Pplware

Análise: Drive SSD GOODRAM IRDM gen. 2 240GB

A memória NAND flash que equipa as drives SSD está mais barata que nunca. Atualmente, é impensável ter o sistema operativo a correr num disco HDD e a grande oferta de drives SSD leva-nos nessa direção.

Hoje trazemos a análise de uma das opções a considerar no campo das drives SSD, a GOODRAM, com a sua linha IRDM.


Para quem tem computadores mais antigos, ainda com disco mecânico, por vezes a indecisão no hardware a investir é enorme. Mas a resposta é simples e, salvo raríssimas exceções, o melhor investimento é sempre numa drive SSD. Mesmo que esse computador tenha poucos recursos de RAM, o upgrade que vai ter maior impacto é sempre no armazenamento (mesmo se for SATA I/II). Sim, até porque uma drive SSD é competente de funcionar como extensão da RAM (ficheiro de paginação), e o impacto que esse tipo de utilização terá na vida da drive SSD é irrelevante face ao tempo de vida expectável.

E é claro, a par com os upgrades, também nas novas máquinas é determinante escolher uma drive SSD competente, enquadrada com o orçamento.

Mas vamos centrar-nos da drive em análise, e podemos mesmo começar pela marca. Já ouviu falar na GOODRAM?

 

Sobre a GOODRAM

Muito provavelmente já viu produtos com marca GOODRAM, mesmo sem se aperceber disso. Talvez o logótipo da marca ajude a recordar, sim, porque já lá vão mais de 15 anos.

A GOODRAM é uma marca da empresa polaca Wilk Elektronik, fundada em 1991, cujo ramo de produção foi sempre no campo das memórias. 5 anos depois, em 1996, a empresa atingiu a marca de maior distribuidor de memórias na Polónia.

A marca GOODRAM surge então uns anos depois, em 2003. A linha de produtos IRDM, da GOODRAM, é mais recente, com o seu lançamento em 2017. É uma linha de produtos “performance”, mais virada para entusiastas, que inclui SSDs, cartões de memória SD e módulos de RAM.

 

A drive SSD GOODRAM IRDM gen. 2 240GB

Especificações

A drive SSD em análise, a GOODRAM IRDM gen. 2 de 240GB, trata-se de uma drive com o tamanho típico de 2,5″, com 7mm de espessura. Embora seja o modelo de entrada da linha IRDM, é baseada na memória MLC NAND. Trata-se de um tipo de memória flash mais eficiente e fiável. Dessa forma, consegue durar cerca de 10x mais que a típica memória TLC NAND, mais popular no mercado doméstico. É utilizado o controlador dual-channel Phison S11.

Tem uma interface SATA III (6 Gb/s) e, é claro, é retrocompatível com SATA I e SATA II. Além da versão de 240GB, também está disponível em 60GB e 120GB.

Quanto a velocidades, de acordo com a marca, permite atingir 550MB/s em leitura, e 540MB/s em escrita. Em IOPS, podemos contar com 61000 para leitura e 87000 para escrita. Mas vamos já falar destes valores mais à frente, nos testes benchmark.

Quanto à durabilidade, o MTBF é referido é de 2 000 000 horas, algo como 228 anos. Tem assim uma garantia de fábrica de 3 anos. Mais informação aqui.

O design e a embalagem

Em termos de design da drive em si, que é algo que também gostamos de ver, é efetivamente pobre. A estrutura é muito simples, de plástico, e mesmo a inscrição da marca é colocada com um autocolante. Sabendo que se trata de hardware de fabrico próprio (será que as caixas também o são?) era de esperar maior cuidado na apresentação do produto.

Quanto à embalagem, é simples e traz apenas o estritamente necessário. Ou seja, traz drive SSD, acomodada na caixa de cartão, e traz um pequeno adaptador de espessura.

Já que a drive é de 7mm, é possível colar-lhe o adaptador de 2,5mm para que fique com 9,5mm. É um acessório que vem incluído e os donos de computadores mais antigos vão agradecer.

 

Os testes

O resultado prático na utilização desta drive SSD está perfeitamente enquadrado com outras marcas. Normalmente, para identificar rapidamente a gama de uma drive, olhamos às velocidades de leitura/escrita. Portanto, ronda os 500/500 MB/s, respetivamente, o que por si só dá logo algumas garantias.

Sendo chips de memória flash MLC coloca esta drive num patamar bastante confortável. Dessa forma, podemos dizer que acompanha o que de melhor existe para o mercado doméstico, gamers e entusiastas. Acima deste tipo de NAND flash MLC há ainda o eMLC e SLC. São, portanto, outros tipos de NAND flash direcionados para mercados profissionais, como servidores e estações de trabalho com grande carga.

A drive manteve-se sempre “fresca” durante todos os testes, não atingindo sequer os 35ºC.

Benchmarks

Foram utilizadas algumas das ferramentas mais conhecidas de benchmarks. Estes valores podem assim ser utilizados como referência na comparação com valores de outras alternativas no mercado.

Se tiver interesse num benchmark específico, por favor, faça o pedido nos comentários.

 

Veredicto

A drive SSD GOODRAM IRDM gen. 2 240GB revelou estar à altura e é colocada diretamente na prateleira dos melhores do mercado. É assim, sem dúvida, uma excelente opção considerando o preço.

Pois, ainda não falámos do preço: são precisos cerca de 40€ para ter 240GB de NAND flash da GOODRAM IRDM, o que é um patamar interessante.

A par com o modelo base testado nesta análise, está disponível também o IRDM Pro nas versões 240GB, 480GB e 960GB. Vem equipado com o controlador quad-core Phison S10 e tem garantia de 5 anos. A velocidade é assim ligeiramente superior e o preço é pouco mais elevado.

Convidamos ainda a conhecer toda a gama de produtos GOODRAM, disponíveis em diversas lojas online.

O Pplware agradece à GOODRAM a cedência da drive IRDM 240GB para análise.

GOODRAM IRDM

Exit mobile version