Pplware

Análise: Huawei P10 – A excelência da fotografia?

A Huawei tem-se empenhado nos últimos tempos em se colar ao topo do mercado de smartphones, tendo lançado para o mercado alguns dos melhores modelos da atualidade.

Durante a MWC, em Barcelona, a marca chinesa apresentou o seu novo topo de gama, o Huawei P10, que pudemos testar nas últimas semanas. Conheça este fantástico smartphone.

1 – Características gerais

O Huawei P10 traz um ecrã 2.5D de 5,1 polegadas FullHD, protegido por vidro Corning Gorilla Glass 5. Está equipado com um processador HiSilicone Kirin 960 octa-core, divididos em quatro núcleos Cortex-A73 a 2.4 GHz e quatro Cortex-A53 a 1.8 GHz, acompanhado por uma GPU Mali-G71 MP8. O P10 traz 64 GB de armazenamento e permite expansão por cartão microSD até 256GB.

Para fotografia, o Huawei P10 incorpora uma câmara dupla, desenvolvida em conjunto com a Leica, com um sensor de 12 MP RGB e outro de 20 MP Monocromático com abertura f/2.2, OIS e flash de duplo tom. A câmara frontal é de 8 MP com abertura f/1.9, tendo esta também o cunho da Leica.

Adicionalmente, traz um sensor de impressões digitais frontal, uma novidade na Huawei que o manteve na traseira nos seus modelos anteriores, uma bateria de 3200 mAh com carregamento rápido, Bluetooth 4.2, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, USB Tipo-C e Android 7.0 personalizado com a EMUI 5.1.

Especificações completas

Ecrã
  • 5,1″ IPS (1080 x 1920 píxeis), densidade ~423 ppp
  • Protecção Corning Gorilla Glass 5
Processador
  • HiSilicon Kirin 960, Quad-core 2,4 GHz Cortex-A73 + quad-core 1,8 GHz Cortex-A53
  • GPU: Mali-G71 MP8
Rede
  • GSM/HSPA/LTE
Sistema Operativo
  • Android 7.0 (Nougat) com interface Emotion UI 5.1
Memória
  • 64 GB de armazenamento interno e 4 GB RAM
Câmara
  • Principal (traseira): dual-câmara 12 MP + 20 MP com foco automático, OIS e dual-flash LED
  • Secundária (frontal): 8 MP com capacidade de gravação de vídeo a 1080p@30fps
Vídeo
  • Gravação: 2160p@30fps
Dimensões e peso
  • 145.3 x 69.3 x 7 mm, 145 g
Conectividade
  • Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, DLNA, WiFi Direct, hotspot
  • GPS com A-GPS, GLONASS e BDS
  • Bluetooth 4.2 (A2DP, EDR, LE)
  • USB v2.0 Type-C 1.0
  • NFC
Bateria
  • Li-Po 3200 mAh, não removível e de carregamento rápido
Cores
  • Graphite Black, Prestige Gold e Dazzling Blue
Preço:
  • Preço: 659,99 € (PVP recomendado para Portugal)

 

2 – Hardware e Design

Para o Huawei P10, a marca chinesa evoluiu o design em relação ao seu antecessor, tornando-o mais arredondado e mais pequeno, seguindo as linhas apresentadas no Huawei P8 Lite 2017 e no Honor 8. O novo design torna este smartphone mais elegante e premium, estando acompanhado por uma construção robusta.

Com apenas 145 g e 7mm de espessura, o P10 é bastante ergonómico, sendo confortável na mão e fácil de manusear. Par quem prefere usar os smrtphones sem capa, é recomendada alguma atenção pois pode tornar-se um pouco escorregadio, além de ser propício a riscos.

Na zona frontal temos um ecrã 2.5D de 5,1″ FullHD, que aproveita bem o espaço onde se insere. Por cima do ecrã podemos encontrar o auscultador, a câmara frontal, o LED de notificações e os sensores de proximidade e luminosidade. Por baixo do ecrã surge uma novidade, com o logo da Huawei a ser substituído por um botão home que integra o sensor de impressões digitais.

Do lado esquerdo encontramos apenas o slot para um cartão nanoSIM e para um cartão microSD e, do lado direito, encontra-se o botão de bloquear/desbloquear e os botões de controlo de som.

Na lateral superior encontramos o microfone, enquanto na lateral inferior se localiza o jack de áudio de 3,5mm, o altifalante, outro microfone e a porta USB Tipo-C.

Por fim, na traseira encontramos a câmara dupla de 20 MP + 12 MP, o flash LED duplo e o logo da Huawei.

 

3 – O que distingue o Huawei P10

Com uma aposta constante na qualidade, a Huawei tem conseguido conquistar, aos poucos, o mercado, sendo já reconhecida como uma das marcas de topo dentro do mercado dos smartphones.

O Huawei P10 vem reforçar a forte aposta da marca chinesa para chegar ao topo, aliando a qualidade das câmaras a uma forte aposta no design e na construção.

Nova posição do sensor de impressões digitais

Desde cedo a Huawei apostou em colocar o sensor de impressões digitais na parte traseira, por considerar uma zona mais natural para o desbloqueio, permitindo ainda adicionar alguns controlos por gestos através deste sensor.

No Huawei P10, a marca chinesa alterou essa estratégia, tendo o sensor de impressões digitais sido posicionado na zona frontal, tal como temos visto nos modelos da Samsung e da Apple. Embora o sensor pareça estar inserido num botão home físico, na verdade, este não existe, sendo uma área com comportamento de um botão capacitivo.

Além de desbloquear o smartphone, este botão segue a estratégia utilizada pela Meizu nos seus smartphones, servindo também para substituir os tradicionais botões no ecrã. Para isso, o Huawei P10 responde a um conjunto de toques, onde um simples toque irá retroceder, um toque prolongado irá voltar ao ecrã inicial e um deslize para o lado irá abrir as aplicações recentes.

Este é um sistema que requer algum tempo de adaptação do utilizador, mas que, na minha opinião, acaba por ser bastante eficiente. Caso não se adapte, pode sempre ativar os botões no ecrã, passando assim o sensor de impressões digitais a servir apenas para desbloquear o smartphone. A não existência de um botão físico faz com que, caso queira ver as notificações que tem sem desbloquear o smartphone, seja obrigado a carregar no botão lateral de desbloqueio.

A nível de velocidade de desbloqueio, a Huawei continua a não desiludir, sendo este um dos sensores mais rápidos que já pude testar.

Um ponto negativo é a sujidade e a oleosidade que se centra neste botão.

4 – Interface e Desempenho

Tal como já vem sendo hábito, o Huawei traz um sistema Android personalizado pela marca chinesa, que se dá pelo nome de Emotion UI, ou apenas EMUI. Com o P10 foi introduzida a versão 5.1 da EMUI, que traz como base o Android 7.0 Nougat.

Para quem está habituado ao “Android puro”, poderá notar uma grande diferença, mas de certo não ficará insatisfeito. A UI da Huawei é bastante intuitiva e bonita, estando repleta de alguns pormenores e funções que, de certo, o irão agradar e que têm sido melhorados e complementados ao longo de cada atualização.

A nível de desempenho, o Huawei P10 está equipado com o SoC Kirin 960 e 4 GB de RAM, configuração esta que já pudemos testar no Huawei Mate 9. Não levantando por isso grandes surpresas, o Huawei P10 mostrou-se sempre disponível para executar qualquer aplicação ou jogo, sem nunca se ter verificado qualquer tipo de desfasamento na imagem ou desempenho. Os 4 GB de RAM são também suficientes para aguentar um bom multitasking, chegando a haver momentos em que, ao iniciar uma aplicação passado algum tempo da sua utilização, pensava que ela já teria sido encerrada, mas na verdade continuava aberta.

Em testes de Benchmark, o Huawei P10 registou os seguintes valores:

Em termos de GPS, nas poucas ocasiões em que o testei, o sinal foi sempre preciso e rápido a obter, sem se ter registado qualquer quebra ou perda de sinal.

5 – Câmara

Uma das grandes apostas da Huawei nos seus smartphones é a parte fotográfica. Desenvolvida em conjunto com a Leica, a câmara do P10 traz uma configuração dupla onde alia um sensor de 12 MP RGB a um sensor de 20 MP monocromático com abertura f/2.2, OIS e flash dual-LED. Ao compararmos com a câmara do Huawei Mate 9, percebemos que traz a mesma configuração, pelo que não se espera que tenha resultados muito dispares.

O software da câmara é também ele muito idêntico ao do Mate 9, com a presença de diversos modos de fotografia, filtros e opções manuais. De entre as várias opções, existe uma novidade que salta à vista, o modo retrato. Embora o seu efeito seja muito idêntico ao modo de grande angular, este modo surge para rivalizar com o modo retrato presento no iPhone 7 Plus.

As fotografias, tal como no Mate 9, são de grande qualidade, conseguindo obter um bom nível de detalhe e uma boa captação de cores. Em fotografias noturnas, o P10 mostrou também ser capaz de captar as fotos com boas cores e sem muito grão.

De seguida apresentamos alguns exemplos de fotografias captadas com o Huawei P10.

Uma das grandes críticas ao Huawei P9 era a falta do modo de gravação em 4K. Com este novo modelo a Huawei corrigiu esse problema e já é possível filmar em UHD 4K (2160p@30fps).

Outro dos grandes destaques na parte da fotografia, é a expansão da parceria com a Leica para a câmara frontal. Esta câmara de 8 MP foi também melhorada e possuí também o modo retrato.

6 – Autonomia

O P10 vem equipado com uma bateria de 3200 mAh acompanhado de carregamento rápido. Na nossa utilização, o P10 aguentou 1 dia mais intensivo com jogos, mensagens, chamadas, redes sociais e dados móveis sempre ligados, e 1 dia e meio numa utilização mais moderada.

A nível de carregamento, cumpre com o que promete, e carrega a bateria total em sensivelmente 90 minutos, embora continue a ser mais lento no carregamento que o Honor 8.

7 – Veredicto

Com um bom design, uma boa construção, um bom desempenho e uma boa câmara, o Huawei P10 é neste momento um dos melhores smartphones do mercado.

O sensor de impressões digitais é a principal novidade, passando também este a substituir os botões de navegação. Embora prefira o sensor atrás, tenho de admitir que me habituei rapidamente a esta posição e que todo o funcionamento foi bem trabalhado.

O ecrã transmite boas cores e tem uma boa definição, ainda que pudesse ter um pouco mais de brilho e ter uma proteção contra a oleosidade que é excessivamente acumulada. O altifalante transmite um som muito bom, mas quando se está a jogar ou a ver um vídeo na horizontal é fácil de o abafar.

O Huawei P10 em teste, ao contrário do que era normal na marca, é apenas single SIM, sendo o segundo slot apenas para o cartão de memória.

O Huawei P10 está disponível nas lojas a partir de hoje por um preço de 659,99€ nas cores Graphite Black, Prestige Gold e Dazzling Blue. Caso pretenda um ecrã maior, estará disponível a partir de dia 15 de abril o Huawei P10 Plus por 799,99€ nas cores Graphite Black e Dazzling Gold.

O Pplware agradece à Huawei a cedência do Huawei P10 para análise.

Exit mobile version