Pplware

Análise Novo iPod Nano

A Apple apresentou na última Keynote em S. Francisco, vários novos produtos, entre eles estava o nano, um iPod que, na minha opinião, é o verdadeiro leitor de música portátil e moderno, dentro do vasto universo de iPods Apple.

Com um aspecto próximo ao iPod Shuffle de segunda geração, este player ganhou algumas boas funções que o tornam mais atraente e vanguardista, face ao seu tamanho e face ao seu segmento.

Com ele em mãos, podemos verificar que é de facto fino, elegante e robusto. O novo ecrã táctil, que substitui a tradicional clickwheel vem acrescentar a esta peça de design um maior poder de controlo, passando toda a precisão do toque, sobejamente conhecida noutros dispositivos Apple, para este pequeno reprodutor de música.


O pequeno invólucro – pequeno a condizer – traz no seu interior tudo bastante arrumado. Assim, encontramos um cabo USB para transferência de dados e para carregar o iPod, os auscultadores Apple e um pequeno manual de iniciação rápida ao dispositivo. Como é da praxe a Apple inclui autocolantes da maça.


O equipamento é muito compacto desenhado para ser funcional e prático para levar nas actividades lúdicas e desportivas. A frieza do aço combinado com o vidro contrastam com as cores sóbrias e quentes dos ícones existente no software que a Apple desenvolveu à medida para este gadget.


O menu inicial, assim como os restantes menus principais, apresentam 4 ícones, expressivos e directos, facilitando a manipulação com o dedo, mesmo quando estamos a usar o equipamento em actividade desportiva.


Leitor de música, com as conhecidas opções de escolha (Listas, Interpretes, A reproduzir e o modo Genius), são as opções do primeiro menu que rapidamente nos levam ao objectivo principal: ouvir música.

O som é fantástico, aliás como é apanágio nos dispositivos Apple e, nas configurações, podemos activar o modo Equalizador, para dar um toque mais personalizado ao estilo que gostamos de ouvir. Além disso traz um ajuste de volume para igualar as diferenças sonoras das faixas em reprodução, um limitador de som para que o máximo do débito sonoro seja travado por esse limitador e traz a opção crossfade para suavizar a passagem entre as músicas.


No segundo menu temos o acesso ao rádio, uma importante entrada nesta gama de dispositivos, principalmente com a qualidade de recepção e com a qualidade gráfica da apresentação e da procura das frequências.

A Apple inclui também um divertido slideshow de imagens, permitindo efeitos entre as fotografias que queiramos introduzir no iPod, dá um aspecto diferente quando este está a servir de “adereço”  🙂 pois o próprio conceito apresentado leva a que seja de facto também usado como adereço de moda.

Menu de Podcasts, relógio e uma ferramenta para gerir o trabalho físico, a Apple incluiu um Pedómetro. Este simpático gestor de exercício ajuda a elaborar sessões de trabalho físico diários, para quem gosta de fazer longas e saudáveis caminhadas.

O equipamento é muito singelo em termos de comando: traz um botão de ligar e desligar o equipamento, dois botões de aumentar e diminuir o som e por cá nos ficamos. Traz uma função que pode ser activada que permite agitar o iPod e este passa para a música seguinte na lista a reproduzir (no entanto, o ecrã do iPod tem de estar ligado, pois se estiver desligado, ficando com o som somente ligado, esta função não funciona).

Características:

Tamanho e peso

Ecrã

Sensor

Capacidade


A Bateria

Toque todo o dia. E toda a noite. A bateria de iões de lítio recarregável integrada permite ouvir até 24 horas de música sem interrupções. Assim, ao usar um iPod nano de 8 GB ou 16 GB, tem música mais do que suficiente para o acompanhar ao longo da viagem, treino e muito mais.

A porta de alimentação e de transferência de dados é a tradicional porta existente em todos os recentes equipamentos Apple, largando o conceito que introduziu no Shuffle de ter a ligação ao dispositivo via entrada do jack do áudio. Jack que também de encontra na parte de baixo do equipamento.


Esta versão permite, sem agravo nos custos, que possa personalizar o iPod, como pode ver no nano em baixo, este veio com www.pplware.com. É mais um preciosismo da marca de Cupertino.


Divertido e funcional, este gadget permite alguma interactividade visual com o “art work” encontrado nos álbuns que descarregamos para dentro deste.

Em destaque

Multi-Touch e música. O fantástico Genius. Um rádio FM integrado. Óptimas maneiras de se manter em forma. Tudo no novo iPod nano é um grande sucesso.


Reprodução de áudio

O clip, que foi herdado do iPod Shuffle, peça fundamental, na minha óptica, para um dispositivo destes, está bem posicionado e é suficientemente forte para se agarrar a qualquer peça… (já vi quem o usasse como brinco… cada tolo com a sua mania).


Acessibilidade integrada.

O iPod nano inclui funcionalidades de acessibilidade que ajudam as pessoas incapacitadas a desfrutar de música, audiolivros e muito mais.

VoiceOver

O iPod nano possui o VoiceOver, o primeiro leitor de ecrã baseado em gestos do mundo. Toque no ecrã para ouvir a descrição do item debaixo do dedo, depois toque duas vezes, arraste ou deslize para controlar o iPod nano. Utilize os auscultadores Apple com comando e microfone (opcionais) para controlar a sua música sem olhar para o ecrã. O VoiceOver indica o nome da música ou artista — e fala 29 idiomas.

Branco sobre preto

Se preferir um contraste superior, o iPod nano permite mudar o ecrã para branco sobre preto. Utilize a funcionalidade Branco sobre preto em qualquer aplicação, assim como no ecrã inicial.

Áudio mono

Caso tenha audição limitada num dos ouvidos, active o Áudio Mono para encaminhar os canais de áudio para ambos os auriculares, para que possa ouvir ambos os canais em qualquer dos lados.

Para finalizar apenas aponto como nota negativa o preço.

Preços

Poderia a Apple colocar este gadget mais acessível, tendo em conta as limitadas funções (para o preço poderia incluir algumas outras característica avançadas existentes no iPod Touch).


Homepage: Apple iPod nano

Exit mobile version