Desde que a Siri chegou ao iPhone que a Apple a tenta tornar uma ferramenta essencial e de utilização constante. Se isto é já verdade nos mercados onde está presente, noutros, como o nosso, ainda não se conseguiu afirmar.
Esta assistente virtual tem algumas lacunas, que a empresa tenta resolver, para a conseguir tornar ainda mais capaz. A impossibilidade de ser usada por vários utilizadores distintos é uma dessas lacunas, que agora poderá vir a ser resolvida.
No seu modelo atual, a Siri é capaz de desempenhar todas as funções que a Apple criou de forma concêntrica, ou seja, apenas ligada a um utilizador específico e que reconhece sem problemas, assumindo as suas ordens.
A Apple quer abrir a Apple a vários utilizadores
Este é um cenário que muitos gostavam de ver alargado a outros utilizadores, dando à Siri mais capacidades, ajustadas a cada um dos que com ela vão interagir. Este cenário pode em breve mudar, com a possibilidade de ver a utilização alargada a vários utilizadores.
Esta é ainda só uma patente que a Apple registou e que lhe foi atribuída, mas mostra que provavelmente em breve este poderá ser um cenário real e em utilização em todos os seus dispositivos.
A solução perfeita para o HomePod
Apesar de não ser uma ideia que muitos julguem passível de ser usada e explorada em contexto de utilização de um iPhone ou iPad, a verdade é que este pode ser o cenário ideal para a utilização no HomePod.
Esta coluna está focada apenas nos comandos de um utilizador, algo que deveria ser alargado, uma vez que o seu contexto de utilização é mais vasto e mais acessível a outros utilizadores.
Por agora esta é apenas uma patente e uma ideia que a Apple quis reservar para si, para explorar no futuro. A sua existência mostra do interesse da Apple em explorar esta vertente e, no futuro próximo, lançar como uma nova funcionalidade.