Pplware

Análise Garmin VIRB Ultra 30 – Câmara com argumentos de peso

Para os desportistas e amantes da adrenalina, uma câmara de acção é uma ferramenta ideal para gravar todas as peripécias e acrobacias. Mas e se ao vídeo pudermos juntar as informações de GPS?

É esse o foco da nova aposta da Garmin para este mercado, a Garmin VIRB Ultra 30, que alia gravação em 4K a informação detalhada do percurso.

O conceito das câmaras de acção não é novo e já conta com alguns players de peso que foram ou estão a ser alvo de análise aqui no Pplware, como a Xiaomi Yi 2 e a GoPro Hero 5.

A Garmin pretende também ter o seu espaço neste mercado e lançou a Garmin VIRB Ultra 30, uma câmara de acção com gravação 4K a 30 fps e que se destaca pela inclusão de informação detalhada obtida através do GPS.

1. Na Caixa

Além da câmara, esta embalagem traz alguns acessórios base como a caixa estanque e dois suportes que permitem a utilização da câmara em outros ambientes ao sair da caixa.

Assim, dentro da embalagem podemos encontrar o seguinte:

2. Características gerais

Para atacar um mercado já dominado por algumas marcas concorrentes, a Garmin apostou forte e lançou uma câmara com características idênticas ao que de melhor existe no mercado, como o estabilizador de imagem e a gravação 4K, e adicionou ainda o GPS, uma área em que domina totalmente.

Características principais

G-matrix

Um dos principais argumentos desta câmara é a utilização dos dados de GPS, não fosse esta uma câmara da reputada marca de localização por satélite Garmin, acompanhado por uma série de sensores que irão complementar as informações dos seus vídeos.

Com o G-matrix é possível adicionar dados divididos e adaptados a cada modalidade como a altitude, velocidade, percurso, temperatura, ritmo cardíaco, entre muitos outros.

Esta opção está disponível na edição dos vídeos através da aplicação mobile ou desktop.

Estabilização de imagem de 3 eixos

Para combater a trepidação, a Garmin adicionou a esta câmara um estabilizador de 3 eixos que irá oferecer uma imagem mais estabilizada do que na gravação normal. Mais à frente mostramos a analise em pormenor desta característica.

Botões especializados

Uma das particularidades que achei bastante interessante foi o facto da Garmin VIRB Ultra 30 trazer um botão específico para fotografia e outro para a filmagem. Isto permite uma alternância muito mais rápida entre ambos os modos. Com esta disposição dos botões, torna também possível estar a gravar um vídeo e, ao mesmo tempo, tirar uma fotografia ao mesmo plano.

Comando de voz

Quando estamos a praticar algum desporto, por vezes não nos dá jeito estar a controlar manualmente a câmara quer directamente ou através do smartphone. Para essas situações, a Garmin incluiu comandos por voz, apenas disponíveis em inglês, que permitem gravar vídeos ou tirar fotos dizendo apenas “Ok Garmin” seguido da acção que queremos fazer.

3. Qualidade de imagem fotográfica

Para fotografia, a Garmin VIRB Ultra 30 vem equipada com uma câmara de 12 MP, que se mostrou satisfatória, especialmente, tendo em conta que a fotografia não é o foco desta câmara.

Estão disponíveis os seguintes modos:

Esta não será das melhores câmaras para quem procura uma solução para fotografia. Mas, embora não seja excepcional, a câmara tem uma qualidade satisfatória suficiente para tirar fotografias casuais e esporádicas.

Como é normal neste tipo de câmaras, a fotografia fica melhor quando capturada com luz natural. Durante a noite, embora o desempenho não seja igual, o resultado acaba por ser também ele positivo.

Ao fotografar objectos próximos, é importante ter atenção à focagem porque o foco requer alguma distância do objecto para o resultado final ficar devidamente focado. Caso esteja muito próximo, é muito provável que ele foque o fundo em vez do alvo pretendido.

 

4. Qualidade da imagem vídeo

No modo de vídeo, a Garmin VIRB Ultra 30 traz os seguintes modos:

Para analisarmos a qualidade de gravação desta câmara, realizámos algumas filmagens em diferentes ambientes.

Inicialmente, acoplamos a câmara na bicicleta e percorremos um caminho que causava trepidação, mantendo o estabilizador de imagem desligado. A gravação foi feita em 4K/30 fps.

Para testar as diferenças do uso ou não uso do estabilizador, percorremos o mesmo caminho, mas agora com o estabilizador de imagem activado. Esta gravação foi em 1080p/30fps por ser esta a resolução máxima disponível para usar o estabilizador.

Após observarmos o comportamento com trepidação, experimentámos gravar em estrada, para oferecer um percurso com menos vibrações. Esta gravação foi feita em 4K/30 fps.

Dado que a câmara trazia uma caixa estanque para filmar debaixo de água, testamos a sua qualidade quando esta era colocada na água. A gravação manteve-se nos 4K/30fps.

Como nem todos os desportos são praticados durante o dia, testamos uma gravação à noite para avaliar a sua qualidade de gravação num ambiente mais escuro. Esta gravação foi feita em 4K/30fps.

Por fim, e como o microfone ultra-sensível é uma característica em destaque, testamos a captação do som numa actuação musical. Esta gravação foi feita em 1080p/30fps.

Nos testes realizados a câmara comportou-se a altura, com uma gravação com boa qualidade. Na comparação entre os vídeos com e sem estabilizador de imagem, embora este não faça milagres, podemos observar uma melhorias significativa na gravação. Já no ambiente nocturno, esta câmara não surpreendeu, tendo apresentado algum ruído na filmagem.

Tal como já aconteceu em outras análises a câmaras do género, durante a gravação em 4K por longos períodos de tempo, a câmara sofreu um aquecimento significativo.

Em alguns dos vídeos é possível ver uma mancha dos lados que não é por culpa da câmara, mas sim por ter ficado algo dentro do campo de visão da câmara que criou algum ruído na imagem.

5. Garmin Virb – A aplicação para smartphone e desktop

Para melhorar a experiência com  a câmara de acção, a Garmin disponibiliza a aplicação mobile ou desktop “Garmin VIRB” que irá permitir ao utilizador visualizar remotamente as fotografias e gravações feitas, controlar remotamente a câmara e ainda fazer a edição simples do vídeo com várias ferramentas como a já referida G-matrix.

A conexão entre a câmara e a aplicação fica à responsabilidade de uma ligação WiFi. Esta ligação apresentou-se estável quando conectada, embora por vezes tenha sentido dificuldades na conexão entre ambos.

anterior próxima

 

Embora considere que a aplicação necessite de algumas remodelações estéticas, a usabilidade está bem conseguida englobando todas as definições com uma disposição simples.

Nesta aplicação é ainda possível fazer a edição de vídeo com várias opções presentes como o corte, adicionar som, animações, entre outros. Outro dos focos desta aplicação é o G-matrix que oferece a possibilidade de adicionar vários dados obtidos através do GPS e dos vários sensores presentes na câmara ou que podem ser conectados.

6. Autonomia

A Garmin VIRB Ultra 30 vem equipada com uma bateria de 1250 mAh que permite uma gravação contínua em 4K de cerca de 100 minutos com o GPS desligado.

Já com a localização activa, esta câmara registou um tempo de gravação de 81 minutos. A gravação com a câmara com conexão ao smartphone activa rondou os 85 minutos de gravação.

Tendo em conta a capacidade de bateria, o GPS e a gravação em 4K, estes são valores que não surpreendem, mas que acompanham as outras câmaras do mercado na autonomia.

7. Conclusão

São já várias as marcas que querem estar presentes no mundo das câmaras de acção. Com a quantidade de modelos que já existe, é necessário que as marcas se comecem a destacar ou especializar em algo que as torne fortes no mercado.

A Garmin aproveitou toda a sua experiência no mundo da localização por satélite para oferecer aos utilizador da Garmin VIRB Ultra 30 uma maneira diferentes de personalizarem os seus vídeos através do G-matrix que adiciona as várias informações obtidas com os sensores que possui ou que podem ser conectados.

Na fotografia, esta é uma câmara que não deslumbra, mas que é suficiente para uma fotografia rápida ou casual. Tal como acontece em outras câmaras do género, é preciso ter em atenção à distância focal quando queremos fotografar um objecto próximo.

Em vídeo, tanto em 4K como em 1080p a qualidade de gravação é boa e alia ainda um bom estabilizador de imagem que ajuda a manter a imagem, dentro do possível, estável para aqueles desportos onde haja mais trepidação.

A nível de bateria, segue em linha com a autonomia apresentada em outras câmaras do género dando para gravar continuamente mais de uma hora e meia sem preocupações. Na usabilidade, é fácil de interagir, onde destaco os botões especializados, ou seja um botão próprio para filmar e outro para fotografar. Já os menus poderiam ser ligeiramente mais intuitivos.

A Garmin VIRB Ultra 30 pode ser adquirida por um preço de 429,99€ e traz já alguns suportes e a caixa estanque.

Garmin VIRB Ultra 30

 

Exit mobile version