Pplware

Análise MARVEL’s Spider Man (Playstation 4)

Super-heróis em videojogos não representa nenhuma inovação e encarnar o Homem-Aranha num jogo de computador ou consola também não é original. Mas é novidade podermos vestir a pele de um dos mais conhecidos e amados super-heróis na Playstation 4.

Foi isso mesmo que a MARVEL e a Insomniac Games nos proporcionaram, num jogo repleto de ação, aventura e muitas teias de aranha!


O Homem-Aranha é um dos mais afamados super-heróis de todos os tempos e já esteve presente em inúmeros jogos em inúmeras gerações de consolas. Porém, a Playstation 4 ainda não tinha tido a honra de ter um jogo dedicado ao mais famoso aranhiço do mundo. Pois, bem, esse momento chegou e a Sony e a Insomniac Games presentearam-nos com algo que apenas pode ser descrito como fabuloso.

MARVEL’s Spider Man chegou finalmente às consolas de nova geração e com ele a ação e aventura próprias do universo Spider Man.

Recorrendo a um ritmo frenético, vamos poder encarnar o personagem principal quer na sua faceta de super-herói, quer na sua faceta de Peter Parker e conhecer um pouco mais da sua história e daquilo que o move.

O jogo começa no meio de uma cena de ação em que temos de perseguir e de levar um conhecido criminoso à justiça. Para conseguirmos chegar até ele teremos de derrotar inimigos – que aparecem aos magotes vindos sabe-se lá de onde –, balançar-nos do alto de arranha-céus presos apenas por finas teias de aranha e tentar não estar no caminho dos tiros que vão sendo disparados contra nós.

Somos obrigados a fazer uso de toda a nossa agilidade para nos desviarmos de golpes que, de outro modo, poderiam ser fatais e também das capacidades especiais que nos permitem efetuar combinações de golpes bastante eficazes. Tudo isso é controlado por uma barra de foco que vai ficando mais intensa à medida que vamos derrotando inimigos ou nos vamos desviando dos seus ataques. Esta barra de foco ainda nos permite recuperar energia, o que se torna bastante útil quando nos encontramos no meio de uma refrega e rodeados de vários adversários.

Mas a nossa agilidade não serve apenas para derrotar os nossos inimigos. Teremos de a usar para fazer o que o homem-aranha faz melhor: baloiçar-se pelos vários edifícios da cidade de Nova York preso apenas por teias de aranha. Este é o aspeto do jogo que não podia falhar e este é, na realidade, o ponto que faz com que este jogo deixe de ser apenas bom e passe a ser excelente. Cada pormenor dos cenários foi elaborado para que o jogador se sinta um verdadeiro Homem-Aranha. As sequências em que o nosso herói percorre as ruas da cidade são quase saídas de um filme e a fluidez dos movimentos permite controlar de forma perfeita tudo aquilo que o nosso adversário faz.

Esta fluidez, aliás, está também presente nas sequências de combate, o que oferece aos jogadores momentos de ação e adrenalina sem interrupções. O sistema de combate beneficia da natural subida de nível que o jogador vai atingindo à medida que vai avançando no jogo. Conforme vamos progredindo, ganhamos pontos de habilidade que poderão ser utilizados para evoluir os nossos poderes de ataque ou defesa, os nossos movimentos ou as nossas habilidades. Por exemplo, podemos melhorar a nossa resistência a ataques ou disparos, podemos melhorar a nossa capacidade para perscrutar o cenário em busca de objetos escondidos, ou ainda melhorar a nossa capacidade de repor a energia.

Para além da missão principal, e como é hábito neste tipo de jogos, existe uma série de missões paralelas que nos permitem acumular tokens que poderão ser depois trocados – não só pelas melhorias de habilidades já descritas – mas também por novos gadgets. Isto significa obrigatoriamente que, caso o jogador queira experimentar um pouco de tudo, terá de se desviar do caminho da ação principal e preparar-se para as múltiplas side quests existentes. Perseguir criminosos específicos, seguir drones pela cidade ou até mesmo limpar o lixo das ruas são alguns exemplos.

Sem querer estragar a surpresa aos jogadores, este é um dos jogos que mais tem para oferecer e que mais possibilidades nos oferece para explorar o cenário com poucas – ou mesmo nenhumas – restrições. Para desbloquear as muitas side quests existentes, há mesmo a necessidade de explorar todo o mapa e há muito para descobrir.

Uma última palavra para os gráficos, algo que – neste jogo – não poderia deixar de ser mencionado. É uma delícia ver o nosso herói a percorrer as ruas de uma das mais icónicas cidades do mundo. Edifícios, ruas e veículos recriados até ao mais ínfimo pormenor oferecem-nos um cenário deslumbrante e realista. Os personagens têm uma apresentação detalhada que revela o cuidado e dedicação que foi dado a este jogo.

Veredicto

Depois de tudo aquilo que vimos e jogámos, é possível dizer sem grandes dúvidas que estamos perante um dos melhores jogos do ano. O universo Spider-Man foi bem aproveitado pela Insomniac e isso vê-se.

É um jogo divertido de se jogar, com a ação sempre a decorrer a um ritmo elevado. A fluidez do jogo proporciona-nos momentos absolutamente fabulosos ao vermos um dos nossos heróis favoritos a saltar de edifício em edifício. Jogo obrigatório para todos os fãs da MARVEL, de Spider-Man, de super-heróis ou apenas para fãs de grandes jogos.

Marvel’s Spider-Man

Exit mobile version