Em setembro passado, a Apple introduziu o AirPower, um carregador sem fio que pode carregar um iPhone (8/8 Plus / X), um Apple Watch Series 3 e os AirPods ao mesmo tempo.
A Apple só disse que o produto estará disponível em 2018 sem dar uma data ou preço específico. Contudo, poderá haver uma fuga de informação que mostra o preço de 235 euros para esta base, será?
O que é a AirPower?
O AirPower é uma base de carregamento sem fio. No mercado existem, há anos, diversas placas deste tipo de carregamento, contudo, antes do iPhone 8 e iPhone X, o utilizador Apple não tinha qualquer necessidade, pois o único dispositivo que necessitava desse tipo de bases era o Apple Watch e este trazia a mesma na sua caixa.
Existiam outras alternativas no mercado, mas eram apenas adaptações de dispositivos que iriam ligar-se à porta de carregamento do iPhone e, de forma exterior ao dispositivo. Iriam tornar o carregamento por indução possível, mas era apenas uma “adaptação”.
A AirPower funciona sem a necessidade dessa tal adaptação. Simplesmente basta depositar o iPhone 8, iPhone 8 Plus ou iPhone X, em cima dessa plataforma e este começa de imediato a carregar.
235 euros por uma base?
No mercado há já vários dispositivos do género e a preços bem mais interessantes. Mesmo no site da Apple estão duas base de carregamento sem fios e custam 64,95 euros. Mas então de onde vem este preço exorbitante de 235 euros?
Ontem, uma loja online polaca, a X-Kom, colocou já o produto AirPower à venda ao preço de 999 złotys, que na conversão direta para euro dará algo como 235 euros. Ainda não é possível comprá-lo. Mas esse preço, se for real, é muito superior ao que outros acessórios da mesma ganha custam.
Claro, há hoje um mercado enorme, com algumas bases a rondar os 20 euros, mas a Apple refere que esta base tem algumas particularidades.
Como podemos ver no vídeo de apresentação da mesma, durante a Keynote de setembro passado, esta plataforma de carreamento sem fio com standard industrial Qi suporta em simultâneo o carregamento do iPhone 8/iPhone 8 Plus ou iPhone X (os que suportam carregamento sem fios) juntamente com o Apple Watch série 3 e os AirPods, que vão receber uma caixa nova, para esta suportar o carregamento por indução (caixa que sairá no início de 2018).
Carregamentro de vários dispositivos
O preço poderá ser justificado pela tecnologia que irá permitir que a mesma base carregue estes 3 equipamentos e ainda tenha uma interação com o iPhone que mostrará a chegada do equipamento à base assim como indicações da sua carga.
Esta base estará estruturada para fornecer a cada dispositivo a energia que necessita com o controlo que qualidade imposto pela Apple… e isso, como sabemos, paga-se bem!
Por enquanto, o revendedor X-Kom não diz se é um preço que lhe foi comunicado pela Apple ou apenas um preço exibido enquanto espera para saber mais.