É procedimento normal na Apple o abandonar das versões mais antigas do iOS, deixando de as assinar e impedindo assim de serem instaladas nos dispositivos móveis da marca.
Mas algo que normalmente não acontece é este procedimento ser aplicado à última versão que esteve em utilização de forma tão rápida. E foi isso que aconteceu com a versão do iOS 8.3, que foi agora abandonada pela Apple.
A medida foi agora aplicada e, na prática, significa que a Apple deixou de ter o iOS 8.3 disponível, não podendo este ser instalado em qualquer iPhone, iPod Touch ou iPad, empurrando os utilizadores para a mais recente versão, a 8.4.
Não se sabe qual a razão para esta tomada de posição da Apple, mas a verdade é que a nova versão do iOS traz alguns novos serviços que a marca poderá querer potenciar.
Qualquer utilizador que queira agora regredir para esta versão anterior vai ver-se impedido de o fazer, tendo obrigatoriamente de se manter na versão 8.4. O downgrade de versão do iOS fica assim impossibilitado de ser feito.
Da mesma forma todos os utilizadores que estejam em versões mais antigas do iOS e que queiram realizar o upgrade para a versão 8.3 estão impedidos de o fazer, sendo disponibilizada apenas a versão 8.4.
Algo anormal neste caso é a rapidez com que a Apple realizou esta remoção do iOS 8.3. Por norma a empresa demora cerca de um mês para remover as versões mais antigas mas, neste caso, foi de apenas uma semana o tempo de espera.
Tudo deve estar centrado na vontade da Apple de mostrar o Apple Music aos utilizadores, procurando que estes tenham acesso imediato ao serviço pelos seus dispositivos móveis.
Por outro lado ao estarem no iOS 8.4 os utilizadores estão num sistema mais actualizado e prontos a dar o salto para o iOS 9, que se espera que chegue já no próximo mês de Setembro, provavelmente no dia 18.