Pplware

Análise: Evolution Mix, o ajudante na cozinha que vai querer ter

Durante muitos anos fomos obrigados a passar tempo de mais a realizar tarefas domésticas: entre arrumar a casa, cozinhar, passar a ferro…, o tempo para o lazer acabava por não ser muito. Felizmente que os tempos estão a mudar e a tecnologia veio dar uma ajuda preciosa na execução destas tarefas.

Depois de já termos dado a conhecer as potencialidades de robôs aspiradores e de robôs que limpam janelas, hoje mostramos-lhe tudo sobre o seu próximo ajudante de cozinha: o Evolution Mix.

A tarefa de cozinhar é, para muitos, uma obrigação o que resulta numa alimentação mais desleixada. Felizmente que existem no mercado várias soluções que ajudam estas pessoas, mas que também são capazes de auxiliar aqueles que são verdadeiros chefes de cozinha.

O robô Evolution Mix promete preparar e cozinhar os alimentos de forma fácil, rápida e conveniente, concentrando num único aparelho vários electrodomésticos, uma vez que vem com as funções de picar, ralar, amassar, bater, misturar, triturar e cozer. Será este mesmo um verdadeiro ajudante na cozinha?  

Unboxing

 

Na caixa

 

Características gerais

O robô de cozinha Evolution Mix encontra-se disponível em Portugal há algum tempo e já foi mesmo considerado pela DECO como o robô com melhor relação entre qualidade e preço.

Este robô apresenta uma unidade central na cor branca. O seu consumo é de 500 W para a rotação das lâminas e 1000W para aquecimento. A voltagem é de 200V/130V a uma frequência de 50 Hz.

Além dos 10 níveis de velocidade, o Evolution Mix dispõe de uma velocidade turbo. A temperatura de aquecimento mínima é de 37º e máxima é de 130º, sendo que esta temperatura está limitada por nível de velocidade utilizado, por exemplo, o Evolution Mix não permite trabalhar com qualquer temperatura para velocidades superiores a 3.

Uma característica deste robô são os pés com ventosas que não deixam que saia do lugar com as vibrações decorrentes da potência do motor em funcionamento.

É de referir ainda que o robô dispõe de um interruptor geral para o ligar e desligar.

 

Especificações técnicas

 

Os acessórios e funcionalidades

Copo

O copo em aço tem capacidade máxima de 2 litros, sendo que as medidas são visíveis tanto no interior como no exterior do copo. No interior do copo estão colocadas as lâminas em aço inoxidável que auxiliam nas diversas preparações.

Para que se possam programar quaisquer funções é necessário fechar sempre a tampa, que tem o sensor de bloqueio posicionado na pega do copo. Esta tampa inclui ainda um pequeno copo medidor graduado com capacidade para 100 ml. Este copo medidor não deve permanecer na tampa quando se está a cozinhar alimentos com o copo a cima de um litro, nas velocidades 1, 2 e 3 com temperaturas elevadas. Em velocidades superiores, o copo medidor deve permanecer para que não haja perigo de saírem salpicos de comida para fora.

O copo é acoplado à unidade central através de 5 pinos que devem ser completamente secos antes de haver a ligação. Nesta zona de baixo do copo há ainda uma patilha para remover a lâmina para lavagem.

 

Varoma

A Varoma é composta por um conjunto de acessórios que permitem cozinhar os alimentos a vapor. O acessório que se vê na imagem abaixo é a base e esta vai ocupar o lugar da tampa anterior, adaptando-se ao copo da mesma forma. A sua principal função é aparar os líquidos durante o processo de cozedura.

Para cozinhar os alimentos, existem duas bandejas de diferentes tamanhos e uma tampa que retém o vapor. Todos estes acessórios são em plástico.

 

Cesto

O cesto, colocado dentro do copo, poderá ser útil para diversas funções como:

 

Borboleta e espátula

A borboleta é um acessório ideal para misturar, amassar e bater natas ou claras. Para a utilizar nunca deve ser programada uma velocidade superior a 3, sob pena de ela poder saltar e ser cortada pela lâmina.

A espátula tem as funções óbvias de uma espátula, como misturar ou remover restos de comida, e permite ainda remover o cesto do copo para que o utilizador não se queime.

 

Livro de receitas

Como é comum neste tipo de robôs existe sempre um livro que auxilia na preparação dos cozinhados, muito útil principalmente nas primeiras utilizações, até se estar à vontade com as funcionalidades todas da máquina.

Este livro, além de um completo manual de instruções, que não pode ser descorado, tem disponíveis as explicações básicas de como cada diferente preparação deve ser programada e uma série de receitas, desde entradas, sopas, pratos de carne, de peixe, a sobremesa e bebida. No final ainda inclui algumas receitas dedicadas aos bebés.

 

Painel de controlo

O painel de controlo é composto por um ecrã LCD e uma série de botões que permitem a programação do Evolution Mix. Este ecrã só permite interacção quando a tampa ou a base da Varoma são introduzidas no copo.

No ecrã surgem assim todas as informações de utilização e a programação feita. Abaixo do ecrã há uma luz piloto, que é vermelha quando o robô está parado e azul quando está em funcionamento. O botão On/Off serve para colocar o robô em funcionamento depois de programadas todas as funções, como o tempo, a temperatura e a velocidade.

 

Como cozinhar e quais os resultados

Antes de utilizar o Evolution Mix é importante ler o manual de instruções, que é bastante completo e ler também a secção de funções básicas que o vai ajudar a perceber como tudo funciona e que programas se adaptam a diferentes tipos de receitas.

 

Utilização básica

Através do seguinte vídeo é demonstrada a preparação de uma massa, com o principal objectivo de dar a conhecer a interacção com a Evolution Mix.

 

Resultados

Durante o período de análise foram efectuados testes, principalmente, às funções básicas como amassar, pulverizar, ralar, montar claras, refogados e ainda sopas e cremes. Na maioria destes processos os resultados foram satisfatórios, à excepção dos cremes, que com o tempo de trituração indicados no livro, não ficaram com a cremosidade desejada, sendo necessário mais tempo.

Para amassar diferentes tipos de massas, o robô revelou-se bastante rápido e eficiente e evitou sujar as mãos durante o processo. Em termos de sabor, também não há uma alteração significativa de quando preparado tradicionalmente no fogão.

 

Veredícto

Para quem cozinha diariamente e tem prazer em desempenhar essa tarefa custa pensar na utilidade de um “robô que cozinha”. O que mais se ouve junto dos mais cépticos é algo como: “ainda se ele preparasse os ingredientes antes de os cozinhar…”. A verdade é que há passos que não são possíveis de saltar e a pré-preparação dos ingredientes, como descascar os legumes, cortar a carne ou partir os ovos, é um deles.

Cepticismos à parte, a verdade é que o Evolution Mix contém num único equipamento várias funções que são desempenhadas por vários electrodomésticos, desde o fogão à batedeira. Para quem precisa de poupar tempo, para quem gosta pouco de cozinhar ou para quem gosta de cozinhar mas precisa de agilizar as tarefas… um robô de cozinha passa a ser um equipamento muito útil numa cozinha.

Uma das desvantagens deste robô é o ruído que faz, principalmente em velocidades a cima do nível 4, outra é o facto das lâminas não serem muito práticas e reterem alguns resíduos de comida depois das preparações. O facto de não trazer balança incorporada ou como acessório também se torna numa desvantagem tendo em consideração que as receitas descritas no livro têm as quantidades em gramas.

O preço deste robô faz dele realmente uma boa opção. Por cerca de 350€ arranja um verdadeiro ajudante na cozinha, que o livra da utilização de uma série de pequenos electrodomésticos e da lavagem de alguma louça.

O Pplware agradece à Clever House a cedência do Evolution Mix para análise.

Evolution Mix

Exit mobile version