Pplware

Análise iPad no Dia-a-dia!

Depois de muitas linhas escritas e muitos cenários traçados, o iPad entrou no dia-a-dia de milhões de utilizadores. Por esse mundo fora, os utilizadores encontraram novas formas de utilizar esta peça tecnológica e tudo o que se falou ficou retido numa capsula temporal… no antes da utilização.

O dia-a-dia é bem diferente. Podemos ter em qualquer lado o acesso à net, ao mail, a um filme, podemos estar a jogar em qualquer lado, podemos ler uma revista no café, na praia… na esplanada frente ao mar… e muito mais. Tudo porque este tablet é polivalente, dinâmico e acima de tudo, é prático.

É desse lado prático que vos quero falar. Após o preview que vos deixei aqui, a utilização foi mais intensa, mais dependente e acima de tudo, bem mais divertida.

O iPad é um dispositivo com traços muito particulares, em termos de utilidade. Não será de todo um equipamento para micro-segmentos de mercado, mas será um equipamento com utilizadores muito específicos e, acima de tudo, conscientes das suas potencialidades.


[ 01 ] [ 02 ] [ 03 ] [ 04 ] [ 05 ] [ 06 ] [ 07 ] [ 08 ] [ 09 ] [ 10 ]

Experiência a Navegar

Na nossa opinião, o iPad é o melhor dispositivo multi-toque desenvolvido até hoje. Combina elegância e alto rigor de reacção ao toque. Essas características fazem deste equipamento um desejado objecto de trabalho e lazer.

Como porta para navegação no mundo da Internet, o iPad é certamente um óptimo dispositivo. Combina a facilidade de manipulação, com a rapidez na apresentação das páginas visitadas. Polémicas à parte, este equipamento vem com o Safari que dentro dos sistemas operativos Apple é uma aplicação excepcionalmente bem conseguida, para a utilização do dedo para navegar.

Correio Electrónico

Hoje é difícil separar-nos do mundo cibernetico. O nosso endereço electrónico é a nossa ligação permanente ao mundo e por lá passam os mais variados conteúdos com a mais variada importância. O serviço de mail do iPad, foi desenhado para proporcionar a máxima operacionalidade ao utilizador, sem que este tenha de recorrer a aplicações de terceiros.


Características:

Tamanho e peso:


É, como podem ver pelo tamanho e peso, um equipamento elegante e facilmente transpotavel, podendo substituir os pesados portáteis.

Processador

Capacidade

Ecrã

Wi-fi e rede móvel

Modelo Wi-Fi

Modelo Wi-Fi + 3G

Sensores

Vídeo demostrativo da fiabilidade do Acelerómetro

Reprodução de áudio

TV e vídeo

Bateria e alimentação

Entrada e saída

O teclado é fantástico, permite uma cómoda utilização. É muito “responsivo” o que permite muita fluidez quando escrevemos texto de forma rápida. Mas hoje vamos “ouvir” os nossos visitantes que nos fizeram chegar as suas impressões. Autênticas análises de pormenor que, partilhadas, mostram mais opiniões além das nossas.

O que dizem os nossos visitantes do iPad?

Por Nuno Barros

Pequeno teste ao iPad

Apesar de nunca ter apreciado os produtos da marca da maçã, confesso que sempre achei o seu design muito interessante. A comercialização do iPad na Europa (Portugal está excluído desta primeira fase), iniciou-se no passado dia 28 de Maio.


Já tinha lido diversos artigos acerca do iPad e não me pareceu mais que um iPhone em tamanho gigante, sem a possibilidade de efectuar chamadas telefónicas. Não fiquei nada curioso para conhecer este dispositivo.


No entanto, ontem, um colega de trabalho veio ter comigo com um iPad na mão e pediu-me para o ajudar a configurar e “preparar” um iPad que comprou para o filho. Pelo que me disse, conhece alguém na Apple que lhe conseguiu arranjar o iPad assim que foi lançado na Europa.

Como não gosto de perder uma oportunidade que seja para experimentar novos equipamentos, ou seja, não gosto de “morrer estúpido”, aproveitei para “dar uma voltinha” e ficar a conhecer pessoalmente o iPad.


E assim começou a minha descoberta do iPad, modelo com 64Gb de memória e ligação wireless.

Ao abrir a caixa, fiquei desiludido, pois os únicos acessórios que vêm incluídos são o carregador e o cabo para ligar ao computador. Não entendo como um equipamento em que um dos principais argumentos é a reprodução de áudio e vídeo não vem acompanhado de auriculares.

O peso do iPad também me desiludiu, 680 gramas tornam este equipamento demasiado pesado. Ao ligar o iPad, a única coisa que aparece no ecrãn é a indicação para o ligar ao computador, através do iTunes.

Como não tinha o iTunes instalado, tiver que fazer o download de 93 Mb do site da Apple. Depois de instalar o iTunes, liguei o iPad ao computador e após alguns segundos iniciou-se o “wizard” de configuração da sincronização. Como o iPad não era meu, não configurei a sincronização. Mesmo não configurando a sincronização, fiz a transferência de um video e algumas músicas (a velocidade de transferência é boa).

Experimentei transferir um vídeo em formato mp4 (avi) mas o iTunes nem sequer deixou transferir o ficheiro, apenas permitiu a transferência de um vídeo em formato QuickTime (mov). Isto deve ser normal no universo Apple, mas como eu sou “maçarico”, não sabia e concluí que apenas poderia transferir vídeos em formato QuickTime (corrijam-me se estiver enganado). Assim que o iPad detecta alguma rede wireless, pergunta se queremos fazer a ligação e ficamos imediatamente conectados ao maravilhoso mundo da net e começar a usufruir de algumas das capacidades deste equipamento.


Um exemplo é o Maps, que nos permite navegar pelo mapa-mundo através do Google Maps. A navegação na net com o Safari é rápida e eficaz, tal como o acesso directo ao YouTube, através do ícone próprio que aparece no ecrãn principal.

Como me pediram para configurar uma conta do Gmail no iPad, fui à descoberta.

Após tocar no ícone “Mail”, aparece a opção de configurar uma conta de mail no Hotmail, Gmail e outros fornecedores, que agora não me recordo quais são. Toquei na opção Gmail e apenas tive que inserir o endereço de mail e a password. Todas as restantes configurações foram feitas automaticamente e de imediato comecei a receber mails.

Para confirmar que a configuração da conta do Gmail estava correcta, experimentei escrever uma nova mensagem que foi enviada sem qualquer problema. Fiquei bastante agradado com a facilidade de utilização do teclado no display, isto apesar de não ter conseguido descobrir como activava o “Caps Lock” (se é que existe essa possibilidade), e do iPad não ter os caracteres portugueses.


Também achei muito boa a qualidade da imagem, tanto na reprodução de vídeo como na apresentação de fotos e o som também é de boa qualidade. A funcionalidade de rodar automaticamente o ecrãn (através do acelerómetro) é muito interessante e útil, mas por vezes, talvez apenas enquanto não nos habituamos a ela, torna-se um pouco enervante, pois ao mínimo movimento lá está a imagem a mudar de orientação.

Não consegui testar mais aplicações porque o iPad não era meu e não tinha pedido autorização ao proprietário para fazer mais que algumas configurações e testes de funcionamento em rede e também porque não tive mais tempo.

Em jeito de resumo, feito por alguém que sempre foi céptico relativamente aos produtos da Apple, aqui ficam os prós e contras que encontrei no iPad.

Prós:

Contras:

A sua aquisição fica à consideração dos possíveis interessados, mas acho que o valor praticado na Europa é demasiado alto (esta versão, com 64 Gb e Wireless, custa € 679 na loja online da Apple espanhola).

Por Carlos Portilha

A minha review do iPad

Quem tem um iPhone, fica com uma sensação engraçada. Sentimos que o iPhone cresceu. E curioso que no dia seguinte ao primeiro dia de iPad, a sensação que ficamos, é que o iPhone encolheu.


Vamos agora a pormenores.

Acho o acabamento excepcional. Gosto muito da qualidade de imagem e a resposta ao toque é bastante eficaz. O tamanho e a capacidade de resposta do teclado virtual é de tal forma eficiente, que nunca pensei que fosse dispensar o teclado que não comprei nem penso algum dia comprar.

A dimensão do ecrãn, é perfeita. Embora leia muitos comentários de desagrado (de quem não o tem), de que o ecrãn deveria ser 16:9. No entanto, perderíamos no espaço para tudo o resto. Nomeadamente na navegação na net, nos programas e nos jogos.

A qualidade sonora sem qualquer acessório extra (colunas) parece-me mais que suficiente, para o que é suposto fazer-se neste ‘brinquedo’.

Para a espessura que o iPad tem, pensei bem que tivesse um som bem mais fraco. A autonomia da bateria, é efectivamente outro ponto forte. A utilização diária, de umas 3 horas com wifi e jogos, tem-me dado em média 3 Dias de autonomia.

Não noto qualquer aquecimento. Trabalho com ele, algumas das vezes, 2h consecutivas apoiado nas pernas e sem qualquer problema mesmo.

A carga da bateria é bastante demorada. Ainda não contabilizei ao certo, mas penso que umas 4 a 4:30 horas.

Aquilo a que alguns chamam de problema, de o iPad não poder ser carregado pela maioria das portas usb dos computadores existentes, parece-me para mim alguma mais valia, no sentido em que cada vez que o ligamos ao computador para passar algum programa, ficheiro, Musica, Foto, etc, não estamos constantemente a submeter a bateria a carga.

Perfeito mesmo, seria podermos optar por carregar ou não, quando o ligamos à porta usb.

Multitasking:

Devo ser dos poucos que não sinto necessidade de o ter. Algumas coisas que faço em simultâneo, funcionam neste momento e sem necessitar de qualquer ‘jailbreak’.

Digo isto, porque como alguns ou todos sabem, existem programas ‘não aprovados’ pela Apple, que funcionam depois de ‘desbloquear’ o iPad. Programas esses, que em alguns casos e para alguns, são uma mais valia para a máquina.

Este texto está a ser escrito no ‘Pages’, coisa que muito honestamente não pensei ser prático, até porque vai acabar por ser um documento extenso, no entanto, estou a gostar bastante pela facilidade que o estou a fazer. Sinto a falta do dicionário em português. Claro que quando o iPad for lançado no nosso pais, o dicionário português, vai estar também disponível.

Dizia eu então, que estou neste momento a escrever e a ouvir musica. Não é isso multitarefa?

Tenho também o eBuddy ligado, que no caso de alguém me escrever, e porque tenho os ‘avisos’ ligados, recebo de imediato essa mensagem. Basta clicar nessa mensagem para passar para o eBuddy.

É verdade que depois, para voltar ao ‘Pages’, tenho de o abrir novamente.

Mas sabem quanto tempo demora no iPad, um programa desse género a abrir e a fechar?

Muito rápido. E é aí que eu quero chegar. eu posso abrir um jogo com gráficos ‘pesados’ tipo Real Racing HD, jogo e de repente lembro-me que já não quero mais jogar e pretendo jogar outro. O tempo que demora a fechar esse mesmo jogo, a abrir outro e estar pronto a jogar, é algo que têm de experimentar.

Peso:

É leve e é pesado.

Quando olhamos para ele, parece-nos leve. No entanto, se andarmos com ele de um lado para o outro, torna-se ‘pesado’. Atenção que é bem mais leve e prático de transportar que o netbook que tinha (asus 1005he). A aparência do iPad, é que nos engana. Ou seja, vamos querer te-lo pousado ou apoiado para navegar e fazer coisas demoradas. Mas isso, é normal.

Usb/leitor de cartões:

É para mim, como para a maior parte das pessoas, penso eu, uma falha muito Grande, não termos uma porta usb de origem. Eu não vou justificar essa falha, porque não sou fanático a esse ponto. Temos no entanto o ‘camera kit’, que são 2 adaptadores. Um é um leitor de cartões SD, o outro, uma porta usb.

Peço desculpa a expressão, mas irrita-me quando leio em dezenas de post’s feitos pelos não interessados neste gadget, que é uma falha não ter leitor de cartões embutido. Aí não me parece uma falha. Numa parte muito considerável de notebooks e netbooks, precisamos de um leitor externo para ler cartões de memoria. E lembrem-se que a vida Da fotografia digital, não passa apenas por cartões sd. Temos muitos outros, mas falando apenas em mais 2, temos os memory stick e os compact flash, que são por acaso os que uso.

Internet:

A falta de suporte ao flash, é outro dos assuntos quentes do iPad.

Não sinto a falta dele no iPad, para o uso que lhe estou a dar. Navego diariamente com o iPad na net. Mas como a maioria do que visito são fóruns e blogs, não sinto essa falta. No entanto, sou também dos primeiros a criticar a Apple também neste campo.

Deveríamos ter suporte a flash. Usar ou não, caberia a cada um de nos decidir e não a eles. Se torna o dispositivo mais lento, se consome mais bateria, problema do utilizador. Quando jogamos com gráficos bastante mais pesados, também consumimos mais bateria e ninguém se queixa por isso.

Flash à parte, é uma delicia navegar na net. Consulto bastantes vezes o vimeo. A qualidade de imagem, a facilidade …. Em tudo, me parece muito bem.

Como tenho Mobile Me, e uso também Xmarks nos meus computadores (Windows e Macbook), tenho sempre os meus marcadores sincronizados.


Breve resumo de alguns Programas:


Resumindo;

Na minha opinião, e para o tipo de utilização que dava ao meu netbook, com o iPad não faço o mesmo. Faço ainda mais coisas. Pois no netbook não jogava. A navegação na net e mesmo com a falta de flash, tornou-se mais agradável.

Quando comprei o iPad, pensei sempre que o ia deixar em casa. A verdade é que o transporto de um lado para o outro, muitas mais vezes que transportei o netbook. Estamos perante um dispositivo que vai de certeza cada vez mais melhorar com os updates que a Apple vai fazendo.

Exit mobile version