Pplware

P8 Lite 2017 – O que melhorou desde o P8 Lite?

Além de excelentes topos de gama, a Huawei é também uma das principais marcas no mercado da gama média.

O P8 Lite 2017 é uma clara aposta da marca chinesa, tendo chegado para render o P8 Lite. Mas e o que diferencia estes dois modelos?

Estávamos em 2015 e a Huawei lançou aquele que seria um dos seus maiores sucessos de venda, o P8 Lite. Tendo em conta o mercado, este era uma das melhores alternativas pelo preço, levando muitas pessoas a optarem por este modelo.

Passado dois anos, a marca chinesa surpreendeu ao lançar o P8 Lite 2017, um novo modelo escolhido para ser o sucessor do antigo sucesso, tendo sido apresentado como a evolução lógica para quem tinha o P8 Lite e pretendia substituir o seu smartphone.

Numa altura em que o mercado está muito mais competitivo, o Huawei P8 Lite 2017 volta a tentar marcar o seu espaço no segmento médio e nas opções de escolha de compra dos utilizadores.

Características gerais

O P8 Lite 2017 traz um ecrã de 5,2″ FullHD, um processador 655 octa-core, GPU Mali-T830MP2, 3 GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno expansível por cartão microSD.

A nível de câmara dispõe de um sensor de 12 MP com autofocus e flash, enquanto a câmara frontal é de 8 MP com capacidade para gravação em 1080p.

A bateria, um dos grandes calcanhares de Aquiles do seu antecessor, é agora de 3000 mAh e dispõe ainda de Bluetooth 4.1, GPS com A-GPS e Glonass, NFC e Wi-Fi 802.11 b/g/n. O sistema operativo é o Android 7.0, personalizado com interface EMUI 5.0.

Face ao P8 Lite, este novo modelo continua a manter os pontos fortes, como a construção e a câmara, e corrige algumas das maiores críticas do modelo de 2015, como eram os casos da bateria e da definição do ecrã.

A evolução do design

Os tempos mudaram e, com ele, mudou também a forma de desenhar smartphones na Huawei. Evoluindo de um design mais retangular no P8 Lite, a nova versão tem um desenho mais arredondado, com construção em metal no aro e um painel traseiro em vidro. O P8 Lite 2017 segue as linhas de design que já tinham sido adotadas no Honor 8, modelo que foi uma clara inspiração para este smartphone.

No painel frontal temos um ecrã de 5,2″ FullHD, o logo da Huawei na base do ecrã e a câmara frontal, o auscultador e os sensores de proximidade e luminosidade na parte frontal.

Nas laterais, encontramos os botões de ligar/desligar e controlo de som na direita e o slot de cartões microSIM na lateral esquerda.

No topo localiza-se o jack 3,5mm e um microfone secundário, enquanto na parte de baixo está a coluna, o conector microUSB 2.0 e o microfone principal.

Por fim, na traseira, temos novamente o logo da Huawei, o sensor de impressões digitais e uma câmara perfeitamente encaixada no vidro, sem saliência, acompanhada de um flash LED.

Nova interface e melhor desempenho

Uma dos elementos diferenciadores dos smartphones Huawei é a sua interface. O Huawei P8 Lite foi lançado com Android 5.0.2 e interface EMUI 3.1 e teve uma atualização para Android Marshmallow e EMUI 4.0. No entanto, tal como o P8, devido às limitações impostas pela Google para a atualização para Android 7.0, nomeadamente, o suporte à API Vulkan que o Kirin 620 não suporta, esta foi a última versão oficial a ser lançada.

O novo Huawei P8 Lite 2017 traz de fábrica o Android 7.0 Nougat e interface EMUI 5.0. Esta nova versão da EMUI trouxe aos smartphones Huawei um salto gigante tanto a nível gráfico, sendo um sistema muito mais limpo e bonito, como a nível de fluidez e desempenho.

No que toca ao desempenho, o P8 Lite 2017 traz uma versão mais moderna do processador, o Kirin 655 que, além de além permitir uma utilização mais fluida, oferece também uma melhor gestão de bateria.

A RAM foi também melhorada face ao P8 Lite com mais 1 GB, tendo o P8 Lite 2017 um total de 3 GB de RAM. Este aumento de memória aliado à nova interface da EMUI permitem uma utilização mais despreocupada e um maior número de aplicações abertas em simultâneo. Infelizmente a memória interna não foi aumentada.

Aliando também outras formas de manter a segurança do dispositivo, o P8 Lite 2017 possuí um sensor de impressões digitais com várias funções, permitindo ser usado para tirar fotografias, atender chamadas, interromper alarme, passar fotografias na galeria ou mostrar o painel de notificações.

Para os aficionados de Pokemon Go ou outros jogos e aplicações que necessitem de giroscópio, neste novo modelo já existe um giroscópio funcional para este tipo de atividades. A falta de um giroscópio ativo no P8 Lite era uma das grandes críticas, que se multiplicou no verão passado com a febre de Pokemon Go que se observou.

Tal como o modelo anterior, o GPS funciona sem problemas, sendo rápido a fixar a localização e preciso a identificar a posição.

Em benchmark, a evolução também é grande. No AnTuTu Benchmark v6.2.7, o P8 Lite totalizou 27839 pontos e o P8 Lite 2017 58186 pontos.

No Geekbench 4, obteve-se os seguintes valores:

Fotografia sempre como foco

Quando o P8 Lite foi lançado, um dos pontos positivos apontados era a sua câmara. Na verdade, este sempre foi um foco na Huawei, que reconheceu desde cedo a importância de ter uma boa câmara, assim como uma aplicação de fotografia completa. O P8 Lite não era decerto a melhor câmara do mercado, mostrando algumas limitações, no entanto, para o preço, tinha um desempenho bastante satisfatório.

O P8 Lite 2017 também não se deixa envergonhar neste ponto e mantém a tradição de possuir uma boa câmara fotográfica para o preço. Quem gosta de fotografia não ficará desapontado com esta câmara, sendo bastante boa para o preço do dispositivo. Como é obvio, não é uma câmara de topo e, por isso, terá sempre algumas limitações especialmente em ambientes de pouca luz.

Tendo em conta as fotos tiradas por ambos os dispositivos, percebemos que o salto é considerável e que a qualidade foi melhorada.

O P8 Lite 2017 consegue tirar fotografias com mais detalhe e mais cor, além de ter menos ruído. A capacidade de focagem num único objeto ou elemento foi também melhorada, resultando numa imagem com mais destaque no elemento pretendido.

Olhando para as capacidades fotográficas do P8 Lite 2017, conseguimos captar facilmente boas fotografias, sendo suficiente para a maioria dos utilizadores de smartphones. A aplicação da câmara é também bastante completa, dispondo dos habituais filtros e modos de beleza, modo profissional para fotografia e vídeo, HDR, lapso de tempo, câmara lenta, pintura de luz, gourmet, entre outros.

De seguida pode ver alguns exemplos de fotografias captadas com o P8 Lite 2017:

Problemas de autonomia resolvidos

Uma das grandes queixas do P8 Lite era a sua fraca autonomia. Muitos utilizadores não conseguiam chegar ao final do dia com uma única carga, obrigando muitas vezes a andar a carregar a meio do dia ou a andar com uma bateria externa. Nesta nova versão esse problema foi resolvido, com o P8 Lite 2017 a trazer uma bateria de 3000 mAh.

Esta bateria não é decerto a mais duradoura do mercado, no entanto, permite uma utilização mais ao menos despreocupada para um utilizador mais intensivo, aguentando facilmente dia e meio ou dois dias para um utilizador mais moderado.

Infelizmente, o carregamento rápido ainda não é uma das adições deste smartphone, sendo ainda preciso algum tempo extra para o carregar totalmente.

Conclusões

A Huawei pretendia lançar no mercado um dispositivo para tentar conquistar de novo o mercado de média gama, recuperando assim o sucesso do P8 Lite. Tentando relembrar o sucesso deste modelo e levar um nome de confiança aos utilizadores, a Huawei apostou no P8 Lite 2017, prometendo a fiabilidade do anterior modelo, mas agora com características ainda melhores.

Com um design mais arredondado e uma construção em vidro (cuidado com as quedas que pode partir com facilidade), a Huawei apresentou mais uma excelente solução para quem não pretende gastar muito dinheiro.

Com um ecrã com boas cores e um bom brilho (bem superior ao brilho máximo do P8 Lite), uma construção robusta, uma boa câmara e uma bateria reforçada, este é talvez uma das melhores compras dentro deste segmento no mercado nacional físico, especialmente se considerarmos o preço em operadoras e nas respetivas compras por pontos.

Num mercado onde há cada vez mais competição, especialmente das propostas aliciantes do mercado online que oferecem boas soluções a preços baixos, é difícil voltar a ter o sucesso que o P8 Lite teve. No entanto, a Huawei aposta num excelente equipamento que decerto não irá desiludir, podendo ser adquirido a partir de 160€ mais os respetivos pontos, ou a partir de 214,90€ desbloqueado.

O Pplware agradece à Huawei a cedência do Huawei P8 Lite e P8 Lite 2017.

Exit mobile version