Pplware

QNAP HS-251+: O NAS que tem tudo e que não faz barulho

Com tanta informação que produzimos e necessitamos de guardar, é fundamental que tenhamos sempre uma solução de backup que funcione quase de forma transparente para o utilizador.

Nesta área das soluções NAS, a QNAP é uma das marcas da referência e hoje apresentamos o NAS QNAP HS-251+, que se destaca por ser silencioso e oferecer um bom desempenho.

A QNAP enviou-nos recentemente o NAS QNAP HS-251+, de duas baías, que testámos durante alguns dias. Como referido, este NAS destaca-se por não ter ventoinhas e daí ser bastante silencioso (som produzido na ordem dos 15dB). Em vez de um ventilador, a aposta centrou-se num projecto térmico inteligente que dissipa o calor.

O HS-251+ é também um projecto ecológico, com funcionalidades de economia de energia HS-251+.

Design Moderno

Ao contrário dos NAS que já analisámos, o HS-251+ é uma solução moderna e elegante mais virada para ter junto da sua HDTV, por exemplo, na sala de estar. Com um corpo em alumínio polido, este NAS tem um formato muito parecido à sua box de TV.

Especificações

O NAS QNAP HS-251+ vem com um conjunto de especificações surpreendentes. Destaque para o CPU Intel Celeron 2.0GHz quad-core, 2GB DDR3L de RAM e duas interfaces LAN. O HS-251+ garante uma velocidade de leitura e gravação de informação na ordem dos 224MB/s.

Os resultados seguintes foram obtidos em ambiente de laboratório.

Resumo das especificações

Sistema Operativo + Interface

Em termos de sistema operativo, este NAS vem com o QTS que é bastante fluído, que tem uma interface muito bem conseguida e inteligente. A interface garante uma boa experiência de utilização e navegação e, no geral, está muito bem organizada.

Através da interface do QTS podemos facilmente:

Veja todas as funcionalidades que a NAS QNAP HS-251 disponibiliza em vídeo:

App Center

Além de um conjunto de apps já pré-instaladas, na App Center o utilizador pode encontrar as mais diversas aplicações. Sejam Gestores de Downloads, Serviços de Rede, Servidor Multimédia, Clientes de torrents, Ferramentas para programadores, Educação, Automação doméstica, etc.

Através do serviço myQNAPcloud podemos gerir a nossa informação a partir de qualquer dispositivo e de qualquer lugar.

Qsirch

Para quem precisa de encontrar rapidamente documentos, fotos, vídeos e música então só tem de usar o Qsirch. Tal como é disponibilizado actualmente nos sistemas operativos, esta funcionalidade pesquisa, em tempo real e em todo o sistema de ficheiro, e apresenta rapidamente os resultados. Para tal, basta escrever o que procuramos e, em poucos segundos, será exibida uma lista de resultados.

O Qsirch lembra também o utilizador do seu histórico de pesquisa, sendo possível partilhar documentos directamente do sistema de pesquisa.

Com o Qsirch Helper, os utilizadores podem, directamente, procurar ficheiros em NAS da QNAP usando o Google Chrome e usar o Qsirch com Chromebooks de forma a melhorar a eficiência das pesquisas. Mas há muitas mais aplicações – ver aqui.

 

Sincronização de ficheiros entre dispositivos

Como referido, além de centralizar informação de vários equipamentos é também possível mantê-la consistente entre equipamentos. Com a ferramenta Qsync, o HS-251+ transforma-se num centro de dados seguro de alta capacidade para sincronização de dados.

O utilizador pode também instalar a app Cloud Drive Sync para sincronizar facilmente ficheiros com serviços na cloud como por exemplo Google Drive e Dropbox.

Surveillance Station

Precisa de ter uma solução para videovigilância? A NAS QNAP HS-251+ disponibiliza uma solução que permite criar um autêntico SurveillanceStation (centro de vigilância profissional). O acesso às câmaras pode ser também realizado através das apps móveis disponíveis para iOS e Android.

O HS-251+oferece dois canais de câmara de IP e é expansível até 40 canais através da aquisição de licenças adicionais.

Qnap a partir do smartphone

É verdade que o QNAP HS-251+ oferece as mais diversas funcionalidades e até é difícil resumi-las todas num só artigo, tal como acontece com outras soluções da empresa. Mas, como não poderia deixa de ser, existem também diversas aplicações móveis disponíveis que permitem interagir com os serviços do equipamento.

Preço

O QNAP QNAP HS-251+ está disponível em Portugal por 329€ (IVA não incluído) e sem discos.

Exit mobile version