Está a decorrer em São Francisco o evento da Apple dedicado a programadores. Uma das primeiras novidades apresentadas foi o OS X 10.11: “El Capitan”, o sistema operativo da Apple para desktops e portáteis. Mais poderosa do que nunca, esta versão do OSX é mais inteligente e fluída.
Está apresentada a nova versão do OS X! Craig Federighi apresentou um conjunto vasto de novidades e melhorias incluídas nesta nova versão que tem como principal foco a experiência de utilização e a performance.
Experiência de utilização
No campo da experiência de utilização, o El Capitan traz melhorias ao nível do gestor de e-mail. Tudo passa a ser mais simples, como até apagar um e-mail.
Mas há também novidades ao nível do Safari, que passa a apresentar os sites mais frequentados, a permitir silenciar separadores com som, etc.
Craig refere que o El Capitan traz também melhorias significativas ao nível do Spotlight, Split View, e gestor de janelas.
Tal como o Windows 10, o OS X 10.11 vai também permitir múltiplos ambientes de trabalho virtuais e mais dinâmicos. Embora esta funcionalidade já existisse há várias versões no OS X, esta está muito mais versátil, ficando agora bem mais útil, um pouco como a Microsoft fez com o recurso no Windows 10.
Performance
De acordo com a informação da Apple, o OS X 10.11: “El Capitan” oferece 1,4 vezes mais desempenho comparativamente ao seu antecessor, o OS X Yosemite. É 2 vezes mais rápido na mudança entre Apps, 2 vezes mais rápido a apresentar os primeiros e-mails e 4 vezes mais rápido a fazer o preview de um PDF.
Craig revelou também que o OS X Yosemite está instalado em 55% dos computadores Apple (mais rápido que qualquer outro SO).
A Apple incluiu também a tecnologia Metal que garante várias melhorias ao nível gráfico. De acordo com a informação, esta tecnologia garantirá um aumento de performance ao nível da renderização na ordem dos 50% e uma eficiência a rondar os 40%.
Galeria de Imagens
A nova versão do OS X está já disponível a partir de hoje para os programadores. Para o público em geral, estará disponível uma versão beta em Julho e a versão final deverá chegar apenas no Outono.