Pplware

Apple conseguiu 104% dos lucros das vendas de smartphones

O mercado dos smartphones está em alta e continua a crescer de forma sustentada. Estas vendas traduzem-se, naturalmente, em lucros para as empresas que estão no mercado.

O terceiro trimestre de 2016 voltou a ser de crescimento e neste a Apple conseguiu um feito único. Puxou a si perto de 104% dos lucros das vendas de smartphones.

Os números referentes às vendas de dispositivos móveis foram apresentados pela empresa de análise BMO Capital Markets, que dá à Apple um lucro nunca antes visto. Pela primeira vez a empresa conseguiu ultrapassar uma barreira mítica e puxou a si 103.6% dos lucros do mercado.

Como consegue a Apple este valor?

Este valor, que parece impossível de atingir, resulta de um conjunto de factores que as restantes empresas provocaram. Em concreto, todas as restantes grandes marcas, com a Samsung, HTC ou LG, não apresentaram lucros ou tiveram prejuízos avultados. Sem esta “ajuda” a Apple teria ainda assim ficado num patamar único, rondado os 90% e os 95%, valor que já tinha em trimestres anteriores.

No caso da Samsung, que teve no Note7 uma fonte de prejuízos grande, apenas conseguiu puxar a si 0,9% dos lucros do mercado de smartphones. Com este valor a empresa sul-coreana ocupa a segunda posição do mercado.

O domínio das vendas ainda é do Android

Se no campo dos lucros é este o cenário, no caso das vendas a historia é completamente diferente. Aqui a Samsung domina, com 21.3%, seguida da Apple, com 13,2%, e da Huawei, com 9,7% das vendas.

As previsões da BMO Capital Markets mostram que o mercado dos smartphones cresceu neste trimestre, tendo aumentado 2,1% no acumulado a um ano, com 346 milhões de unidades produzidas.

 

Estes números estão alinhados com os valores que estão a chegar agora referentes ao trimestre passado. A Strategy Analytics já ontem tinha mostrado que o domínio do Android ronda os 90%, e continua a crescer, estando a Apple com o seu iOS nos 12,1%.

via: Investor’s Business Daily

Exit mobile version