Pplware

5 apps que drenam a bateria do seu iPhone muito rápido

O consumo de energia é o problema “basilar” dos iPhones. Sem dúvida que a qualidade de imagem, o poder do processador e a vantagem da localização são hoje qualidades indispensáveis num smartphone moderno, mas isso traz custos especialmente no que se refere ao consumo energético.

O seu iPhone tem uma bateria com limites, contudo as apps que usa não sabem esse limite e gastam como se não houvesse amanhã. Hoje deixamos 5 exemplos de apps que mais gastam energia e recomendamos também algumas práticas para aumentar a autonomia da bateria.

Uma utilização normal de um iPhone combina vários serviços e aplicações. Hoje passamos para o iPhone muitas tarefas que antes eram feitas e usadas noutras plataformas. Como temos um sentido critico muito pratico dizemos que o que menos evoluiu num smartphone é a bateria, mas isso é errado.O poder de processamento e a qualidade de informação que nos é servida tem aumentado significativamente e as baterias têm estado a acompanhar, mas claramente são o elo mais fraco.

Fizemos uma périplo por alguns amigos, conhecidos e desconhecidos, todos utilizadores de iPhone (independentemente do modelo) e recolhemos as suas opiniões, as conclusões foram as seguintes, sobre quais as apps que mais consomem energia.

1 – GPS/Mapas

Os Mapas e o GPS são dos que mais consomem bateria

Sem dúvida que as apps de GPS (TOMTOM, NAVIGON, WAZE, GOOGLE MAPS, MAPS, etc.) são as que consomem mais. O permanente e constante requisito da antena GPS e GSM para o a-GPS, o ecrã com objectos 3D, o poder de processamento vectorial e constante actualização da posição, além de toda a informação recolhida para outros serviços também oferecidos nestas apps, ajudam a drenar muito rápido a bateria de um iPhone. A temperatura que atingem os dispositivos quando estão com estas apps a funcionar é, só por si, um indicador do nível de processamento e, consequente consumo energético.

Se não as está a actualizar, ou mesmo quando está com as mesmas ligadas e o som chega… desligue e vá ouvindo as indicações. Mas tenha em atenção sempre que estas estão a drenar rapidamente a sua bateria.

Temperatura ideal para o iPhone. O iPhone funciona melhor entre 0 e 35 °C. Deve guardá-lo em locais com temperaturas entre -25 e 45 °C. O ideal é manter o iPhone o mais próximo possível da temperatura ambiente (22 °C).

2 – Facebook

O Facebook é outro campeão nas exigências energéticas

O Facebook recolheu muitas queixas. Mesmo com o método Apple Push Notification Service, o mais avançado método de notificações (que praticamente iliba a app de certos consumos quando está em segundo plano), o facebook está permanentemente a “escutar” o serviço quando está activo, para que as notificações sejam entregues ao utilizador sem demoras. Além disso, muitos de nós, usam a localização activa nesta app. É um erro!

Os developers ao desenvolver uma app testam e têm várias ferramentas para monitorizar diversos aspectos, por exemplo o Instruments, que permite saber o comportamento, desempenho e consumo dessa app, contudo, os factores ligados à utilização individual não são controlados à partida, têm sim de ser controlados por cada um de nós.

Se possui uma app que pode enviar notificações frequentes (por exemplo, Mail com contas de e-mail de tráfego elevado, apps do Facebook, Twitter, etc.), o seu dispositivo iOS pode ser reactivado frequentemente para exibir a notificação (afectando a duração de bateria). Pode desactivar a opção Ver no ecrã bloqueado para uma determinada aplicação em Definições > Central de notificações > App Pretendida.

É fácil perceber que o Facebook em pouco mais de 15 minutos, mesmo sem vídeo, consome 5 MB num ápice e isso traduz-se em energia drenada. Poder perder 10% de autonomia em poucos minutos de utilização.

Veja também: iPhone – Como aumentar a autonomia da bateria

3 – Câmara de filmar

Fotografar e georreferenciar é outra das despesas da bateria

A câmara de filmar/fotografar (e com uso do flash), tem um consumo acima de qualquer outra app de utilização pontual.. Um iPhone é hoje mais utilizado para filmar e fotografar que para muitos outros serviços ligados à comunicação.

Como actualmente o fotografar é muito mais que disparar e guardar…a bateria sofre, pois ao ligar a máquina de fotografar ou filmar está também a ligar a antena GPS para colocar uma etiqueta nesse material recolhido com a latitude e longitude. Assim, está georreferenciada a foto para mais tarde poder ver num mapa onde a tirou. Se estiver com o câmara ligada 10 minutos vai notar um decréscimo acelerado da bateria. O ecrã ligado, o processador activo à espera da conversão do que o sensor capta e a memória a ser requisitada para guardar, juntando mais a antena GPS… dá uma combinação explosiva.

Um truque que ajuda é desligar a georreferenciação e desligar o smartphone quando andar a decidir o que fotografar, como o iPhone tem um acesso rápido mesmo com o ecrã bloqueado, não deixe de poupar desligando nem que sejam alguns minutos entre fotos.

4 – Skype

Voz, vídeo, chat e notificações… as exigências são muitas à bateria

Outra app que recolheu bastantes queixas foi o Skype. O facto de estar permanente à escuta de quem o possa contactar e o consumo de trafego, quando faz uma video chamada, fazem com que gaste  bateria em demasia.

Pelas tecnologias utilizadas, pelo protocolo e pela qualidade de funcionalidades, esta app também não é nada meiga, contudo a preferência pelo poupar noutros serviços, podem atenuar, mas já sabe, ter esta app em utilização com todo o seu poder… mais vale ter o cabo de energia por perto.

5 – Angry Birds

3D, som, imagens poderosas… cenário impiedoso para a bateria

Não será este o jogo que é culpado pelo consumo abusivo de energia das baterias. Este, como muitos outros, tiram proveito dos fantásticos processadores gráficos e todo um ambiente de jogabilidade 3D obriga de sobremaneira o iPhone a gastar, gastar e gastar como se não houvesse amanhã.

Além disso muitos jogos da actualidade ainda adicionam a esta receita os vários sensores do iphone, requisitam o GPS, o acelerómetro e a bússola… coisa pouca!!!!

Mas há mais, a publicidade pop-up das versões gratuitas é também um ponto crítico que provoca a fuga gradual da energia da sua bateria. Tenha isso em atenção quando estiver no limite.

Recomendações importantes

Optimizar as definições

Dependendo das definições, algumas funcionalidades podem diminuir a autonomia da bateria do iPhone. As sugestões abaixo aplicam-se a um iPhone com o iOS 7 ou posterior.

Ver as estatísticas de utilização

Conhecer e compreender a utilização do iPhone pode ajudar a gerir melhor a autonomia da bateria. Para ver as estatísticas de utilização do iPhone, aceda a Definições > Geral > Utilização. Em “Tempo desde a última carga completa“:

Bloquear o iPhone

Continua a receber chamadas e mensagens escritas enquanto o iPhone está bloqueado, mas nada acontece se tocar no ecrã. Para bloquear o iPhone, prima o botão Suspender/ativar. Pode também ajustar o intervalo de Auto-bloqueio para que o iPhone bloqueie após um período de inatividade. Aceda a Definições > Geral > Auto-bloqueio e defina um intervalo relativamente curto, como 1 minuto.

Aumentar a autonomia da bateria se guardar o iPhone

Se não vai utilizar o iPhone durante algum tempo, carregue a bateria até 50% da capacidade antes de o guardar.

Em resumo…

Um dos aspectos que muitas vezes devem ter em conta é o da captação de sinal WiFi e GSM. Actualmente com as actualizações automáticas, o seu iPhone estará a receber essas actualizações enquanto o deixa a “descansar”, contudo, sempre que existe um fraco sinal wifi, o esforço para captar os dados é muito maior o que leva também a uma drenagem rápida da bateria. Por isso deixe-o ligado durante a noite.

Assim é também a questão do sinal GSM. Se deixar o telefone num bolso e lá tiver pouca captação de sinal, este estará obsessivamente a tentar sincronizar-se com as antenas e o consumo é logo muito maior.

Não falamos em particular no mail e no browser, mas essas duas apps são sempre “vítimas” do seu uso. Gastam pouco a não ser que estejam permanentemente a ser solicitadas, mas o tempo versus o consumo não faz elas campeãs do consumo de energia.

Estas são algumas dicas importante que deve ler, que deve conhecer e se puder… deve ter em conta. Obviamente que o iPhone é para usar, mas se o usar com determinados métodos, vai tirar mais proveito.

Exit mobile version