Pplware

Alemanha: iPhones com iOS 13 poderão ler tags NFC do Cartão de Cidadão e Passaporte

Estamos a assistir à evolução natural de um dos mais importantes documentos, o Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão. Depois de passar de um grande papel plastificado para um pequeno cartão de plástico com um chip, chega a vez de dar o salto para o mundo digital. Assim, na Alemanha, os iPhones com iOS 13 poderão ler tags NFC dos Cartões de Cidadão e Passaportes.

Esta tecnologia havia já sido apresentada pela Apple no evento que deu a conhecer ao mundo o iOS 13. Desta forma, as entidades responsáveis pelo registo dos cidadãos podem avançar para o próximo nível da identificação.


Alemanha quer que o iPhone com iOS 13 “seja Cartão de Cidadão”

Quando o iOS 13 chegar, os iPhones poderão ler uma faixa mais ampla de tags de Near Field Communication (NFC). Nesse sentido, estarão no radar deste sistema as etiquetas NFC usadas com frequência em documentos oficiais.

Segundo informações, o Japão confirmou que os seus documento de identidade nacionais também usariam o iPhone. Contudo, este país iria fornecer uma aplicação desenvolvido pelo governo. Agora, como podemos perceber, são as autoridades alemãs que também se estão a preparar para tornar várias formas de identificação compatíveis com interfaces NFC do iPhone.

A informação surge no blog de tecnologia iphone-ticker.de. Aí, o Ministério do Interior da Alemanha revela algumas das potencialidades do iOS 13 ao serviço dos cidadãos. Este permitirá que os utilizadores Apple carreguem cartões de identificação, autorizações de residência e passaportes biométricos nos seus iPhones.

Ao mesmo tempo, o AusweisApp2 do governo federal será atualizado para o iOS 13 para suportar a função de identificação digital.

Nas versões atuais e anteriores do iOS, a Apple restringiu o leitor NFC no iPhone ao Apple Pay. O iOS 13 elimina essa limitação técnica para que os iPhones possam digitalizar mais chips NFC. Além disso, os programadores foram desafiados a criar mais funcionalidades. Contudo, estes necessitam de obter a aprovação da Apple antes que as suas apps possam implementar o recurso.

 

Reino Unido também quer app do Brexit no iPhone

Além dos casos já referidos, há também outro exemplo da Apple a abrir mais o acesso a NFC. Segundo informações, o governo do Reino Unido confirmou recentemente que havia fechado um acordo com a Apple. Com o Brexit, o objetivo deste acordo é agilizar o trabalho de direitos de residência dos cidadãos da UE nos iPhones através do chip NFC.

Portanto, depois destas informações e de acordo com o ministério alemão, são já vários os países em contacto com a Apple desde há muito tempo para negociar o acesso NFC. Nesse sentido, uma das novidades que iremos ver já no outono, aquando da apresentação do iOS 13 versão oficial, serão alguns mecanismos de identificação já prontos a entregar ao iPhone toda a capacidade de autenticação e segurança.

Em resumo, este é um exemplo de como as autoridades confiam à Apple a capacidade de segurança no que toca à identidade dos seu cidadãos. Além disso, a apertada gestão que a empresa de Cupertino faz às suas ferramentas permite abrir controladamente estes recursos a terceiros. Esta será, muito provavelmente, a evolução também do nosso Cartão de Cidadão.

 

Exit mobile version