Sendo as responsáveis pelos 2 principais sistemas operativos do mercado móvel, a Apple e a Google têm uma luta constante por esta área. Tentam cativar os utilizadores e crescer para números ainda mais elevados de utilização.
Sendo muito reservada no que toca a números, a Apple nunca revela as suas quotas de mercado e como os utilizadores se comportam. Agora, e num caso raro, a Apple revelou e admitiu que também perde utilizadores para o Android, num número elevado.
A lealdade dos utilizadores da Apple é, por norma, muito elevada. Estes tendem a manter-se com a marca sempre que substituem os seus smartphones, optando sempre pelos novos modelos que são lançados. Os números que são apresentados revelam tipicamente esse comportamento.
É a própria Apple que revela esse cenário, muitas vezes pelas palavras do seu CEO, e que mostra este comportamento. Agora, e no rescaldo do julgamento que colocou a empresa contra a Epic Games, surgiram novos dados.
Nugget of data on iPhone customers switching platforms came out in the Epic v. Apple trial.
Apple submitted this to show people do switch (even if small) and therefore choice does exist.
Average iOS loyalty over this time period was 81%.
cc @benedictevans @asymco pic.twitter.com/koBSk7bvpK
— Ben Bajarin (@BenBajarin) May 10, 2021
Segundo o que mostrou Ben Bajarin, CEO e Analista Principal da Creative Strategies, a Apple admitiu em tribunal números bem diferentes do esperado. A sua taxa de perda de utilizadores ronda muitas vezes valores superiores a 26% em alguns trimestres.
Os dados apresentados em tribunal pretendiam mostrar que existe alternativa ao iOS e que, na verdade, os utilizadores seguem este caminho. Estes são referentes ao 3º trimestre de 2019 e seguem até ao mesmo período de 2020, com informação detalhada de lealdade ao sistema da Apple.
Como é possível ver, a lealdade acaba por oscilar com o tempo, havendo sempre um valor mínimo de 19% que abandona a Apple e o iOS. Este valor acaba por crescer durante 2 trimestres e atinge um valor muito elevado de 26%, algo que não se esperava.
Este tem sido um julgamento onde muitos dados importantes foram revelados. Esta nova informação é interessante e mostra que há uma maior equidade no que toca ao mercado e em especial na lealdade dos utilizadores. A Apple nunca admitiu este movimento, que ficou agora claro e patente, com dados da empresa.