabilidade das aplicações por si disponibilizadas.
CleanMyMac X – o exemplo paradigmático na App Store e na Setapp
É um software de segurança e, talvez o mais popular dentro do seu género. Os seus preços começam nos 39,95 euros para um computador Mac no plano de subscrição e vão até aos 89,95 euros para comprar, de uma só vez, a licença para um computador. Preços na App Store, bem como no site da própria solução.
Com a Setapp pode usufruir do CleanMyMac X, bem como de 140 outras aplicações e soluções por cerca de 10 dólares por mês, existindo até planos com descontos para estudantes, ou no caso de trazer mais amigos para esta solução voltada para o universo da maçã.
Aliás, temos até um plano familiar, para até 5 pessoas (5 computadores Mac), por cerca de 14,99 dólares por mês. Em síntese, um valor e planos de preços similares a outros serviços populares de subscrição de música, ou de filmes e séries.
É, portanto, uma solução cativante. Sobretudo para quem quer tirar proveito do software de qualidade e sem ter que pagar as licenças separadamente, ou comprar de uma só vez cada aplicação. Já, numa nota estritamente pessoal, só pelo software CleanMyMac X acaba por ser muito tentador utilizar o serviço da Setapp.