Pplware

Análise iRobot Roomba 880… cuida do lar e até do ar!

As tarefas de limpeza são aborrecidas, pelo menos para a maioria das pessoas. É tempo que poderia ser aproveitado para algo muito mais interessante. Assim, colocar na tarefa de aspirar um aspirador autónomo parece-nos uma excelente ideia.

Querem uma sugestão? Pois muito bem, hoje deixamos a análise ao iRobot Roomba 880, um dos melhores do mercado a limpar sem queixumes e com um profissionalismo de alto gabarito. Vamos conhecer este robô prendado.

Existem muitos no mercado mas sabemos de antemão que a iRobot lidera o desenvolvimento deste tipo de equipamentos. Em cada nova série aplica evoluções nos dispositivos por forma a oferecer uma maior eficácia no que toca à limpeza.

Assim, este modelo da série 800, o Roomba 880, traz várias novidades que certamente vão convencer os mais cépticos.

 

Na caixa

A caixa do Roomba 880 é simples, traz o aspirador, a base de carregamento e o cabo de ligação à rede eléctrica. Ponto, não traz mais nada e não precisa, pois do resto o equipamento dá conta.

Contudo, esta é a versão “light”. Há uma versão que adiciona uma “parede virtual” e um comando remoto.

 

Pontos fortes

  • Rolos em vez de escovas, menos manutenção
  • Bateria com dobro da performance
  • Sucção muito mais poderosa com AeroForce
  • Melhores sensores de detecção de lixo
  • Melhores filtros de poeiras
  • Não fica preso nos tapetes mais altos

Pontos menos fortes

  • Algoritmo de área de limpeza ainda é aleatório o que o faz perder tempo
  • Tem aproximações bruscas aos móveis
  • Faz barulho, principalmente no chão duro, cerca de 80Db
  • Preço
  • Reservatório que sendo maior, ainda é pequeno

 

 

Características

Aqui é onde podemos desde já perceber que este modelo é especial. Há um salto considerável para os modelos anterior.

 

Aqui há algumas considerações a fazer. Primeiro o nível de ruído, este deveria ser ligeiramente menor em acção em pisos mais duros. Incomoda, embora não seja um ruído insuportável, mas não pode de certeza estar, em simultâneo, cómodo a ver TV. Já em cima de carpetes, alcatifas ou tapetes, o nível é menor, podendo ser tolerado mais facilmente.

 

Bateria iRobot XLife

É importante destacar a bateria pela evolução sofrida. A série 800 recebeu um novo modelo de bateria, o iRobot XLife, esta novidade vem aumentar consideravelmente o desempenho do aspirador.

Em vários artigos anteriores sobre este assunto, fomos abordados com várias questões sobre a bateria, a mais frequente questionava a durabilidade da mesma e se havia substituição da bateria. Para percebermos um pouco mais sobre este componente podemos dizer que esta nova série traz um bateria de Ni-MH ou, mais correctamente, uma bateria de hidreto metálico de níquel. Ora, é possível facilmente encontrar no mercado (até mesmo na loja online da marca) uma bateria de substituição, quando os 400 ciclos da original estiverem gastos.

Curiosamente, esta bateria é composta por 12 pilhas agrupadas que formam a unidade de energia do aspirador.

Dica: se nalguma altura tiver de deixar muito o tempo o Roomba sem trabalhar (férias por ex.), carregue a bateria totalmente, retire a mesma do Roomba, guarde-a num local fresco e seco, isso irá fazer com que a bateria e o próprio equipamento durem mais tempo.

 

Reservatório e Filtros

Outra das novidades é o aumento da capacidade do reservatório de lixo. Está maior e também mais fácil de limpar.

E para quem tem animais em casa, vai ver que é muito importante esta nova porta de acesso. Testámos compulsivamente o aspirador num ambiente de pelos de cão onde o trabalho era praticamente insistir na limpeza dos pelos que se acumulavam numa determinada área. Esta acção mostrou a força de sucção e o poder de compactação do lixo no depósito, armazenando mais.

Quando está cheio, o Roomba avisa, de forma sonora e luminosa, que tem o deposito cheio.

Os filtros estão a cargo do sistema HEPA.

Os filtros HEPA são compostos por uma malha de fibras dispostas aleatoriamente. As fibras são compostas de fibra de vidro, com diâmetros entre 0,5 e 2 µm. Os factores mais importantes a considerar num filtro HEPA são o diâmetro das fibras, a espessura do filtro e a velocidade das partículas.

O espaço entre as fibras é muito maior do que 0,3 µm, mas é incorrecto o senso comum de que o filtro HEPA funciona como uma peneira, em que partículas menores do que a maior abertura podem passar por ele. Ao contrário dos filtros de membrana, em que partículas com a mesma largura da distância entre as fibras, os filtros HEPA são projectados para reter contaminantes e partículas muito menores.

 

Design

Não podemos, hoje em dia, dissociar o aspecto da performance. Gostamos de gastar dinheiro também em equipamentos bonitos, bem conseguidos em termos de design.

Nesse aspecto, este Roomba está muito sóbrio, linhas rejuvenescidas mas dentro do estilo da iRobot já bastante conhecida no mercado. O negro dos plásticos contrastam com os LEDs de várias cores que podem ser vistos no normal funcionamento. As transparências nos menus dão um toque inovador ao equipamento. Não parecendo, os olhos também “comem”… e decidem!

 

Programação

O Roomba 880 permite que o utilizador o programe para num determinado dia a uma determinada hora o início da sua actividade autonomamente. Para isso é importante que, ao retirar da caixa e colocar a carregar pela primeira vez, seja programada a hora certa e o dia da semana.

 

Gostámos da facilidade proporcionada pelos botões do Roomba 880. Com eles podemos definir manualmente a limpeza com intervalos regulares, horários específicos e salas específicas.

 

Manutenção

Não se engane. Embora o robô seja autónomo, aspire sem necessidade da sua presença, carrega as baterias sem o seu auxílio… há coisas que vai ter de fazer, uma manutenção de vez em quando tem de ser.

Basicamente a culpa é sua. Embora esta série use rolos de silicone e não escovas, como as séries anteriores, tal como pode ver na imagem em cima, os cabelos e outro tipo de fragmentos, acumulam-se nas partes mecânicas e devem ter a sua atenção. O acumular destes resíduos junto aos rolamentos e outras áreas de fricção, leva a um desgaste acelerado e até mesmo à destruição de componentes.

    

Esta série 800 traz duas patilhas amarelas que libertam o acesso ao rolos que podem ser removidos, limpos e lavados. Verá que ganha anos de vida. Outro elemento que deverá remover é a escova de cantos, os cabelos enrolam-se no motor e prejudicam o seu desempenho. Remova o parafuso e limpe. Há também esta peça para ser substituída, caso parta ou apresente já grande desgaste (o que vai demorar bastante a acontecer).

 

Conclusão

Dos vários robôs aspiradores que já testámos, este foi o melhor no que toca ao seu conjunto, isto é, no que toca à qualidade da limpeza, ao tempo de autonomia, aos materiais usados e à qualidade dos sensores. É de facto uma aposta segura para nossas casas, ainda mais porque se arruma facilmente e não damos conta do espaço que ocupa. Já pensou que o pode guardar debaixo de um móvel?

 

É muito seguro, tem um comportamento que agrada enquanto utensílio de limpeza com capacidade de decisão autónoma. Praticamente foi usado cá em casa todos os dias, isto porque é uma limpeza chegar a casa ao final de um dia e não ver os pelos de uma Labrador espalhados pelo chão. Não ter areias dos sapatos ou o cotão normal de uma casa. Como tem uma agenda programada, basta ligar à hora que não está ninguém em casa e o serviço é feito sem reclamações.

O preço?

O preço não é caro, mas obviamente que o nosso bolso vai reclamar, pois temos de despender cerca de 700 euros e… são sempre valores que devem ser bem pensados. Vale cada euros, isso também é uma verdade, quer pelo serviço prestado, quer pela longevidade de materiais propostos.

Resta-nos agradecer à Cleverhouse pelo envio do equipamento que tem sido um aliado fiel contra o lixo.

 

CleverHouse

Exit mobile version