Durante anos o Windows habituou-nos a usar e a testar centenas de aplicações para o mesmo serviço. Hoje nascia uma, amanhã aparecia outra e rapidamente brotavam como cogumelos dezenas de ferramentas para o mesmo serviço.
No Mac OS X tal não acontece, por um lado vemos um empenho maior dos programadores em termos de qualidade de desempenho, mas por outro perdemos a capacidade de escolher dentro de uma panóplia incrível de soluções que existem na plataforma da Microsoft. Mas não pensem que no Mac OS X não existe escolha, existe sim senhor e de muito boa qualidade, temos é de procurar mais, porque a quantidade é bem menor.
Há dias deixaram-nos uma pergunta: comprei um Mac e não conheço nenhum conversor de vídeos, podem dizer-me que aplicações existem para MacOS?
São muitos os conversores de video gratuitos que existem neste momento para MacOS X. É verdade que os melhores, os grandes conversores são pagos e não são nada baratos, mas actualmente já temos também boas opções gratuitas. Hoje deixamos um Top 5 para que possam escolher o que melhor vos serve em termos de qualidade de serviço e desempenho.
1. Hand Brake
Hand Brake é, provavelmente, o mais famoso conversor multi-plataformas da actualidade. Esta aplicação tem uma versão para Windows, Mac e Linux e suporta um largo leque de codificações e conversões de formatos.
Inicialmente muitos utilizadores usavam o hand Brake como um simples DVD Ripper, contudo, com o passar do tempo esta aplicação de código aberto tornou-se um conversor de conteúdos multimédia robusta que está em permanente actualização, recebendo novos suportes de conversão para os mais recentes formatos.
É uma excelente escolha pelo seu grande número de formatos suportados na conversão e, também, por ser multi-plataforma.
2. MPEG Streamclip
Se pretende ter nas suas mãos um conversor de vídeo que também oferece alguns recursos básicos de edição de vídeo, então teste o Streamclip MPEG. Com esta ferramenta pode converter os seus vídeos num grande leque de formatos multimédia, como por exemplo AVI, MPEG, MOV, M2P, M2T, Mp4, MMV, REC, VID, AVR, M2V, M1V, MPV, AIFF, M1A, MP2, AC3, TS, MOD, VOB (formato DVD), VRO, PS, DAT, e DV. Quer isto dizer que com esta ferramenta, pode transformar os seus vídeos caseiros em qualquer formato e reproduzir os mesmo num qualquer dispositivo móvel hoje no mercado.
É rápido e perde um pouco por ser menos elegante, no entanto é poderoso quanto baste.
3. Smart Converter
Smart Converter é outro conversor de vídeo disponível para Mac que suporta a conversão de ficheiro de vídeo e que permite ao utilizador arrastar e largar os ficheiros em cima da aplicação. Uma das vantagens é a interacção com o iTunes, pois a aplicação acrescenta os ficheiros convertidos ao iTunes. Explorando um pouco as opções, poderão ver que esta aplicação suporta Tablets Android, Apple TV, iPod, iPhone, PSP, Xbox 360, etc.
4. Miro Video Converter
Miro Video Converter é uma das mais conhecidas aplicações multi-plataformas para converter vídeo que teve o seu maior empenho no segmento Windows. Suporta um grande número de formatos de vídeo e nos últimos anos dedicou-se bastante à conversão para dispositivos móveis. Esta é uma boa aplicação para pessoas com pouca pratica, no que toca à conversão de ficheiros multimédia, principalmente quando há necessidade de converter algum vídeo para os dispositivos das crianças.
Esta aplicação suporta dispositivos com iOS e Android, além de todos os mais conhecidos formatos multimédia.
5. Mobile Media Converter
Mobile Media Converter é conhecido como sendo uma ferramenta muito focada no fornecimento de opções de conversão para formatos móveis, no entanto, tal como o Miro, este também oferece pré-ajustes para uma série de outros formatos de vídeo. Embora seja bastante semelhante ao Miro, em termos de opções disponíveis e funcionalidade, este ainda oferece algumas opções adicionais, como o download de vídeos do YouTube ou o corte e recorte dos vídeos.
É uma boa opção para quem tem vídeos com necessidades de ajustes.
Estas são algumas das nossas sugestões, mas vou deixar o desafio ao nosso leitor para que possa, com base na sua experiência, sugerir outras aplicações também elas para o mesmo efeito.