Pplware

Análise Star Wars: Battlefront II (Xbox One)

Chegou o final do ano e com ele chegou também um dos momentos mais esperados de 2017, pelo menos para os fãs do Universo Guerra das Estrelas.

Acabadinho de chegar às salas de cinema encontra-se o novo filme da saga mas ainda há mais … já está entre nós o mais recente videojogos dedicado a Star Wars.

Trata-se de Star Wars: Battlefront II e o Pplware já experimentou.


Em 2015 a EA lançou Star Wars: Battlefront, aproveitando (ou criando ainda mais) o hype do lançamento de mais um filme Star Wars (na altura, The Force Awakens).

Agora, passados 2 anos, eis que se encontra a chegar The Last Jedi e eis que chega também Star Wars: Battlefront II.

A EA, a DICE e a Disney uniram forças e durante os 2 anos de intervalo, prepararam-se para este momento. Um momento sempre especial, em particular para todos os fãs deste maravilhoso universo Star Wars.

É praticamente impossível começar a falar deste jogo sem pegar no original como ponto de partida. Dessa forma é precisamente por aí que vou começar.

anterior próxima

Uma das principais falhas do jogo original correspondia à ausência de um Modo Campanha. Um modo solo que permitisse aos jogadores viver uma aventura mais intima, mais pessoal que criasse a sensação de estarmos a viver um capitulo dos filmes. Ora, a DICE ouviu as criticas dos jogadores e eis que Battlefront II apresenta pela primeira vez um Modo História.

Tal como o Pplware por diversas ocasiões mencionou, este modo não só é uma novidade como também se apresenta de uma forma interessante. Isto porque neste modo vestimos a pele de Iden Versio, uma comandante do Império que após a destruição da 2ª Estrela da Morte se vê com a missão de voltar a fortalecer o Império e a restabelecer o seu domínio na Galáxia.

Este é o ponto de partida do Modo Campanha que, nos leva aos pontos mais emblemáticos dos filmes ao mesmo tempo que nos vai mostrando os locais por onde os combates multiplayer irão decorrer.

Este modo História é definitivamente bem vindo e apesar da história ser algo simples e, a partir de dada altura, bastante previsível, correspondeu ao esforço da DICE de dar as jogadores aquilo que tanto se queixaram (nós incluídos).

Contudo existe neste modo uma particularidade que achei algo desgarrada. Conforme mencionei encarnamos Ideo Versio mas no decorrer da Campanha iremos ter a oportunidade de controlar também Han Solo ou Luke Skywalker. Apesar de ser sempre emocionante podermos controlar estes nossos heróis, não deixa de ser esquisito uma vez que estamos a percorrer a Campanha de uma oficial do Império.

Este modo tem, no entanto, bastantes pernas para andar pois o final acaba por ser um simples intervalo e, conforme pudemos ver com o recente Update do jogo, há muitas mais “cenas dos próximos episódios”.

anterior próxima

Além do Modo Campanha a DICE incluiu um Modo Arcade (à semelhança do primeiro jogo) no qual o jogador tem variados desafios a ultrapassar. Além de uma vertente versus local, este modo apresenta opções de jogo tanto a solo como cooperativo e onde podemos treinar as nossas habilidades e conhecer melhor alguns dos cenários do jogo.

Este modo é perfeito para treinar o uso das diversas personagens presentes no jogo, desde as 4 classes existentes (Assalto, Pesado, Oficial e Especialista) até aos herois disponiveis. apresenta ainda para cada desafio, 3 níveis diferentes de dificuldade, cada qual com as respectivas recompensas.

Com a remoção (temporária) das microtransacções que iremos ver mais adiante, este modo ganha particular importância, dado que se trata de uma forma possivel de adquirir créditos e cristais essenciais à aquisição de “Caixas” ou de criação de Star Cards (mais adiante também).

Seja como for, o “top of the cream” do jogo continua a ser o Multiplayer! Battlefront II, tal como o original, apresenta toda a sua magnitude em redor do jogo online, sem qualquer sombra de dúvida.

No primeiro Battlefront, uma das principais criticas ao multiplayer era o facto de haverem poucos mapas incialmente disponiveis. Battlefront II já não padece do mesmo problema havendo mapas para todos os gostos e com o todo o tipo de cenários dos filmes, cada qual retratado com particular excelência.

anterior próxima

De uma forma sucinta os modos online são:

Acredito que os 3 primeiros modos indicados sejam os mais excitantes e geralmente não se tem quaisquer tipos de problemas em encontrar servidores cheios.

Conforme mencionei, os mapas existentes representam várias localizações retiradas dos filmes oferecendo assim uma grande diversidade de cenários aos jogadores. Existem mapas para praticamente todos os gostos. Vestir a pele de um clone nos pantanos de Kashyyyk, lutar contra os gigantes AT-ST nos campos gelados de Hoth, pilotar um X-Wing no meio dos destroços da Estrela da Morte, ser um clone da defesa do Palácio de Theed pelas ruas da cidade, ser um rebelde na defesa do bar de Maz Kanata em Takodana rodeado de floresta… este Multiplayer encontra-se ao mais alto nível daquilo que se poderia exigir a um jogo Star Wars.

A somar a tudo isto, é importante referir que os controlos estão bastante bons e responsivos acrescentando ainda mais valor à experiência online.

anterior próxima

Tal como no primeiro jogo, em Battlefront II existe o conceito de Star Cards, ou cartas que possibilitam mais-valias ao nosso soldado durante os combates. Basicamente existem s Star Cards passivas (por exemplo, maior resistência a explosões) e Star Cards Activas (melhorar a eficácia de uma arma, por exemplo). Mas mais… em Battlefront II, as cartas têm um nível de raridade, que vai desde as cartas Comuns às Épicas, sendo as mais valiosas estas últimas.

Estas Star Cards adquirem assim ainda maior importância no decorrer dos combates, pois em Battlefront II podemos equipar cada uma das nossas 4 classes de soldados, heróis, ou veículos com até 3 Star Cards. podemos assims criar naipes individualiados para cada personagem com que podemos jogar. E não falta é diversidade.

Vejamos… existem 4 classes distintas em Battlefront II, Assalto, Pesado, Oficial e Especialista, existem mais de cerca de 18 heróis e 10 veículos cada qual com as suas próprias Star Cards possíveis de serem atribuídas. (e se tivermos em atenção que tanto as classes de soldados, comos os heróis, veículos e até mesmo as Star Cards sobem de nível, existe muito por onde evoluir)

Um dos grandes catches do jogo surge na forma da obtenção das Star Cards. Então é assim. As Star Cards são obtidas de 3 formas. A primeira é através da conclusão de certos objectivos ingame nos quais são-nos dadas “Caixas” que podem (ou não) conter Star Cards. Uma segunda forma de obter cartas é através do consumo de Cristais que ganhamos também em “Caixas” e que se transformam em Star Cards. Por fim, existiu inicialmente uma terceira hipótese e para a qual o jogo se encontra ainda dependente: micro transacções.

anterior próxima

Uma vez que tanto as “Caixas” como os Cristais demoram tempo a adquirir, a EA e a DICE orientaram o jogo inicialmente para que os jogadores pudessem comprar usando dinheiro “real”. Acontece que graças ao barulho que a comunidade fez em relação às Loot Boxes, a Disney, EA e DICE decidiram remover (temporariamente) esse sistema de micro-transacções. Acontece que isso deixou o jogo com dois problemas. Primeiro, os jogadores que ainda conseguiram adquirir cartas tiram partido disso e por outro lado, o sistema actual é extremamente moroso a evoluir, pois demora a conseguir créditos ou cristais.

Verdade seja dita, no ultimo update do jogo, foram feitas alterações tanto aos prémios pós-jogo, como aos prémios do Modo Arcade de forma a premiar com mais créditos os jogadores. Não é muito mas sempre é alguma coisa.

Esta talvez seja a principal pedra no sapato de Battlefront II (além de um Modo Campanha algo insipido e previsivel). Contudo isso só por si não retira o grande fulgor que Star Wars: Battlefront II apresenta em particular na vertente multiplayer. Esse sim é o grande foco do jogo e a grande mais-valia. O multiplayer, dentro da jogabilidade que se pode esperar num jogo Star Wars é absolutamente fantástico.

Entretanto, e tal como a EA tinha prometido, já chegou o primeiro DLC gratuíto para Battlefront II, adicionando mais herois, novos mapas e 3 novos capitulos para o Modo Campanha.

Veredicto

Apesar de ser uma novidade bem-vinda, o Modo Campanha, mesmo para um fã Star Wars, corresponde ao “calcanhar de Aquiles” do jogo. A verdadeira força e beleza do jogo encontra-se no Multiplayer e é aqui que o jogo atinge o seu clímax.

É um jogo Obrigatório para todos os fãs Star Wars.

Star Wars: Battlefront II

Exit mobile version