A App Store e o Google Play são as lojas responsáveis por fornecer as aplicações que usamos diariamente nos nossos smartphones. Cada uma tem as suas especificidades e caraterísticas únicas.
O último trimestre revelou uma realidade que nem todos esperavam. As receitas da App Store estão a crescer e quase que são já o dobro das geradas pelo Google Play.
Os números referentes ao trimestre passado são bem claros e mostram o domínio claro da App Store sobre o seu adversário, o Google Play.
Os dados são da Sensor Tower e revelam que neste período, as receitas da App Store são 93% maiores que as do Google Play no último trimestre.
Apesar da loja de Apps da Apple ter o domínio neste campo há já alguns anos, esta é a maior diferença que alguma vez foi registada entre as duas lojas de aplicações.
No terceiro trimestre de 2018, a App Store teve um lucro estimado de 18,2 mil milhões de dólares apenas da venda de aplicações. Isto representa um aumento de 23% face ao mesmo período em 2017.
Mesmo tendo ficado atrás da Apple, a loja de apps do Android conseguiu ganhar 6,2 mil milhões de dólares, com um aumento de 21,5% face ao ano passado.
A maior fonte de receitas ainda são os jogos, tanto na própria aplicação como nos extras que existem depois dentro destes. No campo das apps gratuitas, as que mais lucros geraram foi o Netflix, o Tinder e o Tecent Vídeo.
Se a métrica usada for o úmero de downloads, então a lista é encabeçada pelas apps do Facebook. Temos o WhatsApp, o Messenger e o Facebook no topo e o Instagram está na 5ª posição.