A Apple apresentou na segunda-feira passada o novo iOS 12. Pode ter parecido que foi apenas um leve “lavar de cara” em relação ao iOS 11, contudo, a realidade diz-nos o contrário.
Depois de instalarmos e usarmos o novo iOS 12 developer beta, deixamos 20 novidades que não foram mostradas ou que não receberam a atenção devida na keynote.
A Apple, no seu evento para os programadores, WWDC 2018, deixou muitas novidades de software nos seus vários sistemas operativo e nota-se, claramente, que a empresa está a criar em cada dispositivo a capacidade deste ter “vida própria” em termos de desenvolvimento. A separação por categoria, o desenvolvimento de sistema operativo dedicado e loja de aplicações, mostram bem o caminho que a empresa de Cupertino quer para o seu ecossistema: mais oportunidades para os programadores.
No final do evento ficaram disponíveis para download as novas versões em beta preview e há novidades que têm que ser destacadas.
Estas são as novidades iOS 12
1 – Alternar entre apps no iPhone X
Nesta versão do novo iOS 12 a alteração entre apps é feita da mesma forma, mas agora para as fechar já não tem de clicar (no iPhone X) para aparecer o sinal de proibido
Agora o processo é igual em qualquer smartphone Apple, basta passar o dedo para cima na pré-visualização da app para a fechar.
2 – Nova gestão e apresentação das notificações
As notificações no iOS 11 (e anteriores) eram de difícil gestão porque não estavam agrupadas. Além disso, a sua leitura requeria uma permanente atenção. No iOS 12, felizmente, nada disso continua.
Agora, além de ter agrupadas as suas notificações, pode exercer sobre elas várias ações. Pode remover uma lida, pode gerir, silenciar e desativar uma app.
3 – Novas vozes Siri
Nos EUA, há novas opções de vozes para a Siri. Uma das novas vozes traz um sotaque irlandês e sul-africano em ambos os géneros, masculino e feminino. Para nós por cá é indiferente (embora seja uma prova de que a Apple continua a enriquecer este serviço), até porque está a demorar demais a colocar a Siri a funcionar em português de Portugal.
4 – Múltiplos rostos na identificação do Face ID
Na versão anterior do iOS, um utilizador do iPhone 5s até ao iPhone 8 Plus poderia adicionar até 5 impressões digitais. Essa possibilidade permitia que existissem 5 possíveis pessoas (5 dedos diferentes) a ter acesso ao equipamento. Já não acontecia com o iPhone X e com a sua tecnologia Face ID. Apenas uma era permitida.
No novo iOS 12, a Apple colocou a possibilidade de “Configurar uma aparência alternativa“. Neste caso temos duas opções possíveis: pensada para as pessoas que possam mudar radicalmente de aspeto, ou para ter pelo menos duas pessoas com acesso permitido ao iPhone X via Face ID.
5 – Função Tempo de ecrã
A Apple adicionou uma nova função nas Definições > Tempo de ecrã. Basicamente, esta nova opção permite exibir gráficos e detalhes do tempo que o utilizador passa no iPhone ou iPad. Quantas horas gasta em cada aplicação e o número de vezes que o ecrã é desbloqueado.
Além disso, esta opção oferece ferramentas para controlar melhor o uso dos dispositivos. O utilizador poderá definir limites de utilização, pode colocar, por exemplo, um tempo máximo de uma hora de utilização das redes sociais. O sistema irá enviar uma notificação a informar quando esse tempo estiver próximo de ser alcançado.
Outra opção dentro desta ferramenta é a possibilidade de gerir igualmente a “Família” que esteja debaixo da alçada da sua conta. Poderá saber, por exemplo, quanto tempo os seus filhos passam no YouTube, no Safari ou nas redes sociais. Pode inclusive determinar limites de utilização por categoria de aplicações.
6 – Chamadas de Grupo no FaceTime
Outra opção das muito solicitadas tem a ver com as chamadas em grupo no FaceTime. Finalmente, a Apple permite que se coloquem até 32 pessoas a falar em grupo através do FaceTime.
Esta opção irá estender-se por vários recursos do iOS e macOS, o que iremos ver, por exemplo, ser possível espoletar este tipo de reuniões em vídeo a partir de uma mensagem de texto. Mas há mais, isto porque o FaceTime está cada vez mais integrado nas ferramentas da Apple.
A Apple também vai deixar o utilizador colocar Animojis e outros filtros de foto estranhos no rosto quando estiver a usar FaceTiming com muitas pessoas. Uma função certamente mais lúdica.
7 – Atualização de software
O iOS 12 apresenta uma opção para ativar as atualizações automáticas de software em Definições > Geral -> Atualização de Software. Isso atualizará a sua versão do iOS automaticamente quando uma atualização estiver disponível.
Contudo, tem também possibilidade de não querer esta atualização automática, bastando gerir neste novo botão colocada na opção.
8 – Atalhos de Mensagens
As mensagens também receberam melhorias, depois de ter havido a integração no iCloud (na versão iOS 11.4), outras opções surgiram para o iOS 12.
Agora, se o utilizador tocar no nome de uma pessoa na app Mensagens, verá atalhos para iniciar uma chamada de áudio do FaceTime, iniciar uma chamada de vídeo do FaceTime ou obter informações sobre o contacto. Aqui É também assim que as chamadas do FaceTime de grupo são iniciadas na app Mensagens.
9 – Novos gestos para o iPad
A Apple ajustou os gestos no iPad para melhor corresponder ao iPhone X. Agora, deslize para baixo a partir do canto superior direito do iPad para abrir o Centro de Controlo e no canto superior esquerdo para invocar as notificações. Agora o deslizar de baixo para cima, no ecrã, serve para sair de uma app e voltar ao ecrã inicial.
10 – Barra de Menu do iPad
A barra de menu na parte superior do iPad foi redesenhada, e parece que a Apple está a abrir espaço para um entalhe que será incluído nos próximos modelos do iPad Pro que terão o ID Facial. A hora, o dia e a data estão localizados no lado superior esquerdo do ecrã, enquanto à direita mostra a ligação Wi-Fi ou LTE, o Bluetooth e a duração da bateria.
11 – Palavras-passe
Há uma nova API do Gestor de palavras-passe que pode mostrar senhas do 1Password e apps semelhantes na barra de sugestões do QuickType quando o utilizador insere informações de login. O iOS 12 também adiciona sugestões de palavra-passe do iOS a apps de terceiros, como o Porta-chaves no Safari.
A Apple acompanhará as palavras-passe que foram reutilizadas e irá sugerir ao utilizador que crie novas.
12 – Leitura de Códigos QR no Centro de controlo
Há um novo atalho no Centro de controlo que permite ir direto ao leitor de códigos QR. Mais simples e muito mais prático.
13 – Wallpaper iOS 12
É verdade que não é uma grande alteração, muito menos estrutural, aqui trata-se de colocar uma imagem marcante da cara dos dispositivos e o iOS 12 traz um novo papel de parede. Definições > Papel de parede.
14 – Sugestões da Siri
A Siri está mais inteligente no iOS 12 e há uma nova configuração para permitir que as sugestões da Siri apareçam no ecrã bloqueado.
O utilizador também pode ativar os Atalhos no menu Definições > Siri > Os meus atalhos, embora os atalhos ainda não estejam disponíveis totalmente e venham por meio de um conjunto de aplicações que ainda serão lançadas num futuro próximo.
As sugestões Siri no ecrã de bloqueio pode ser ativado numa base por aplicação.
15 – Opções de ecrã bloqueado
Existem novas opções para desativar o acesso à app Wallet e Acessórios USB quando um iPhone está bloqueado. Com os Acessórios USB desativados, o utilizador necessita primeiro de o desbloquear para permitir que os acessórios USB se liguem quando já se passou mais de uma hora desde que o seu iPhone foi bloqueado.
Essa configuração dificultará o acesso das autoridades legais (e de hackers) a dispositivos bloqueados com ferramentas USB, como a caixa GrayKey.
16 – Dictafone
Agora que o gravador de áudio iOS também está presente no iPad e no Mac e traz suporte iCloud. Poderá ajustar as configurações para o Dictafone dentro nas Definições. O utilizador pode escolher quando excluir as gravações de voz, escolher a qualidade de compressão de áudio e definir um nome de gravação predefinida.
17 – Cores de marcação
Há muito mais cores disponíveis ao usar a ferramenta de Captura de ecrã. Agora tem um leque grande de opções que poderá usar para marcar uma captura de ecrã, numa marcação de imagens, edição de PDFs e muito mais.
18 – Ícones nos separadores do Safari
Há uma opção que pode alterar nas Definições para ativar os Favicons nos separadores no Safari. Este novo recurso do iOS está também presente no próximo Safari para macOS.
Há também vários novos recursos no WebKit experimental que a Apple está a testar.
19 – Livros da Apple
A app iBooks foi renomeada para Livros. Está diferente, traz mais opções e há várias novas funcionalidades que podem ser aplicadas dentro da área Definições > Livros.
O utilizador pode ativar as opções de sincronização para o recurso “Ler agora” para acompanhar a leitura seja ela feita em que dispositivo for. Pode começar a ler no iPad, passar para o iPhone, que esta aplicação irá sincronizar a sua atividade.
20 – Informações da bateria
Por último, mas seguramente das mais interessantes, está a novidade que a Apple colocou na app Bateria. Vá a Definições > Bateria e veja a qualidade dos gráficos que a Apple disponibiliza para lhe dar conta do consumo de bateria quer ao nível individual quer mesmo ao nível geral.
O gráfico de uso da bateria mostra o uso nas últimas 24 horas ou nos últimos 10 dias, em vez dos últimos 7 dias que existe no iOS 11 e anteriores. Há também mais informação detalhada e apresentada graficamente que pode explorar, pode, por exemplo, saber utilização média do ecrã ligado e a utilização média do ecrã desligado.
Em resumo…
Estas são algumas das muitas novidades que a Apple apresentou, mas ainda há muitas mais, muitas ligadas à privacidade. Não foi, como erradamente alguns pseudo-comentadores referiram, um “pequeno lavar de cara”, nada disso, houve alterações de fundo quer na estrutura de segurança, na estrutura própria arquitetura e claro, uma alteração estética profunda em muito do software nativo iOS.
Com o tempo de utilização iremos seguramente perceber a evolução de algumas outras ferramentas e daremos esse feedback.