Há momentos únicos no mundo da tecnologia e que representam mudanças radicais na forma como acedemos e usamos essa mesma tecnologia. O nascimento da App Store da Apple é um desses e aconteceu há 10 anos.
A Apple está agora a comemorar esse momento e a partilhar com todos informação sobre a forma como esta sua invenção mudou o mundo e, principalmente, o mercado dos smartphones.
São já 10 anos que passam desde que Steve Jobs apresentou ao mundo uma das principais novidades associadas ao iPhone. Com a sua loja de aplicações a Apple abriu a porta a que surgissem as aplicações necessárias para que os utilizadores pudessem tirar ainda mais dos seus equipamentos.
Apesar da Apple já ter iniciado as celebrações deste décimo aniversário, é apenas na próxima 3ª feira, dia 10 de julho, que passam 10 anos desde que a loja de aplicações ficou disponível para os utilizadores.
Segundo informações disponibilizadas pela própria Apple, quando foi lançada há 10 anos, a App Store tinha apenas 500 aplicações disponíveis. O seu crescimento foi rápido e sustentado, estando hoje presente já em 155 países e com mais de 2,2 milhões de aplicações.
Este seu crescimento, e a elevada adoção, levou a que os programadores tivessem já recebido 100 mil milhões de dólares desde 2008. Este valor coloca nos bolsos da Apple cerca de 40 mil milhões de dólares, isto no mesmo período.
As apps mais usadas estão nas mãos da concorrência da Apple, pertencendo à Google, Facebook e Microsoft, o que mostra que esta é uma aposta segura e com muito interesse para quem desenvolve aplicações.
Os 1,3 mil milhões de equipamentos Apple ativos levam a que semanalmente existam 500 milhões de visitantes à App Store e que, até hoje, tenham existido mais de 180 mil milhões de downloads de apps. Estes são números únicos e que mostram bem da importância única da App Store no ecossistema Apple, tanto no passado como no futuro.