Pplware

Adoção do iOS 11 mais baixa em relação aos últimos anos

O novo sistema operativo da Apple para dispositivos móveis, o iOS 11, tem tido uma rápida adoção, mas parece que ainda não captou a atenção de todos. Durante o dia de ontem, a Apple partilhou os mais recentes dados acerca da taxa de adoção do iOS 11, no website dos programadores de aplicações para a App Store.

De acordo com os dados oficiais, o iOS 11 já se encontra instalado em mais de 52% dos dispositivos desde o seu lançamento oficial a meados de Setembro. No entanto, cerca de 38% dos dispositivos compatíveis ainda estão a correr o iOS 10.


Estes números não são de todo maus, mas mesmo assim, não vêm bater o recorde estabelecido por versões mais antigas do iOS. Por exemplo, quando o iOS 9 foi lançado, por esta altura, já se encontrava instalado em mais de 66% dos dispositivos. Por outro lado, o iOS 10 já se encontrava instalado em mais de 2/3 dos dispositivos compatíveis passado um mês do seu lançamento oficial.

 

A evolução do iOS 11

Sem dúvida, a adoção do iOS 11 tem sido mais lenta do que algumas das versões anteriores. Os problemas iniciais que o sistema operativo apresentava quando foi lançado, nomeadamente o rápido consumo da bateria, podem ter influenciado a baixa adoção nestes primeiros tempos.

Por isso, a Apple já lançou algumas atualizações para o seu mais recente SO, sendo o iOS 11.1 a maior até agora. O iOS 11.1 trouxe novos emojis, voltou a estar disponível a funcionalidade do Touch 3D para Multitasking e inclui algumas correções de falhas de segurança.

O iOS 11.2 está neste momento em fase de testes mas brevemente será lançado. Uma das funcionalidades que vai aparecer pela primeira vez será o Apple Pay Cash, que permitirá aos utilizadores transferir dinheiro pelo iMessage. Talvez esta funcionalidade atraia mais utilizadores a instalar a nova versão do iOS.

Conclusão

Uns dias antes do lançamento original do iOS 11, o iOS 10 já se encontrava instalado em mais de 89% dos dispositivos. Vamos esperar e ver a evolução do iOS 11 ao longo do tempo. Entretanto, vale a pena ressalvar que o Android Oreo ainda só se encontra em cerca de 0,2% dos dispositivos.

Exit mobile version