Pplware

Análise: Zhiyun Smooth-Q, o concorrente do DJI Osmo Mobile

Qualquer pessoa consegue gravar vídeos e tirar fotos com um smartphone e os mecanismos de estabilização incluídos nos smartphones de topo ajudam a melhorar a qualidade, mas nem sempre são suficientes. Para conseguir fazer gravações agradáveis e suaves, ou tem uma grande técnica de movimento ou… precisa de um estabilizador.

A DJI, com o seu Osmo Mobile, foi sem dúvida a pioneira no mercado doméstico, mas há opções (quase) tão eficazes quanto ele e a um terço do preço. Veja a análise ao gimbal Zhiyun Smooth-Q.


Certamente que utiliza o smartphone para captar os momentos das crianças ou gravar “aquela” paisagem deslumbrante, mas nem sempre o resultado final é o esperado, principalmente no que diz respeito à estabilidade e, por vezes, o objetivo principal da gravação cai por terra.

Para resolver esse problema existem estabilizadores, os chamados gimbal, que nada têm a ver com os tão populares selfie sticks, preparados para que lhe possa colocar o seu smartphone e não só estabilizar o movimento, como fazer várias outras tarefas mais avançadas.

Através da nossa análise poderá ver todo o funcionamento do Zhiyun Smooth-Q, bem como alguns exemplos de vídeo captados, com e sem o gimbal, para que perceba bem as diferenças.

Mais informação

Características gerais:
  • Adequado para smartphones com ecrã de 3,5″ a 6″ (ou câmaras que encaixem)
  • Peso suportado: 75g a 220g
  • Autonomia para 8 a 12h de funcionamento contínuo
  • Funcionalidade de Powerbank
  • Rosca 1,4″ para tripé ou suporte
  • Ângulos de operação: Pan 360°, Roll +/-30°, Tilt +185°/-135°
  • Dimensões: 11,8 x 10×5 x 28,5 cm
  • Peso: 440g
Na caixa:
  • Gimbal Zhiyun Smooth-Q
  • Mala para transporte, semirrígida
  • Alsa para a mala, removível
  • Cabo micro USB
  • Manual e de instruções em inglês
Preço: 90€ com o código AJZYUN

 

Veredicto

O Zhiyun Smooth-Q é uma alternativa competente ao Osmo Mobile, considerando que custa 3 vezes menos. É capaz de fazer as mesmas tarefas e o resultado final é semelhante, cumprindo com sucesso o seu propósito.

São várias as características que colocam o Smooth-Q num patamar confortável face ao Osmo Mobile. Embora os materiais de construção, nomeadamente o punho, seja de qualidade inferior, tem quase 3 vezes mais autonomia, permite servir de Powerbank e permite colocar o smartphone na horizontal, factos estes superiores ao Osmo Mobile. Além disso, ainda tem maior área de operação, sendo capaz até de rodar em 360° em torno do punho.

Precisa de melhoramentos na app, na construção de panorâmicas e no modo de seguimento de objectos/pessoas. Embora consiga fazer ambas as tarefas, por vezes são notadas algumas dificuldades e o resultado final fica prejudicado.

Comparando o desempenho do Zhiyun Smooth-Q com um smartphone topo de gama como o Galaxy Note8, que tem estabilizador ótipo de imagem, numa filmagem em passo atribulado o resultado não é muito diferente… mas há muitas outras tarefas para as quais um gimbal deste género é indispensável.

Se grava muitos vídeos com o smartphone, então este é um acessório a considerar.

Preço e disponibilidade

O Zhiyun Smooth-Q está disponível nas cores preto e cinza, por 90€ utilizando o código de desconto AJZYUN.

O envio é feito a partir da Alemanha, portanto não passa na alfândega.

Pode ainda utilizar o código AJ5OFF para ter 5% de desconto em compras em toda a loja.

Zhiyun Smooth-Q

O Pplware agradece à Tomtop a cedência do gimbal Zhiyun Smooth-Q para análise.

Exit mobile version