O Doogee F7 Pro é uma das grandes apostas da Doogee neste mercado. Com um dos mais poderosos SoCs Mediatek do mercado, o deca-core Helio X20, é prometido um desempenho de topo a um preço bastante atractivo.
Para perceber realmente o poder do Doogee F7 Pro, este foi submetido a testes durante alguns dias e hoje apresentamos-lhe todos os pormenores.
1 – Características Gerais
O Doogee F7 Pro vem com um ecrã 2.5D IPS de 5,7″, cuja resolução é de 1080 x 1920 píxeis. É dual-microSIM e suporta as redes 2G, 3G e 4G, com suporte para a banda 20 (800 MHz), usada em Portugal nas zonas remotas.
O SoC que o equipa é um dos mais potentes da Mediatek, o deca-core Helio X20, tem 4 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento interno, não havendo possibilidade de expandir a memória através de microSD.
É distribuído com o Android na versão 6.0 Marshmallow. Tem Bluetooth 4.0, GPS e Wi-Fi 802.11 b/g/n. Vem equipado com sensor de impressões digitais e com USB Tipo-C. A sua bateria é de 4000 mAh e vem com uma câmara frontal de 8 megapíxeis e uma traseira de 21 megapíxeis.
Especificações completas
Ecrã
- IPS de 5,7″ de resolução 1080 x 1920 píxeis FullHD
Processador
- CPU: MediaTek Helio X20, deca-core
Rede
- Dual-SIM HSPA+/GSM/LTE (dual stand-by)
Sistema Operativo
- Android 6.0 (Marshmallow)
Memória
- Memória RAM: 4 GB
- Memória interna: 32 GB
- Memória externa: não suporta
Câmara
- Principal (traseira): sensor de 21 MP, com flash LED
- Secundária (frontal): sensor de 8 MP (12MP através de software Samsung)
Sensores
- Impressão digital, acelerómetro, bússola, luminosidade, sensor de proximidade, giroscópio
Dimensões e peso
- 160 x 80 x 95 mm, 197 g
Conectividade
- Wi-Fi 802.11 b/g/n
- GPS
- Bluetooth: v4.0
- USB Tipo-C
Bateria
- 4000 mAh
Cores
- Branco e preto
Preço
- Preço: 263,61 €
2 – Na caixa
- 1 Doogee F7 Pro
- 1 adaptador de corrente
- 1 cabo USB/USB Tipo-C
- 1 película protectora de ecrã
- 1 capa de protecção em silicone
- 1 acessório para abrir o slot de cartões
- 1 manual de instruções em inglês
3 – Hardware e Design
O Doogee F7 Pro, apesar de ser um smartphone de grandes dimensões, consegue ter um design harmonioso e moderno. O vidro do ecrã, com acabamento 2.5D curvo, cria uma excelente ligação com a lateral metálica dourada (neste modelo em branco). A traseira é em plástico com alguma textura e apresenta também alguns pormenores em dourado à volta da câmara, do sensor de impressões digitais e até do próprio flash.
Na frente, acima do ecrã, encontram-se os sensores de luminosidade e proximidade, o altifalante para chamadas e a câmara de 8 MP com flash LED. Em baixo encontram-se os botões capacitivos de Menu (ou opções), Home (ou troca de aplicações) e Retroceder.
Na lateral, em baixo, está colocada a porta USB Tipo-C, o microfone e o altifalante. Na lateral direita estão os botões de volume e Power, sendo que o botão Power apresenta uma ligeira folga. Do lado esquerdo existe a ranhura para os dois cartões SIM. Em cima encontra-se o jack áudio de 3,5 mm.
4 – Interface e desempenho
Para o utilizador que valoriza o Android no seu estado mais puro, então este smartphone não vai desiludir, trazendo integrada a versão 6.0 Marshmallow. É assim uma interface de simples utilização, tem disponíveis diversos idiomas e já inclui algumas aplicações Google e outras básicas, como calculadora, rádio FM, gestor de ficheiros, relógio, entre outras.
Desempenho
O Doogee F7 Pro vem equipado com o SoC deca-core da MediaTek Helio X20, anunciado como um dos mais poderosos do universo da marca, e com uma memória RAM de 4GB. Em termos de desempenho geral, de facto, é bastante competente.
Apresenta um valor de benchmark no AnTuTu de 90231, bastante próximo do Huawei P9, com um SoC HiSilicon Kirin 955 e 3GB de RAM e, apesar de ter um valor afastado do Samsung Galaxy S7 Edge, que é de quase 130 mil, a verdade é que, lado-a-lado, desempenha todas as tarefas exigidas com a mesma fluidez que o Samsung, não deixando quaisquer dúvidas em relação ao seu desempenho.
Os modelos não são, obviamente, comparáveis em alguns aspectos, como é a velocidade de captação e qualidade fotográfica, qualidade de som, do ecrã… mas esses são aspectos que são compreensíveis tendo em consideração a grande diferença de preços entre eles.
Uma questão bastante solicitada pelos nossos leitores, refere-se à qualidade do GPS e da captação de satélites, algo que neste Doogee não há nada a apontar. Os satélites fixaram sem problemas nem demoras, e a posição nunca foi perdida durante a navegação.
5 – Câmaras
O Doogee F7 Pro traz uma câmara principal com um sensor 21 MP e secundária com sensor de 8 MP. Ambas contam com o auxílio de um flash LED, no caso da traseira, um flash LED duplo de dois tons. Quanto à aplicação Câmara é a conhecida da Google e permite a captura em modo panorâmico, com HDR, tem detecção de rosto, de sorriso, captura com atraso e ainda captura por gestos. Além do mais conta com vários filtros de imagem.
Ambas as câmaras conseguem resultados muito bons em ambiente bem iluminado. No caso da câmara principal, há algum grão nas fotos em ambientes de menor luminosidade, contudo, nada que distorça o efeito pretendido, tal como é visível nos exemplos abaixo. O modo HDR funciona bastante bem em ambas as câmaras e o flash LED acima do ecrã permite captar selfies com boa qualidade em ambientes mais escuros ou contra a luz.
De seguida estão alguns exemplos de fotos.
6 – Autonomia
A bateria do Doogee F7 Pro tem uma capacidade de 4000 mAh. Se ao olhar para este valor achou que este smartphone poderia ter grande autonomia, fora do comum, desengane-se. Em termos de autonomia, esta bateria permite uma utilização de 1 a 2 dias, tal como a maioria dos smartphones actualmente.
7 – Veredicto
Depois de vários dias de utilização intensiva, com vários testes lado a lado com um dos mais poderosos smartphones do mercado, o Galaxy S7 Edge, o Doogee F7 Pro não desilude nada em termos de desempenho.
Apesar do seu tamanho de 6″, 9,5 mm de espessura e 197 g, a marca conseguiu criar um smartphone com bom aspecto e, acima de tudo, ergonómico.
A câmara fotográfica principal, apesar de ser um pouco lenta a captar, consegue bons resultados finais e, em termos de vídeo, consegue adaptar-se bem às variações de luz.
O Doogee F7 Pro encontra-se disponível na Light In The Box pelo preço de 263,61 €.
Nota: O Doogee F7 Pro é expedido da China, no entanto, no processo de compra poderá ser utilizada a opção “Adicionar Seguro para Impostos e Taxas ao seu pedido” para cobrir qualquer custo de alfândega (deverá ser criada conta com morada associada, para que a opção surja). Se tiver de pagar uma taxa, deverá contactar o serviço de cliente da Light In The Box para que lhe seja devolvido esse valor.
O Pplware agradece à Light In The Box a cedência do Doogee F7 Pro para análise.