Pplware

Análise: O que nos reserva o novo Office 2016?

A chegada de uma nova versão do Office é sempre um momento de avaliação para a Microsoft e para as suas equipas de programadores, que procuram melhorar uma das suites mais usadas.

Lançado no passado mês de Setembro, o Office 2016 promete ser algo de completamente diferente, focado agora na segurança e no trabalho corporativo. Vamos hoje conhecê-lo em pormenor.

O Office é de todas as suites de produtividade que existem no mercado a mais conhecida e provavelmente a mais usada. É por essa razão que a chegada de uma nova versão levantou dúvidas de que forma poderia a Microsoft melhorar esta sua oferta.

A verdade é que há ainda muito para evoluir e para inovar e a prova disso é tudo o que este novo Office 2016 traz, não apenas ao nível da usabilidade e das novas ferramentas, mas também na segurança e no trabalho corporativo.

Mas o que tem o Office 2016 de novo face às versões anteriores e a tudo o que a concorrência oferece?

O que mudou no visual do Microsoft Office 2016?

Os utilizadores da antiga versão 2013 vão sentir-se em casa, uma vez que as alterações feitas à interface não foram muito profundas.

O novo Office 2016 está agora mais colorido, seguindo as linhas do Windows 10, com a barra superior totalmente preenchida com a cor predominante do programa que estamos a usar.

Partilha, Colaboração e a Cloud

Nesta nova versão da suite de produtividade, a partilha e cooperação de documentos são um dos principais destaques. Agora podemos utilizar o Word em modo colaborativo com edição em tempo real.

É de referir que podemos fazer login com a nossa conta Microsoft independentemente se foi esta a conta usada para registar o Office 2016, fazendo com que seja fácil continuar os documentos em várias máquinas.

Outra das novidades que será visível assim que o utilizador abre o programa é a caixa “Diga o que pretende fazer…”, nesta local podemos pesquisar funções com uma maior facilidade.

Quais são as novas funcionalidades?

Modo Colaboração – disponível no Word e no Power Point

anterior próxima

Este novo modo colaborativo, apesar de ser em tempo real, tem um espaço temporal entre a elaboração e recepção de alterações. Cada modificação do utilizador, tem de ser salva para ser visível pelos restantes editores.

Assim, esta nova funcionalidade nativa é extremamente útil mas deverá ser melhorada para que a utilização seja mais fácil e eficaz.

Esta partilha tem de ser feita utilizando o serviço de armazenamento cloud da Microsoft, o OneDrive ou através do SharePoint do Office 365.

Barra “Diz o que pretendes fazer…” – disponível no Word, Excel, Power Point, Outlook, Access

anterior próxima

Este local permite-nos ter acesso às funções de forma simplificada e eficaz. A edição de cada documento torna-se assim mais rápida e fluida.

Pesquisa Inteligente – disponível no Word, Excel, Power Point e Outlook

anterior próxima

Adicionar a componente de pesquisa ao Office foi, sem dúvida, a cereja no topo do bolo.

Qualquer utilizador pode agora fazer uma pesquisa sobre algo que tenha no seu documento, de forma simples e sem sair do programa. Assim, aparece uma nova divisão da janela em utilização com a pesquisa feita no BING.

Mais gráficos disponíveis e previsão rápida – disponíveis no Excel e Power Point

anterior próxima

Estes dois segmentos do Office ganharam 6 novos gráficos e ainda uma função de previsão de resultados em apenas um clique.

Com isto, o utilizador poderá visualizar de forma constante as diferenças dos seus resultados e ainda prever os próximos resultados.

Equação Digital – disponível no Word, Excel, Power Point

anterior próxima

Extremamente útil para dispositivos com ecrã touch, esta nova funcionalidade ajuda a que o utilizador escreva a sua equação de forma ainda mais simplificada.

E ainda… funções mais específicas para cada segmento…

Outlook

O novo Outlook tem duas funcionalidades muito úteis para os utilizadores frequentes. A primeira é a listagem dos ficheiros mais recentes a aparecer na selecção dos anexos.

E a segunda é a triagem de correio, nesta função o Outlook aprende como tratamos dos nossos emails, facilitando assim o tratamento de correio recepcionado.

Access

É agora possível exportar listas completas de dados do Access para o Excel.

Foi sem dúvida uma evolução positiva no que toca ao novo Office 2016. A Microsoft inovou e conseguiu interligar muitos dos serviços de que dispõem para uma melhor utilização das funções presentes nesta versão do Office.

Toda a experiência de utilização do programa é feita de forma fluida, simples e prática para qualquer tipo de pessoa, do mais ao menos experiente.

Exit mobile version