Pplware

Análise: Huawei Mate 10 Lite – Um ataque à gama média

A Huawei tem feito uma forte aposta em todas as gamas, apresentando soluções para todos os gostos e carteiras.

Nas últimas semanas tivemos a oportunidade de testar o novo Huawei Mate 10 Lite, um dos principais gama média da marca chinesa.


Com o objetivo de chegar ao topo do mercado de smartphones, a Huawei tem feito um grande esforço no desenvolvimento das suas gamas. Embora o destaque tenha estado na gama alta, a verdade é que esta marca chinesa continua a ser uma referência em todo o tipo de gamas.

O Huawei Mate 10 Lite que testámos nas últimas semanas é um excelente exemplo disso, sendo uma ótima opção para quem procura um smartphone de gama média.

 

Características gerais

Com um ecrã Fullview de 5,9″ FullHD, o Mate 10 Lite traz um processador OctaCore Kirin 659, GPU Mali-T830 MP2, 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno expansível por cartão microSD.

A nível de fotografia, apresenta quatro câmaras, duas traseiras e duas frontais. A câmara dupla traseira possui um sensor de 16 MP e outro de 2 MP, acompanhado de flash LED e autofocus. Já a câmara dupla frontal possui dois sensores: um de 12MP e outro de 2 MP.

Adicionalmente, traz um sensor de impressões digitais traseiro, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 4.2, GPS/A-GPS/GLONASS e conexão microUSB 2.0. O sistema operativo é o Android 7.0 Nougat com interface EMUI 5.1.

Especificações completas

Ecrã
  • 5.9″ IPS (1080 x 2160 píxeis), densidade ~409 ppi
Processador
  • HiSilicon Kirin 659 (4×2.36 GHz Cortex-A53 & 4×1.7 GHz Cortex-A53)
  • GPU: Mali-T830 MP2
Rede
  • GSM/HSPA/LTE
Sistema Operativo
  • Android 7.0 (Nougat)
Memória
  • 64 GB de armazenamento interno e 4 GB RAM
Câmara
  • Principal (traseira): 16 + 2 MP com foco automático, PDAF e flash LED
  • Secundária (frontal): 13 + 2 MP
Vídeo
  • Gravação: 1080@30fps
Dimensões e peso
  • 1156,2 x 75,2 x 7,5 mm, 164 g
Conectividade
  • Wi-Fi 802.11 a/b/g/n
  • GPS, A-GPS
  • Bluetooth 4.2
  • MicroUSB 2.0
Bateria
  • Li-Po 3340 mAh, não removível
Preço:
  • Preço: 259,90€

Hardware e design

O Huawei Mate 10 Lite segue as linhas introduzidas pelo Mate 10 e traz um ecrã full view 18:9 de 5,9″, seguindo a tendência atual dos smartphones.

A nível estético, é um smartphone elegante, com linhas modernas e bastante ergonómico na mão, devido aos seus cantos arredondados. A sua construção é em metal e apresenta uma boa qualidade e um toque sólido.

Infelizmente, este modelo ainda traz um conector microUSB que oferece um desempenho de carregamento inferior. Para a gama de preço, já se pedia um conector USB tipo-C.

Na parte frontal encontramos o ecrã de 5,9″, os habituais sensores de luminosidade e proximidade e as duas câmaras frontais.

Na lateral direita podemos encontrar o botão de bloquear/desbloquear e o controlo do som, enquanto no lado esquerdo se situam os slots de cartões SIM.

Na parte inferior localiza-se o conector MicroUSB, o altifalante, um microfone e o jack 3,5mm, enquanto na parte superior se localiza um segundo microfone.

Por fim, na traseira, temos a câmara dupla, o flash duplo LED e o sensor de impressões digitais.

O que diferencia o Huawei Mate 10 Lite?

Um ecrã de grandes dimensões

Tal como o Huawei Mate 10 Pro, este modelo segue também a tendência do ecrã infinito de grandes dimensões. Ou seja, com as dimensões de um tradicional smartphone de 5,5″, o Mate 10 Lite oferece 5,9″ sem a presença do notch.

Com boas cores e bons ângulos de visão, este dispositivo é ideal para aqueles utilizadores que gostam de ecrãs de grandes dimensões e que gostam de jogar ou ver vídeos no smartphone.

Um processador eficiente

Sendo um smartphone de gama média/alta, o Huawei Mate 10 Lite vem acompanhado de um processador com bom desempenho, mas que equilibra com uma boa autonomia.

O Kirin 659, embora não ofereça um desempenho de topo, é suficiente para as tarefas do dia-a-dia e para grande parte dos jogos, cumprindo a exigência da maior parte dos utilizadores.

 

Aposta na fotografia

A Huawei introduziu no Mate 10 Lite uma câmara dupla na parte frontal que, através uma câmara de 13 MP f/2.0 e outra de 2 MP consegue trabalhar a profundidade e tirar selfies com modo retrato. Além disso, traz também o habitual modo de beleza e vários filtros animados.

Na traseira, encontramos também um sistema de câmara dupla, com 16 MP e 2 MP, que permite também captar boas fotografias e dispõe de vários modos de fotografia para captar o momento da melhor maneira.

Software e desempenho

O Mate 10 Lite vem com a interface EMUI 5.1 baseada no Android 7.0 Nougat. Embora ainda esteja numa versão anterior de Android, este dispositivo deverá ser atualizado em breve para a nova versão EMUI 8.

Esta é uma interface já reconhecida por muitos e que, na minha opinião, é esteticamente agradável e funcional. Além de haver uma grande alteração estética face ao Android puro, foram também implementadas algumas funções interessantes que irão ajudar no dia-a-dia.

A nível de de desempenho, com uma utilização intensiva de aplicações e jogos dos mais variados tipos, raramente o Mate 10 Lite se recusava a desempenhar uma tarefa, tornando a experiência de utilização muito agradável.

O sistema está também foi otimizado para o ecrã de grandes proporções e já inclui uma opção de “Full Screen”, para que o utilizador escolha que aplicações pretende que corram em 18:9.

A nível de benchmarks, este dispositivo obteve os seguintes resultados:

Câmaras

Com este novo smartphone, a Huawei reforçou a aposta na componente de fotografia e, além de incluir duas câmaras na traseira, passou também a incluir duas câmaras na zona frontal. No total, o Huawei Mate 10 Lite conta com 4 câmaras de forma a melhorar a experiência de fotografia e explorar o modo retrato também nas selfies.

A aplicação de câmara que acompanha este smartphone é a tradicional da Huawei, que acompanha todos os modelos, e dispõe dos habituais modos de retrato, fotografia em movimento, modo profissional (video e foto), HDR, foto noturna, panorama, pintura de luz, time-lapse, slow-motion, filtros, efeitos, marca de água, nota áudio, scan de documentos e good food. A grande novidade é a implementação do modo de retrato nas selfies, que acompanha agora o modo de beleza. Este dispositivo dispõe também de uma espécie de flash frontal, usando para isso a luz do ecrã.

De seguida pode ver algumas fotografias captadas com o Huawei Mate 10 Lite:

Autonomia

Com uma bateria de 3340 mAh aliada a um processador eficiente, este smartphone aguenta uma utilização despreocupada durante um dia. Na minha utilização intensiva, conseguia sucessivamente chegar perto do final do dia, cumprindo com o que lhe era exigido. Numa utilização moderada, facilmente ultrapassa o dia e meio de utilização.

Onde este smartphone desilude é mesmo na parte de carregamento. Meia hora ligado à ficha apenas carrega cerca de 30%, sendo preciso perto de duas horas para repor a carga completa.

Conclusões

A Huawei tem apostado forte no mercado dos smartphones e pretende liderar os vários segmentos. Se a gama alta já está povoada com o Huawei P20/P20 Pro e Mate 10 Pro, a gama média também não foi descurada e existem várias opções. O Huawei Mate 10 Lite insere-se nesta oferta e pretende entregar ao cliente um dispositivo robusto e com bom desempenho.

Com um ecrã de grandes dimensões, uma boa construção, um bom desempenho, uma câmara e boa autonomia, esta é uma escolha a considerar para quem não pretende gastar muito dinheiro num smartphone, mas não pretende abdicar da boa experiência de utilização. O principal ponto negativo deste dispositivo é, sem dúvida, a escolha do microUSB que, além de ser uma tecnologia menos recente, prejudica também os tempos de carga.

Em relação ao preço, o Huawei Mate 10 Lite tem tido algumas rebaixas nos últimos tempos que tornam este modelo ainda mais apetecível, sendo possível adquirir por apenas 259,90€.

O Pplware agradece à Huawei a cedência do Mate 10 Lite para análise.

Huawei Mate 10 Lite

Exit mobile version