Pplware

Análise: Nubia Z17 lite, pormenores que marcam a diferença

A Nubia é uma marca que se tem mantido à margem das mais populares, mas esta posição não corresponde à qualidade dos seus produtos. Não estamos a falar de “mais uma marca chinesa”. A qualidade que a marca emprega nos seus smartphones é visível assim que se abre a caixa e, por isso, vale a pena dar-lhe a conhecer melhor a oferta Nubia.

Depois de algumas semanas de utilização, chega o momento de lhe mostrarmos tudo sobre o Nubia Z17 lite.


Características Gerais

O Nubia Z17 lite traz um SoC da Qualcomm, o Snapdragon 653, octa-core, com 4 núcleos a 1,95 GHz e outros 4 a 1,4 GHz. Traz ainda uma GPU Adreno 510, 6 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno.

O ecrã é IPS de 5,5″, com resolução FullHD e densidade de píxeis de 401ppp, já habitual nos smartphones FullHD de 5,5″. O que é de ressaltar neste smartphone é o facto de não existir moldura lateral. A largura do vidro é a mesma largura do ecrã, algum que nunca tinha visto num smartphone em testes.

Quanto às câmaras, o Nubia Z17 lite vem equipado com dois sensores de 13 MP, com abertura f/2.2, com o objetivo de criar efeito desfocado no plano de fundo das fotografias. A câmara frontal, dedicada às selfies, é de 16 MP com abertura f/2.0.

O sensor de impressões digitais está colocado na traseira, vem com USB Tipo-C, tem Wi-Fi ac e Bluetooth 4.2. A capacidade da bateria é de 3200 mAh, com tecnologia de carregamento rápido Quick Charge 3.0 da Qualcomm.

Especificações completas

Ecrã
  • 5,5″ de resolução 1080 x 1920 píxeis, 401 ppp
Processador
  • CPU: Qualcomm Snapdragon 653, Octa-core (4 x 1,95 GHz Cortex-A72 & 4 x 1,4 GHz Cortex-A53)
  • GPU: Adreno 510
Rede
  • LTE/HSPA+/GSM (sem suporte da banda 20 da rede LTE)
Sistema Operativo
  • Android 7.1.1 (Nougat)
  • nubia UI 5.0
Memória
  • Memória RAM: 6 GB
  • Memória interna: 64 GB
  • Memória externa: cartão microSD até 256 GB
Câmara
  • Principal (traseira): Dupla 13 MP (f/2.2) com flash LED de dois tons, gravação de vídeo a 4K
  • Secundária (frontal): 16 MP, com gravação de vídeo a 1080p
Sensores
  • Impressões digitais, acelerómetro, giroscópio, bússola, proximidade, luminosidade
Dimensões e peso
  • 153 x 72,6 x 7,6 mm, 168 g
Conectividade
  • Wi-Fi 802.11 b/g/n/ac, Wi-Fi Direct, hotspot
  • GPS, A-GPS e GLONASS
  • Bluetooth 4.2, A2DP, LE
  • USB: USB Tipo-C
Bateria
  • 3200 mAh Li-Ion – Quick Charge 3.0
Cores
  • Preto/dourado (modelo em análise), preto e azul

 

Hardware e Design

O Nubia Z17 lite apresenta-se com um design e construção bastante cuidados, onde é visível o cuidado que a marca teve em todos os pormenores. A construção é em metal, com um acabamento macio ao toque e uma curva na traseira para uma maior ergonomia. O vidro frontal tem também acabamento curvo (2.5D) e a união entre o vidro e a estrutura em metal é rodeada de uma faixa dourada (no modelo em análise).

Mas os pormenores não se ficam por aqui. Em volta da câmara traseira há uma faixa vermelha, o sensor de impressões digitais também tem um pormenor dourado e o mesmo acontece em volta do flash LED. O botão tátil frontal, o típico botão home, é destacado por um círculo vermelho retroiluminado e ao seu lado existem outros dois botões táteis com uma leve iluminação perceptível apenas em ambientes escuros. Estes botões são de retroceder à esquerda e aplicações recentes à direita.

Acima do ecrã de 5,5 polegadas (16:9), sem margens laterais, está posicionada a câmara, os sensores de luminosidade e proximidade e o altifalante. Em baixo, já nas laterais, existe a grelha com o microfone, a porta USB Tipo-C e a outra grelha de áudio com o altifalante principal. Em cima apenas existe um segundo microfone. Do lado esquerdo a marca colocou a ranhura para os cartões e do lado direito os botões de Power e Volume.

 

Na caixa

 

Interface e desempenho

A Nubia tem a sua própria interface de utilizador desenhada sobre o Android Nougat, neste caso, na versão 7.1.1. A interface é a nubia UI 5.0 e apresenta grandes alterações face ao Android puro, que marcam a diferença em termos de utilização.

 

nubia UI 5.0

Na nubia UI 5.0 as diferenças começam a notar-se logo na gestão das definições rápidas que normalmente acedemos ao deslizar a barra de notificações para baixo. Neste caso, para aceder à gestão da rede Wi-Fi, Bluetooth, definições de som, ajuste da luminosidade, entre muitas outras ações rápidas, é necessário deslizar o ecrã não em cima, mas em baixo, acima dos botões táteis de retroceder ou aplicações recentes.

Depois, esta interface também suporta a divisão de ecrã e utilização de duas aplicações em simultâneo. Para tal, deve deslizar-se o ecrã de baixo para cima, na direção do botão home, ou seja, ao centro do ecrã. Aí basta abrir as aplicações pretendidas e ajustar o ecrã da forma desejada.

Então e na barra de notificações? Nesse local ficam só mesmo as notificações, que se acedem como em qualquer outro Android e onde o utilizador tem a possibilidade de interagir com ações rápidas, como resposta ou arquivo de e-mails ou resposta a mensagens. As definições, apesar da imagem ligeiramente diferente, têm uma organização semelhante.

 

O desempenho

Como habitualmente, para avaliar o desempenho, além da utilização intensiva pela ótica do utilizador comum, ainda foram corridos alguns testes de benchmark, nomeadamente, Geekbench e AnTuTu, já na versão 7.0.7.

Os resultados não são extraordinários, mas são coniventes com o hardware que integra e com desempenho real. Permite executar todas as tarefas de forma eficaz mas não é um smartphone super rápido.

Onde este smartphone se supera é na qualidade fotográfica, que será abordada no tópico seguinte, e na qualidade do ecrã que apresenta cores muito equilibradas e uma definição e contraste muito bons. Uma vez que não tem qualquer moldura na lateral do smartphone, a última linha de píxeis fica com as cores um ligeiramente alteradas.

 

Fotografia

No Nubia Z17 lite é notória a importância que a marca deu a este tópico da fotografia, integrando funcionalidades bastante interessantes à aplicação câmara e aos próprios módulos fotográficos colocados, sendo que vem equipado com dois sensores de 13 MP na traseira, com abertura f/2.2, e uma câmara frontal, dedicada às selfies, de 16 MP com abertura f/2.0.

A câmara traseira grava a 4K a 30 fps e a 1080p a 60 fps. Já a frontal so permite gravação de vídeo a 1080p a 30 fps.

A aplicação câmara tem o modo Foto, que faz uma captura em modo automático, onde é possível definir manualmente o ponto de focagem, a utilização de HDR, flash ou inclusão de filtros instantâneos. Tem depois um modo PRO, onde vários parâmetros podem ser definidos manualmente pelo utilizador, como velocidade do obturador, equilíbrio de brancos, ISO e distância focal.

No modo de vídeo permite obviamente gravar vídeos e, no modo vertical, a câmara vai tirar partido do segundo sensor criando o efeito de fundo desfocado nas fotos, comum deste tipo de câmaras.

Em Câmara-Família existe uma série de modos mais criativos para captação de imagens, desde Multi Exposição, Pintura de Luz, Abertura Eletrónica, Time-Lapse, 3D, macro, entre muitos outros.

As fots captadas apresentam resultados muito bons em ambientes com luz natural e as fotos captadas com pouca luz e com flash também são surpreendentes, considerando a gama em que o smartphone se insere. A capacidade de desfocagem é interessante também, para um smartphone nesta gama. De seguida, deixo alguns exemplos.

 

COM MENOS LUZ

 

Modo automático

 

Câmara dupla

 

Animais

 

Selfie

 

Bateria

O Nubia Z17 lite vem equipado com uma bateria de 3200 mAh que lhe garante uma autonomia de 1 a 2 dias, com uma utilização intensiva ou moderada, respetivamente. Através do teste de autonomia da app PC Mark, conseguiu 7 horas e 39 minutos num consumo intensivo dos 80 aos 20%.

Em termos de carregamento, este smartphone traz tecnologia de carregamento rápido, carregando 30% em meia hora. A bateria, na totalidade, carrega em 2 horas.

 

Veredicto

O Nubia Z17 lite destaca-se nos pormenores. O cuidado na construção e no design, o ecrã sem margens laterais com uma excelente qualidade de visualização de conteúdos, a qualidade fotográfica em vários cenários e os vários modos de captura que oferece, bem como alguns pormenores ao nível da interface, marcam a diferença.

Em termos de desempenho, apesar de não se destacar, é capaz de cumprir com todas as tarefas de forma eficaz.

Este smartphone encontra-se disponível por cerca de 160€ utilizando o código de desconto VLIQQAZV, um preço muito em conta considerando a qualidade do equipamento. O envio não fica sujeito à alfândega ao utilizar o método HKEU Priority Line.

Estão ainda disponíveis muitos outros smartphones com grandes descontos.

O Pplware agradece à Geekbuying a cedência do Nubia Z17 lite para análise.

Nubia Z17 lite

Exit mobile version