Um SO inspirado no iOS 7
Depois de muitos rumores, muitas supostas interfaces, muitos ícones redesenhados, a Apple anunciou oficialmente aquele que considera já o melhor sistema operativo para Desktop…o OS X 10.10 Yosemite. Segundo reportou Tim Cook, apesar do segmento dos PC’s ter tido uma quebra na ordem dos 5%…o mundo dos Mac cresceu cerca de 12%.
O novo OS X 10.10 Yosemite tem uma interface (de continuidade) moderna e flat, painéis translúcidos e vários gradientes e texturas bem conhecidos do iOS7, oferecendo uma aparência mais moderna no SO para desktop.
De acordo com dados da própria Apple, até ao momento, são mais de 40 milhões as cópias do Mavericks instaladas. Cook aproveitou para mostrar a discrepância entre Windows e o Mac, referindo que o sistema da Microsoft apenas tem 14% de adopção enquanto o Mac OS ultrapassa os 50%.
A apresentação do novo OS X 10.10 Yosemite foi feita por Craig Federighi que referiu que a escolha do nome do sistema não foi tarefa fácil. Este novo sistema traz uma evolução da interface Aqua, que já estava presente no Mavericks, apresentando várias novidades ao nível dos ícones que agora estão mais apelativos e muito semelhantes aos presentes no iOS. Craig destacou todo o trabalho desenvolvido ao nível do design referindo mesmo que é um “foco de clareza”.
Yosemite is the future of OS X with its incredible new design and amazing new apps, all engineered to work beautifully with iOS. We engineer our platforms, services and devices together, so we are able to create a seamless experience for our users across all our products that is unparalleled in the industry. It’s something only Apple can deliver
As novidades presentes no novo OS X 10.10 Yosemite são muitas. Há novidades no Finder, gestor de ficheiros do Mac, que agora está muito mais interactivo e funcional mas há também melhorias ao nível do Centro de Notificações (ex. nova view “Hoje”, lembretes, metodologia e muito mais).
O Spotlight foi também redesenhado e está mais inteligente, podendo inclusive apresentar resultados da wikipedia.
Com esta nova versão do sistema da Apple, foi também anunciado o iCloud Drive, um estilo de Dropbox/Google Drive, que integra toda a informação da conta do iCloud no Finder. Esta ferramenta estará também disponível para Windows.
Ao integrar com o Finder, os utilizadores podem pesquisar e organizar facilmente toda a informação.
MailDrop é também uma nova funcionalidade na app de Mail da Apple, que permitirá aos utilizadores anexar “grandes ficheiros” (até 5GB) ao e-mail, recorrendo à sua conta do iCloud. A app de mail ganhou também novas funcionalidades que permitem, por exemplo, editar imagens/PDF’s anexados ou preencher formulários.
O Safari ganhou também uma interface mais limpa mas com melhor integração a vários níveis. A Apple diz que o Safari é agora o browser mais rápido a executar javascript.
Mas há mais “funcionalidade de continuidade”: O AirDrop entre o OS X e o iOS é agora (finalmente) suportado, permitindo que os utilizadores transfiram, de uma forma muito simples, imagens ou outra informação entre o dispositivo móvel e o Desktop.
Com o Handoff, quando o iPhone/iPad estão perto do Desktop, é possível iniciar a actividade num equipamento e continuar em outro.
Com esta nova versão do SO é também possível fazer chamadas do iPhone, mesmo estando no Desktop, assim como receber SMS/MMS.
A Apple referiu ainda que a versão para programadores estará disponível já a partir de hoje. Tal como aconteceu com o OS X 10.9, a actualização para o novo OS X 10.10 Yosemite será gratuita.