Pplware

Análise: Huawei P9 lite, mais uma boa aposta da Huawei

Foi no início de Abril que a Huawei apresentou em Londres as suas novas apostas para o universo dos smartphones. O Huawei P9 foi a estrela desta apresentação, surpreendendo desde logo com as suas duas lentes para a câmara principal, mas foi também dado a conhecer o Huawei P9 Plus e o P9 lite.

Durante as últimas semanas o Huawei P9 lite foi alvo de testes no Pplware e hoje apresentamos todos os seus pormenores.

 

1 – Características Gerais

A Huawei, mais uma vez, colocou no mercado um equipamento de topo e reformulou-o de forma a torná-lo mais acessível. Já o tinha feito anteriormente com o Huawei P8, criando o P8 lite, um smartphone que ainda hoje se encontra no topo das preferências dos portugueses.


Leia ainda: Análise ao smartphone Huawei P8 lite

O Huawei P9 lite tem um ecrã de 5,2 polegadas, o design é simples e elegante, muito dentro do que hoje é conhecido dentro dos smartphones da mesma gama. Vem equipado com um processador HiSilicon Kirin 650, Octa-core 2 GHz Cortex-A53 e tem um GPU Mali-T880MP2.

Está disponível com 2 GB de RAM e 16 de armazenamento interno (modelo em análise) ou com 3 GB de RAM, com possibilidade de expansão de memória através de cartão micro SD até 256 GB, abdicando da utilização de um cartão SIM, já que tem opção de utilizar dois cartões SIM (nanoSIM).

Ao contrário do P9, a câmara principal do P9 lite apenas tem um sensor de 13 megapíxeis (MP) e conta com o auxílio de um flash LED, e a câmara secundária é de 8 MP sendo que ambas gravam vídeo a 1080p @30fps.

A caixa disponibilizada para análise vem com um smartphone, traz um cabo USB/microUSB, o carregador, uns auriculares e ainda uma película protectora de ecrã.

Especificações completas

Ecrã
  • 5,2″ IPS LCD (1080 x 1920 píxeis), densidade ~424 ppp
  • Protecção Corning Gorilla Glass 4
Processador
  • HiSilicon Kirin 650, Quad-core 2.0 GHz Cortex-A53 + quad-core 1.7 GHz Cortex-A53
  • GPU: Mali-T880MP2
Rede
  • GSM/HSPA/LTE
Sistema Operativo
  • Android 6.0 (Marshmallow) com interface Emotion UI 4.1
Memória
  • 16 GB de armazenamento interno e 2/3 GB RAM
Câmara
  • Principal (traseira): 13 MP com foco automático e dual-flash LED
  • Secundária (frontal): 8 MP com capacidade de gravação de vídeo a 1080p@30fps
Vídeo
  • Gravação: 1080p@30fps
Dimensões e peso
  • 146,8 x 72,6 x 7,5 mm, 147 g
Sensores
  • Impressão digital
  • Acelerómetro
  • Luminosidade
  • Proximidade
Conectividade
  • Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, DLNA, WiFi Direct, hotspot
  • GPS com A-GPS, GLONASS e BDS
  • Bluetooth 4.1 (A2DP, EDR, LE)
  • USB v2.0, USB Host
  • NFC (apenas nos modelos L21 e L31, o de teste)
Bateria
  • Li-Po 3000 mAh, não removível
Cores
  • Branco, dourado e preto
Preço:

 

2 – Design

O Huawei P9 lite apresenta um design ligeiramente diferente do P9 mas, ainda assim, mantendo as linhas características dos smartphones Huawei. A construção é em alumínio e a traseira em plástico, bastante suave ao toque, e a zona da câmara mantém-se destacada pelo vidro já característico. O seu peso é de 147 g e acaba por ser bastante fino, com apenas 7,5 mm de espessura.

Na frente tem o ecrã de 5,2 polegadas, a cima, a câmara de 8 MP, os sensores de luminosidade e proximidade, o altifalante e o LED de notificações. A baixo não existe qualquer botão capacitivo, apenas a inscrição da marca, como é já habitual.

Nas laterais, do lado esquerdo encontra-se a única ranhura para todos os cartões (nanoSIM + nanoSIM/microSD), em cima estão o jack de áudio de 3,5 mm e o microfone. Do lado direito encontra-se o botão de volume, o botão de power. Na lateral de baixo, está a grelha de áudio, onde do lado esquerdo se encontra o microfone e do lado direito o altifalante e a meio a porta micro USB.

Na traseira em cima encontram-se o flash LED e a câmara de 13 MP. O sensor de impressões digitais está também ele colocado na traseira, a meio do smartphone, com uma moldura que faz com que seja encontrado e activado muito facilmente.

 

3 – Interface, aplicações e funcionalidades

O Huawei P9 lite vem com a versão 6.0 do Android Marshmallow personalizada através da interface própria da Huawei, a Emotion UI 4.1. Esta interface não tem diferenças relativamente ao que o Huawei P9 apresenta, apenas tem menos algumas funcionalidades, o que é normal tendo em conta a diferença de hardware entre ambos.

A interface desenvolvida pela Huawei não inclui um menu com todas as apps instaladas no smartphone. Inclui sim, as aplicações distribuídas por vários ecrãs, todos eles personalizáveis, podendo utilizar widgets de acordo com as suas necessidades. Apesar de muitos utilizadores não gostarem deste tipo de personalização, a verdade é que pode trazer melhorias em termos de produtividade e informação disponível ao utilizador.

A barra de notificações, basicamente, contém todas as informações comuns de um Android, as notificações são mostradas por ordem cronológica, com informação da hora a que foram recebidas. Algumas destas notificações são interactivas e permitem acesso a algumas acções rápidas.

Em termo de aplicações, o utilizador pode contar com as várias aplicações Google, um Gestor de Telefone que permite, entre outras opções, optimizar o desempenho do mesmo, activar Filtros de assédio que bloqueiam chamadas e mensagens de números pré-definidos pelo utilizador, números de origem duvidosa ou desconhecido, e ainda o bloqueio de aplicações que passam a poder ser acedidas apenas através de um código PIN.

Vem ainda com um bloco de notas, um gestor de temas comum nos smartphones da Huawei, um gestor de Ficheiros, Gravador de voz e ainda uma série de Ferramentas úteis, como calculadora, Rádio FM, Espelho, Lupa, Gestor de Cartões SIM e Lanterna, entre outros.

O GPS do Huawei P9 lite foi também ele testado e cumpriu perfeitamente a sua tarefa, não tendo sido detectada qualquer falha ou perda de sinal durante a navegação. A detecção dos satélites também ocorreu de forma rápida.

Quanto ao desporto, a Huawei tem vindo a aprimorar uma aplicação dedicada, a app Saúde, que se nota que está cada vez melhor. Além da monitorização constante dos passos (sem que tal comprometa a autonomia do equipamento), permite monitorizar as actividades físicas, entre caminhada, corrida e bicicleta, avaliar a quantidade de calorias perdidas durante o treino, a distância percorrida e ainda fazer um registo do peso.

Em termos de desempenho, o Huawei P9 lite comportou-se de forma exemplar, algo que não foi nenhuma surpresa, tendo em consideração a experiência que tenho com smartphones da marca. Está perante “mais uma boa aposta da Huawei”, tal como é referido no título. Muito fluido, sem bloqueios ou desfasamentos entre troca de aplicações. Em jogos mais exigentes, ao nível gráfico, notou-se um ligeiro arrasto da imagem, mas nada que tenha comprometido o jogo.

Através do Benchmarck AnTuTu v6.1.4, o P9 lite conseguiu uma pontuação de 53531, um valor bastante satisfatório tendo em consideração o hardware que o equipa.

A qualidade do ecrã, tendo em conta o tamanho e a resolução, é muito boa, tem uma definição e um contraste que são aspectos positivos, no entanto, a intensidade máxima de brilho fica um pouco aquém do esperado, principalmente na utilização com exposição solar directa, e os ângulos de visão também são reduzidos. A reprodução de som é boa qualidade, normal dentro da gama.

 

4 – Câmaras

Ao contrário do Huawei P9, o P9 lite não tem a pretensão de ser um “smartphone fotográfico”. Vem equipado com uma câmara principal de 13 MP e uma secundária de 8 MP. A câmara principal conta ainda com o auxílio de um flash LED e ambas fazem gravação de vídeo a 1080p.

A câmara do P9 lite é, obviamente, inferior à do P9, tanto em termos de funcionalidades e modos fotográficos como no próprio hardware (são gamas distintas). Ainda assim, o P9 lite apresentou resultados finais de bastante qualidade.

É de referir que o software da câmara tem disponíveis 16 modos de captação de imagem, desde as simples fotos e vídeos automáticos aos manuais, modos de embelezamento de rosto, panorama, HDR, pintura de luz, lapso de tempo, entre outros.

 

Exemplos de fotos:

 

5 – Veredicto

O Huawei P9 lite revelou-se ao longo da análise um smartphone bastante competente tendo em conta as suas características. A autonomia, que é um dos grandes problemas apontados pelos utilizadores do seu antecessor Huawei P8 lite, não é um problema neste novo modelo. Com uma utilização diária moderada a carga da bateria durou para 2 dias e, numa utilização mais intensiva, cheguei ao fim do dia sempre com cerca de 20%.

 

Huawei P9 ou Huawei P9 lite, qual a melhor opção?

Não é possível dar uma resposta concreta, esta é uma questão que parte muito das exigência de cada utilizador e, obviamente, da sua carteira. Se a intenção de compra passa pela captação de fotografias com maior qualidade, se gosta de jogar bons jogos no smartphone, então a resposta tende para o topo de gama. Contudo, se pretende dar uma utilização mais ao nível da gestão do e-mail, utilização de redes sociais, fotos do dia-a-dia, telefonemas… então, a versão lite poderá ser a indicada, principalmente, tendo em conta que tem um preço médio de 250 euros abaixo do P9.

O Pplware agradece à Huawei Portugal a cedência do P9 lite para análise.


Exit mobile version