Pplware

Análise Samsung Smart Camara NX300

Depois de termos feito o Unboxing da Samsung Smart Camara NX300, procedemos a uma ligeira análise da mesma, de forma a testar as suas potencialidades, características e funcionalidades.

Esta câmara mostrou ser um equipamento com bastante capacidade, uma vez que dispõe de várias funções incorporadas e muito tem para se explorar. Apesar de não trazer o sistema operativo Android nativo, o software ao nível das definições e modos de fotografias, revelaram-se bastante idênticos à já analisada Galaxy Camara o que, para mim, foi logo um ponto a favor.

Vamos então ficar a conhecer um pouco mais desta moderna máquina com um ligeiro toque retro.

1ª Parte – Introdução

2ª Parte – Imagem/Vídeo

3ª Parte – Conclusão

1ª Parte – Introdução

ESPECIFICAÇÕES

[tabcontainer] [tabtext]Ecrã[/tabtext][tabtext]Sensor[/tabtext][tabtext]Lente[/tabtext][tabtext]Conectividade[/tabtext] [/tabcontainer][tabcontent] [/tabcontent]
anterior próxima

 

NA CAIXA

O que traz a Samsung NX300 na caixa?

 

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

A primeira impressão que tive ao ver a Samsung NX300 foi ‘wow.. isto é uma bruta de uma máquina!”, uma vez que, para além de toda a beleza do design, também traz consigo uma fantástica objectiva de 18-55 mm, podendo colocar-se outras diferentes, são intermutáveis.

À semelhança da Galaxy Camara, a impressão que fiquei desta NX 300, ao nível da qualidade de fotografia foi que, mesmo eu sendo uma simples amadora, o resultado obtido parece ter sido produzido por um autêntico profissional. É claro que a tecnologia ajuda em muito, uma vez que  são aplicados algoritmos de correção e pequenos efeitos que nos oferecem sempre o melhor resultado. Estas tecnologias estão presentes em quase todos os últimos produtos da Samsung.

Vamos ficar então a conhecer um pouco mais deste máquina.

 

CARACTERIZAÇÃO

Esta máquina que nos chegou para análise apresenta-se numa cor branca, sendo que na parte central e frontal é revestida numa material gênero pele, o que lhe dá um toque de retro/vintage. Por sua vez, as zonas do extremo superior e inferior são metalizadas.

Esta máquina está ainda disponível em preto.

A nível de peso, achei razoável, contudo torna-se um pouco pesada em longos trajectos que a carreguemos à mão. Esta Samsung NX 300 pesa 284g sem bateria e sem objectiva.

Contudo, esta é uma questão com duas perspectivas. Na minha opinião, se é um amador iniciante, talvez não esteja predisposto a ir com uma máquina deste peso para as suas aventuras.

Por outro lado, se já tiver alguma experiência neste mundo, o peso do equipamento é uma questão meramente secundária. Não se esqueçam que a qualidade produzida por um equipamento destes é diferente do conseguido por qualquer smartphone/tablet.

Esta nova Samsung Smart NX300 vem com um também novíssimo sensor APS-C CMOS de 20,3 MP ultra-sensível e um avançado sistema de focagem automática híbrido para proporcionar imagens nítidas que eliminam a linha entre o profissional e o entusiasta.

O obturador apresenta uma velocidade de 1/6 000, o que significa que o utilizador poderá acompanhar qualquer acção e captar com precisão um momento de ritmo acelerado que de outra forma perderia.

Outra grande novidade é o disparo contínuo de 8.6 fps, ideal para que não perca nada de uma acção com bastante movimento. E como a Samsung é uma marca moderna, wifi era coisa que não poderia faltar, sendo assim a NX300 é uma Câmara Smart 2.0 com Wi-fi Dual Band e direito a um botão com Direct Link que permite enviar rapidamente e sem fios, imagens para um telemóvel, tablet, PC ou televisor de alta definição Smart.

Na parte traseira encontra-se um LCD flexível, pode ver abaixo os vários movimentos do mesmo:

 

MENU

O Menu desta Samsung NX 300 é um pouco semelhante à já analisada Galaxy Camara. Oferece igualmente um vasto leque de categorias e definições que respondem às necessidades do utilizador mais amador, ao profissional exigente.

Modo para capturar facilmente a foto desejada, capturando automaticamente a cena.

Modo de fotografar em exposição automática com velocidade do obturador e valor de abertura da câmara ajustados automaticamente.

Modo de fotografar em exposição automática de prioridade da abertura com abertura ajustada automaticamente do valor de abertura definida pelo utilizador.

Modo de fotografar em exposição automática de prioridade do obturador com abertura ajustada automaticamente da velocidade do obturador definida pelo utilizador.

Modo de fotografar em exposição manual com velocidade de obturador e valor de abertura definidos pelo utilizador.

Modo para tirar fotos, selecionando funcionalidades com o botão i-Fn da lente.

Este modo permite tirar fotos com várias opções que são predefinidas para cenários pré-definidos. São apresentados 14 modos diferentes, como o Embelezar rosto que capta uma imagem mais suave através da correção de rosto, paisagem para captar imagens da natureza, tons fortes que realça as cores vivas das suas fotografias, panorama para fotos até 360º de visão, ou modo noite para cenários de nocturnos ou até mesmo pouco iluminados.

« página anterior pág. 1/3 página seguinte »

 

2ª Parte – Imagem/Vídeo

Esta Samsung Smart NX300 traz variadas definições, categorias e funcionalidades de fotografia de forma a que tanto um utilizador amador como um profissional, tirem o máximo partido daquilo que ela tem para oferecer.

A Samsung já nos (me) habituou a uma imagem de qualidade no resultado das fotografias, portanto esta análise não me deixou nada desiludida no que respeita a esta matéria de imagem, nitidez, cor, luz, brilho, etc.

De origem, esta NX300 vem com uma objectiva Samsung, com uma lente 18-55mm F3.5-5.6 OIS III, o que lhe confere mais qualidade nas suas imagens.

Opcionalmente a Samsung emprestou-nos mais duas objectivas mas, devido à escassez de tempo e também como nos queríamos centrar na análise a este produto, optámos por apenas fazer a análise ao pacote ‘standard’.

FOTOGRAFIA: CATEGORIAS

Como indicámos na primeira parte, esta Samsung NX300 permite fotografar em diferentes modos diferentes.

Modo Automático

Como o próprio nome indica, este modo tem definições automáticas e mais básicas, aconselhável para os registos mais comuns do dia-a-dia, sem que se deseje a máxima resolução. Este modo detecta o cenário automaticamente e personaliza as definições que ache mais adequadas para que obtenha um resultado satisfatório.

Deixamos aqui, primeiramente um registo em modo normal:

E agora com zoom:

 

Modo Inteligente

Dentro deste modo, existem vários efeitos/personalização pelas quais pode optar. Vamos conhecer algumas.

Neste modo conseguirá captar da melhor forma, a imagem de rostos. A Samsung dispõe de um software dedicado a suavizar o seu rosto e a corrigir imperfeições, deixando a cara das pessoas muito mais limpa. Deverá ter sempre em atenção e ter o cuidado de olhar de frente para a câmara caso queira que esta funcionalidade seja activa, caso contrário o programa indicará que nenhum rosto foi reconhecido.

O resultado é bastante satisfatório, contudo o utilizador deverá ter também conhecimentos mínimos e saber, por exemplo, que deve colocar-se de frente para uma fonte de luz para que os resultados tenham a máxima qualidade, caso contrário, as correcções serão exageradas.

Neste modo o utilizador pode tirar várias fotografias de si (não esquecer de centralizar o seu rosto, para activar a funcionalidade), e depois a câmara irá escolher aquela que ficou melhor, ou o próprio utilizador poderá escolher a que pensa ter ficado mais bonita.

Dedicado essencialmente a paisagens e à natureza, o modo paisagem realça o verde e o azul dos ambientes, tornando-os mais intensos.

Gostei bastante dos resultados que obtive neste modo, principalmente quando é aplicado o zoom. A verdade é que quando se explora e brinca com o zoom, acaba por se ficar algo viciado, no bom sentido, uma vez que um dos pontos positivos é a simplicidade e intuição que esta NX300 traz consigo.

Modo normal

Com Zoom

Este modo está projectado, para que fotografe com a máxima qualidade objectos ou imagens próximas.

Contudo, neste, e noutros modos (como o modo panorâmico) o uso de um tripé faz toda a diferença.

No meu caso, como não tenho, é natural que o resultado não seja com 100% de toda a capacidade deste equipamento.

Mais uma vez, o resultado em zoom a ter uma qualidade bastante satisfatória. Optei por utilizar o auto-focus que foca onde se quer, bastando para isso clicar no ecrã.

Modo normal:

Com Zoom:

Este modo é indicado para tirar fotos a movimentos rápidos, e conseguir captar momentos que se encontrem em movimento.

Com os efeitos tons fortes, as cores serão realçadas, sobressaem na suas imagem, dando-lhe um toque muito mais brilhante e colorido! Caso tenha oportunidade, experimente esta funcionalidade, é uma das minhas preferidas, sem dúvida! É notório o realce dado às cores.

Modo normal:

Grande parte das máquinas, actualmente, já permite criar uma fotografia panorâmica. Este modo permite-lhe combinar várias fotografias de forma a ter a sua própria foto panorâmica. O processo é muito simples. Basta projectar a câmara para o início da foto e depois arrastar, sem se mover muito (caso não possua um tripé), até ao fim do cenário que quer que fique captado na imagem.

Este modo é indicado para quando quer captar quedas de água, ribeiros, águas correntes, cachoeiras, etc, numa exposição longa. Recomenda-se um tripé, como é comprensível, para a obtenção de melhores resultados.

Ideal para captar silhuetas com iluminação de fundo.

Também como o nome indica, este modo está preparado especialmente para fotografar imagens com vários tons e luminosidade particulares como um pôr do sol.

É o modo indicado para obter imagens com mais brilho, em ambientes com pouca luz, mesmo sem a necessidade de utilizar o flash.

Neste moto eu recomento vivamente o uso de um tripé uma vez que, para captações mais finas, a máquina necessitará de mais tempo para processar até terminar a imagem, e caso não tenha um tripé terá que aguentar a máquina numa posição estável, caso contrário a sua fotografia fica com um resultado completamente distorcido.

Este modo superou as minhas expectativas, achei que está muito melhor que aquele que encontrei na Galaxy Camara, muito mais definido, muito mais simples e também com melhor detalhe.

É mais um dos modos que nos deixam a nós, utilizadores, ‘agarrados’ a querer explorar cada vez mais! Gostei!

Este modo destina-se a captar cenários mais particulares como fogo de artifício, em que a imagem exige uma luminosidade e cor pré-definidas.

Indicado para captar trilhos/traços de luz, como por exemplo, as luzes do trânsito em movimento, numa exposição longa durante a noite. Como é compreensível, é recomendável um tripé.

Por outra perspectiva, pode utilizar estas imagens também para belíssimos imagens de fundo! Ficam fantásticas, e cada uma é única, gosto bastante do efeito.

Neste modo, a câmara detecta automaticamente um cenário e depois aplica-lhe um efeito que considera adequado.

Os filtros são basicamente bastante interessantes até, e podem fazer fotografias engraçadas para depois partilhar mais até pelas redes sociais.

Nota-se claramente o realce das cores, os contornos e a luz e a aplicação de algumas sombras.

Em paisagem também se obtem um resultado bastante interessante:

 

FOTOGRAFIA: FLASH

Optei por dedicar umas pequenas linhas ao flash, apenas para evidenciar que este é também um factor importante nesta máquina.

Este flash é uma peça de encaixe, pequena, leve e flexível quando encaixada.

Relativamente ao resultado, deixo aqui um pequeno exemplo de uma imagem com flash e outra tirada em modo noite.

Flash

Modo Noite

 

FOTOGRAFIA: ZOOM

Apesar de já ter demonstrado a capacidade do zoom (nomeadamente da objectiva que vem de no pacote), também achei pertinente falar-se um pouco mais sobre as capacidades de zoom da NX300.

É realmente um dos pontos que mais me atrai ao analisar máquinas, o zoom.

Fiquei bastante satisfeita com a capacidade desta Samsung NX300, para além de ser bastante intuitiva, mostrou também bastante resolução e uma imagem clara e limpa.

Claro está, conforme já afirmei acima, que com um tripé os resultados seriam muito mais satisfatórios, ainda assim, gostei das imagens que obtive.

Alguns registos:

 

VÍDEO

Para testar e analisar a capacidade de vídeo, resolvi filmar  um cenário de paisagem, focando zoom em vários pontos, e utilizando duas objectivas diferentes. A primeira objectiva utilizada é aquela que vem de origem com a Samsung NX 300, com uma lente 18-55mm F3.5-5.6 OIS III, e a segunda objectiva tem uma capacidade de zoom superior, contando com uma lente de 50-200 mm.

Vídeo com a objectiva de 18.55mm

Gostei bastante da experiência de vídeo. A imagem é nítida e limpa. Consegue-se fazer zoom com facilidade, no entanto é compreensível que esta objectiva não tem muito alcance para quem quer um zoom mais de perto. Esta filmagem não foi feita com auxílio de tripé, o que é também aconselhável para quem quer uma imagem mais estável. Mas mesmo assim, penso que se consegue visualizar que tem uma boa captação.

A nível de áudio, podemos também verificar que, apesar do vento que se fazia sentir, há uma boa captação e diferenciação de sons.

Vídeo com a objectiva de 50-200 mm

Como é natural, a filmagem com esta objectiva foi muito melhor… gostei muito mais.

Mas especificamente no zoom, porque eu adoro explorar o zoom e esses pormenores.

No entanto uma filmagem/fotografia de aventura (leia-se sem tripé ou amadora) com uma objectiva destas tem também algumas desvantagens. Em primeiro lugar é notória a minha dificuldade em fazer zoom uma vez que a peça rotativa parecia um pouco ‘obstruída’. Em segundo lugar, porque a máquina com um peso considerável, que não é confortável para quem quer andar a explorar locais com uma máquina às costas.

For a isto, é fantástico filmar com ela… mas não faça como eu, e use tripé!

«INÍCIO»

« página anterior pág. 2/3 página seguinte »

3ª Parte – Conclusão

BATERIA & ARMAZENAMENTO

A Samsung NX 300 traz uma bateria de lítio que pode ser carregada quer por cabo de energia ‘normal’, quer por cabo USB.

Relativamente ao tempo, demora pouco tempo a carregar, cerca de 30 a 1h. E um pouco menos se for em tomada, como é natural.

O tempo de bateria é satisfatório e, considerando que esta máquina esteve em testes, ou seja, esteve a ser utilizada na maior parte do tempo de forma exaustiva, considero que a bateria aguentou-se bastante bem pois só me lembro de ter  a carregado duas vezes.

Segundo a Samsung, a duração de carregamento de bateria deste equipamento será de 160 minutos, dando para 320 disparos de imagem.

Relativamente ao armazenamento, necessita de cartão de memória, e a câmara está capacitada para receber cartões SD/SDHC/SDXC e UHS-1.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Após algumas semanas a testar esta Samsung Smart Camara NX300, o resultado foi mais que positivo. Gostei bastante da máquina em si, da elegância com que a marca investiu neste aparelho, nos detalhes do equipamento e no toque retro que ele apresenta. Penso que este pode ser um dos pontos chamativos para  a venda deste produto.

Relativamente à máquina em si, desde a Galaxy Camara que me habituei a ver uma vasta oferta de funcionalidades, e esta Smart NX300 não foge à regra. E nota-se que todas as funcionalidades foram bem pensadas, e estão bem concebidas, bem direccionadas para aquilo que estão destinadas, como os efeitos de noite ou de rosto belo. Nota-se muito trabalho tecnológico por detrás de cada um destes efeitos, trabalho que é feito na hora, em segundos, e que é realmente fantástico.

O Zoom, neste caso com a objectiva que acompanha o equipamento, foi também um dos pontos a favor, assim como a nitidez e resolução das imagens obtidas nos vários modos.

Para além de tudo, foi ainda a primeira vez que analisei uma câmara com objectivas intermutáveis e acho que esta máquina está a um nível mais alto para quem deseja começar agora a aprender. Não que seja dificil, pois não é, é bastante intuitiva, mas já oferece funcionalidades e opções de imagem a um nível superior, e eu gostei disso!

Houve, como é natural, pontos positivos mas também menos positivos, como vou deixar descritos mais abaixo, mas o balanço final que faço desta máquina é positivo.

Esta Samsung NX300 tem um PVP de 799€. E este é o que eu penso que seja o ponto mais fraco desta máquina.

PONTOS FORTES

PONTOS FRACOS

O que acharam desta máquina? Poderá ser uma concorrente à altura para as gigantes conhecidas?

«INÍCIO»

« página anterior pág. 3/3 página seguinte »

Exit mobile version