Pplware

Apple alerta que não consegue desbloquear o iPhone

A Apple sempre se mostrou contra a possibilidade de ter de introduzir backdoors no iOS e assim garantir o acesso aos seus equipamentos por entidades governamentais.

Resultado de um processo que decorre em tribunal, a Apple alertou agora que não tem a capacidade de aceder a estes equipamento e aos dados dos utilizadores.

Num caso que está a ser julgado num tribunal federal norte americano, a Apple foi chamada a responder a algumas questões relacionadas com a sua capacidade de aceder aos conteúdos do iPhone.

Quando todos esperavam que a empresa anunciasse um método para o conseguir, acabou por responder de forma negativa e dar a conhecer que não tem a capacidade de desbloquear e aceder aos dados dos utilizadores.

Desde que introduziu o iOS 8 que perdeu essa capacidade, porque os dados estão encriptados no iPhone e assim não consegue ter acesso aos mesmos, excepto com acesso à password e ao pin do utilizador.

Apenas o consegue fazer em equipamentos que corram versões anteriores do iOS, mas esse é um número que não passa dos 10% dos iPhones em utilização.

In most cases now and in the future, the government’s requested order would be substantially burdensome, as it would be impossible to perform. For devices running iOS 8 or higher, Apple would not have the technical ability to do what the government requests—take possession of a password protected device from the government and extract unencrypted user data from that device for the government. Among the security features in iOS 8 is a feature that prevents anyone without the device’s passcode from accessing the device’s encrypted data. This includes Apple.

A sua declaração foi bem simples e dá conta da limitação que o iOS 8 veio colocar, tendo sido esta uma decisão da própria Apple.

Segundo a Apple a empresa não teria qualquer problema em fazê-lo, mediante uma indicação específica do tribunal, mas a especificidade do iOS 8 não o permite.

No caso dos 10% dos equipamentos que correm versões anteriores ao iOs 8, a Apple exige que apenas o faça com essa ordem, pois tal medida quebraria a confiança que os utilizadores têm na empresa.

No final desta semana haverá uma nova audiência e a Apple saberá se deverá ajudar as autoridades a conseguirem aceder aos dados dos utilizadores, quebrando assim a sua própria criptografia.

Esta é mais uma tomada de posição da Apple, desta vez motivada pelas medidas de segurança que colocou no iOS, visando apenas garantir novos níveis de protecção e privacidade aos utilizadores.

Exit mobile version