Pplware

Análise Pro Evolution Soccer 2019 (Playstation 4)

Depois de um Verão cheio de futebol, com a realização do Mundial de Futebol na Rússia e do Europeu de Sub19 – ganho pela Seleção das Quinas –, eis que os aficionados da “redondinha” têm de novo a possibilidade de levar os seus clubes à glória sem saírem do sofá. Bastante mais cedo do que nos anos anteriores, chegou às lojas no passado dia 28 de Agosto o simulador de futebol da nipónica Konami. Com muitas ligas licenciadas mas sem as competições de clubes da UEFA, Pro Evolution Soccer 2019 pretende voltar a ser alternativa à concorrência.

Mas será este jogo suficientemente bom para que isso aconteça?


Como já é sobejamente conhecido, a série de jogos de futebol Pro Evolution Soccer perdeu as licenças relativas à Champions League e à Europa League após 10 anos de parceria. Este era um dos grandes atrativos de PES e era um dos motivos pelo qual muitos fãs do “jogo bonito” adquiriam o jogo que é lançado anualmente.

Para colmatar essa mesma perda, a Konami apostou no licenciamento de algumas ligas de menor importância no panorama futebolístico internacional, como são os casos da “nossa” liga NOS, da liga belga e da liga suíça entre outras ligas europeias e sul-americanas.

A questão dos licenciamentos é algo com que a Konami se tem debatido ao longo dos anos e que tem sido o grande calcanhar de Aquiles da franquia PES. Convenhamos que, atualmente e com o cada vez maior nível de exigência por parte dos jogadores e fãs da série, torna-se difícil para a franquia conseguir marcar uma posição quando um dos maiores clássicos do mundo é um FC Barcelona – Madrid White.

Claro que, como muitos sabem, esta situação é facilmente resolvida com a utilização de Option Files – ficheiros criados pelos utilizadores que atualizam os nomes de jogadores, treinadores, equipas e ligas assim como os uniformes oficiais dos vários clubes e seleções. Porém, não fará grande sentido desembolsar cerca de 70€ num jogo para, em seguida, ter de ir à internet descarregar ficheiros de atualização e poder aceder a todas as licenças.

PRO EVOLUTION SOCCER 2019_20180828233553

Mas se o licenciamento das ligas e equipas é um dos aspetos mais problemáticos do jogo, o mesmo já não se pode dizer dos estádios: PES 2019 possui licenças para uma série de estádios por esse mundo fora, fazendo delas uma excelente utilização. Dá gosto ver a forma como os estádios são apresentados, chegando a ser difícil perceber se estamos a jogar um jogo na Playstation 4 – foi esta a versão analisada – ou se estamos a ver uma partida de futebol na televisão. O realismo é avassalador e este é um dos pontos a que temos de, claramente, de tirar o chapéu a PES.

Esse fotorrealismo está em todo o lado; não apenas nos estádios, mas também em diversos momentos do jogo com a utilização de vários ângulos de câmara que nos transportam de imediato para uma transmissão televisiva.

Novos dribles e novos movimentos dos jogadores em campo completam o pacote de novidades e conferem ao jogo ainda mais realismo. PES assemelha-se cada vez mais à realidade, não apenas nos movimentos individuais de cada um dos jogadores em campo, mas também na forma como as equipas se movimentam no terreno de jogo.

PRO EVOLUTION SOCCER 2019_20180828233009

Em PES 2019, é necessário pensar o jogo, perceber de que forma se devem conduzir as jogadas privilegiando mais o jogo de equipa em detrimento das jogadas individuais. Claro que certos jogadores conseguem conduzir uma jogada com a bola controlada mas – com a AI da defesa cada vez mais aprimorada – as hipóteses de sucesso são baixas. Mesmo que se tenha êxito, existe uma última barreira que, em certos casos, é inultrapassável: os guarda-redes estão cada vez melhores e os melhores do mundo estão realmente muitíssimo bons. Não é muito fácil ultrapassar Pickford, Courtois, Neuer ou Lloris.

A este nível, PES 2019 está perto da perfeição. Nada bate ver as redes a balançar após a conclusão de uma jogada perfeita, vendo os melhores jogadores do mundo a movimentarem-se da mesma forma que se movimentam na realidade, fintando e driblando, passando a bola e conduzindo a equipa para a frente de forma concertada e harmoniosa.

PRO EVOLUTION SOCCER 2019_20180901021131

Mas se o gameplay é o ponto mais positivo – e, quiçá, o mais importante – outros aspetos do jogo deixam um pouco a desejar. Os comentários aos jogos são – pelo menos na língua de Camões – sofríveis. Repetitivos e sem qualquer tipo de dinamismo, levam-nos a pensar que quem comenta está a ler um guião pré-escrito e não a relatar um jogo que está a decorrer.

Passados todos estes anos também se pedia uma modernização do grafismo dos menus e um aumento nos modos de jogo disponíveis, algo que não se verificou. Claro que estes são pontos de somenos importância, mas quando se junta tudo no mesmo pacote não é difícil concluir que a Konami ainda tem de evoluir algumas características do jogo se quiser voltar à ribalta.

Contudo, no geral, PES 2019 é belíssimo e, acima de tudo, é divertido de se jogar e é exatamente isso que se espera de um jogo de futebol. Ver o jogo a decorrer, ser parte integrante na ação, ver as bancadas a vibrar com cada passe, cada golo e nós, jogadores, a sentir que também estamos a levar o nosso clube ou seleção ao encontro da vitória. E isso, por muito que o que está à volta não seja perfeito, está lá.

PRO EVOLUTION SOCCER 2019_20180901021240

Veredicto

A perda das licenças relativas à Champions League e à Europa League foi um rude golpe numa franquia que tenta a todo o custo voltar à ribalta e posicionar-se como um concorrente direto, sério e válido à franquia FIFA. Mas, mesmo com essa perda, PES 2019 conseguiu oferecer-nos um jogo de futebol que, não sendo perfeito, é dos melhores até à data. Com poucas alterações em relação aos jogos anteriores, PES 2019 é um jogo fabuloso e divertido de se jogar.

A aposta nas melhorias no gameplay foi claramente ganha e proporciona-nos ótimos momentos de futebol. Apesar de ter ainda muito por onde evoluir, a franquia está no bom caminho. Infelizmente a máquina de marketing da Konami não é comparável à da Eletronic Arts e, apesar de tudo, não podemos deixar de nos questionar sobre se esta evolução chegará a tempo de permitir que a franquia retome o lugar de destaque que já teve.

Pro Evolution Soccer 2019

Exit mobile version