De uma forma geral o iPhone é uma máquina rápida, fluída e com uma resposta sempre muito expedita ao que lhe é solicitado. Claro que a idade não perdoa e já muito faz um equipamento com 4 anos a arrastar um sistema operativo todo moderno e cheio de “manias” gráficas a puxar pelos “velhinhos” GPUs.
Não é a cura milagrosa, mas são 12 dicas que vamos deixar que podem ajudar o seu iPhone a ser um pouco mais rápido, especialmente os iPhones mais antigos, claro!
Gostos não se discutem e não discuto o facto de gostar destas fantásticas máquinas. Não são perfeitas, ainda bem que não, um dos prazeres maiores é ver a evolução de versão para versão. Contudo, os equipamentos que vão ficando para trás, que ainda recebem actualizações dos actuais sistemas operativos, tornam-se mais lentos, principalmente à medida que cometemos alguns “excessos”.
E quais serão alguns desses problemas que podemos evitar?
1. Livre-se de fotos antiga.
Sou o primeiro a admitir que tenho mais de mil fotografias no meu iPhone. E por isso sou o primeiro a seguir esta dica e a beneficiar de um sistema mais desimpedido. Mas há piores, tenho visto iPhones com mais de 3 mil fotografias e por aí a cima!!!
Ligue o iPhone ao iTunes e descarregue as imagens para o seu computador, dessa forma poderá apaga-las posteriormente. Tenha atenção à partilha do iCloud onde também estarão muitas imagens “repetidas”.
2. Apague aplicações que não utiliza
Novamente, sou o primeiro a fazer este “acto de confissão”. Tenho umas “dezenas largas” de apps e muitas foi apenas para testar e ver para que servia. Depois outras usei uma vez e estão a ocupar inutilmente um espaço que faz falta para o sistema se tornar mais rápido, menos monitorização do iOS para determinar a utilização, mais rapidez do Spotlight, mais fluidez em modo geral o que se traduz em mais rapidez de utilização.
3. Apague SMSs antigos
Reparei há dias que tinha mensagens de contactos que datavam de há 3 anos. Curioso fui por lá abaixo na lista e aquilo nunca mais tinha fim… de verdade que não apaga aquela tralha toda? Que tinha mensagens até da operadora a dar boas vindas a um país quando fui em trabalho em 2011??? Isso deve ocupar espaço, não? Nem damos conta e guardamos lixo indeterminado.
Está na hora, é hoje o dia, apague todas as SMS que tem guardadas. Sim, até aquelas da amiga (ok, ok da amiga não vale a pena, essas deixe estar). É tudo espaço que o iOS tem de indexar e que diminui o tempo de resposta do sistema operativo. Quando não tem CPU disponível, tudo faz ao caso, até estes SMSs do tempo em que um café custava 50 escudos!
4. Limpe a cache do Safari
O Safari é o browser mais rápido que existe para dispositivos móveis. Mas se o mantiver optimizado e limpo, esse desempenho é constante.
Tenha os mesmos cuidados com o browser do iPhone como tem com o do seu computador. Isso quer dizer que de vez em quando precisa de limpar a cache para o manter a funcionar sem problemas. Para executar essa acção, deverá ir a Definições > Safari > Limpar histórico e de seguida Limpar cookies e dados (se usar o iOS 8 a opção é Limpar histórico e dados dos sites).
5. Desligar Actualização em segundo plano
Quando a Actualização em segundo plano está activada, as apps servem-se desta funcionalidade para se actualizarem em segundo plano. Por exemplo, uma app pode procurar novos conteúdos disponíveis e descarregar as actualizações ou recuperar conteúdos actualizados em segundo plano quando recebe uma notificação push para que os novos conteúdos estejam prontos para visualização quando abre a app… entre outras funcionalidades. Ora, se o seu iPhone tem recursos no limite, esta funcionalidade pode estar a diminuir claramente o desempenho do seu iPhone.
Para desligar esta funcionalidade vai a Definições > Geral > Actualização em segundo plano e desactiva esta opção.
6. Desligar as Actualizações automáticas
Outra funcionalidade que pode desligar caso note que em determinada altura o seu iPhone fica mais lento, principalmente quando está debaixo de uma rede Wi-Fi, é a funcionalidade Descargas automáticas das actualizações das apps. É preferível ir de forma manual à App Store e actualizar uma a uma as apps com novas versões caso este problema interfira com o desempenho do seu iOS. Nada como testar.
Para desactivar vá a Definições > iTune Store e App Store, grupo Descargas Automáticas e descactive a função Actualizações. Depois monitorize se continua a ter aquelas “travagens” que tinha.
7. Feche as apps que estão a correr em segundo plano
Aqui eu tenho as minhas dúvidas e o tema é controverso (porque o consumo de RAM em inactividade, no iOS, é mínimo). Ok, se fechar as apps libertará a RAM do peso que estas ocupam enquanto lá estão alocadas, contudo para as voltar a carregar o iPhone irá ter um novo impacto e o desempenho será afectado. Mas tudo tem o seu equilíbrio. Se tiver muitas apps em segundo plano apague aquelas que não usa nos instantes seguintes, aquelas que abriu e raramente usará.
Para isso terá que dar dois cliques no botão Home e nas miniaturas das apps arraste-as para cima, pode ser aos pares que o sistema permite.
8. Caso o sinal Wi-Fi seja fraco, desligue-o
Muitas vezes estamos em certos sítios, principalmente em locais públicos onde temos a rede Wi-Fi sincronizada no nosso iPhone e a qualidade do sinal é fraca. O iPhone estará permanentemente a tentar ligar-se e isso irá abrandar o sistema, irá mesmo prejudicar toda a fluidez do iOS e aumentar o consumo de energia, até que minutos depois este desiste a liga-se ao dados móveis que possuir (caso tenha assinado no seu pacote com o operador, claro). Se notar que o sinal é fraco, desligue a antena Wi-Fi, irá notar logo maior velocidade no sistema e um consumo de energia menor.
Para isso vá a Definições > Wi-Fi e desligue esta opção. Outra forma mais rápida é deslizar para cima a Central de controlo e clicar no ícone do Wi-Fi.
9. Reiniciar o iPhone de vez em quando
Não podemos esquecer que o iPhone é um computador em “miniatura” e como tal devemos ter alguns procedimentos idênticos. Uma das acções a fazer é reiniciar o iPhone, desta forma o sistema irá libertar alguns recursos e renovar todo o sistema em acção, tornando-o mais rápido.
Há quantos meses não faz um reboot? Deve andar há anos ou então é só quando acaba a bateria verdade?
10. Actualize para a última versão do iOS
Há pessoas que não actualizam o iOS. Simplesmente não querem saber, mesmo quando são alertadas e nisso a Apple é muito competente. O iOS envia, após ter saído uma versão nova, vários alertas e coloca uma sinalética no ícone Definições para que a pessoa saiba que tem uma actualização para fazer.
As actualizações, grande parte das vezes, trazem correcções de problemas que estão intimamente relacionados com a performance do equipamento. Por exemplo, quando saiu o iOS 7 e os utilizadores do iPhone 4 e 4S o instalaram deram conta de uma diminuição considerável da performance. Com a saída do iOS 7.1 o iPhone 4 e 4S ganharam nova vida, daí ser importante actualizar para as mais recentes versões.
11. Reponha as definições do iPhone
Por vezes mexemos em tantas definições, alteramos tantas opções que nem nós já sabemos o que é o melhor para um funcionamento equilibrado do iPhone, então porque não repor as definições de fábrica para “limpar” algumas alterações nossas que não fazem sentido?
Para repor as definições do iPhone vá a Definições > Geral > Repor e, em seguida, escolha a opção “Repor todas as definições“. Não irá apagar qualquer dado que tenha no seu iPhone, apenas serão colocados os valores de fábrica para as definições do telefone, isso irá ajudar a melhorar a performance do seu iPhone.
12. Conheça a saúde da sua bateria
Um dos componentes mais importantes num iPhone é a bateria. Não só pela vida que este dá ao iPhone mas também pela qualidade de serviço que este serve continuamente. Uma bateria com problemas causa problemas ao sistema. A qualidade no fornecimento de energia na área técnica pode influenciar decisivamente para um desempenho estável e interferir na fluidez do seu iOS.
Uma sugestão que lhe deixamos é que use uma app, por exemplo a Battery Doctor, para verificar a qualidade da bateria do seu iPhone e assim perceber se esta lhe trará algum tipo de inconveniente ao iPhone. Além do mais, esta app é fantástica porque lhe permite limpar “lixo” que tenha no seu iPhone e que está a ocupar a memória RAM, além de dar um “boost” à sua memória. Muitas e boas funcionalidades poderá encontrar nesta app. Use e abuse.
Em resumo…
Como referi antes, não são milagres o que lhe trazemos aqui, são algumas sugestões que individualmente ajudam e em conjunto notam-se mais. São tudo dicas que qualquer utilizador pode fazer no seu iPhone, quer seja um iPhone 3GS ou um iPhone 5S, fica sempre a ganhar, um no imediato o outro a médio prazo.