Pplware

Análise DEEBOT 7, sim, é aquele robô que faz por si

As lides da casa são tarefas que poderiam ser executadas em momentos da nossa ausência, permitindo paz e sossego e tempo de lazer quando estamos em casa… sim é o sonho de qualquer pessoa!

Mas e quem trata da casa? O Robô! Havemos de lá chegar, já faltou mais. Para isso a Deboot dá uma pista de como será o futuro com o seu aspirador robô DEEBOT 7. Vamos conhecer esta maravilha da tecnologia moderna.

Depois de termos recebido a enorme caixa cá em casa e como já conhecíamos o conceito, foi só abrir a embalagem e pôr mãos à obra! Afinal zona de testes não falta, pêlo de labrador e a “normal” sujidade numa casa são requisitos para verificar se o DEEBOT 79 é, ou não, capaz de dar conta do recado.

Existem pontos fundamentais que deve reter nesta análise: o conjunto que acompanha o robô aspirador, a qualidade do equipamento que permite uma maior durabilidade, as tecnologias inteligentes que aumentam o desempenho de limpeza, como é o caso da aspiração automática do deposito do lixo do robô, o baixo nível de ruído que produz e a componente preço qualidade.

Este equipamento da Ecoavas é representado em Portugal pela Ideias Marcianas e encontra-se à venda no mercado nacional pelo preço de 499 euros.

Aspectos positivos
Aspectos negativos

 

Unboxing

A apresentação do equipamento, só por si, mostra um robô versátil e competitivo num mercado onde este tipo de produtos já tem uma oferta alargada. Poucas são as marcas que não disputam este segmento. A quantidade de acessórios que se fazem acompanhar do robô distancia esta oferta de todas as outras no mercado.

 

O que traz o Ecoavas DEEBOT 7?

O produto Deebot 7, neste caso em concreto que estamos a testar é a versão DEEBOT 79, vem equipado com o seguinte conjunto de acessórios:

1 – Aspirador robô
1 – Aspirador mão com Tecnologia ciclone
1 – Base carregador
1 – Base manual para aspirador de mão
1 – Carregador
1 – Varinha telescópica
1 – Escova de tecto e chão
1 – Controlo remoto
1 – Escova de boquilha
1 – Kit de limpeza escova rotativa
1 – Parede virtual
1 – Escova pequena
1 – Mangueira
4 – Escovas laterais
Manuais de instrução

 

Características

Tipo de Bateria – 2500 mAh
Autonomia: 120 minutos
Tempo de carregamento (carga completa) – 3 a 4 Horas
Nível de ruído – <60 dB
Outros – 2x Escovas laterais
Dimensões – 336 x 336 x 96 mm
Peso – 3,1 Kg
Sensores Anti-Queda – Sim
Limpeza 3D – Sim
Função Alerta – Sim
Detecção Sujidade Inteligente – Sim
Sensores Detecção Sujidade – Sim
Mapeamento 360º: Não
Esvaziamento Automático – Sim
Programação – 1x
Modos de limpeza – Auto, Intensivo, Spot, Extremidade
Limpar com Escova Principal – Sim
Comando à Distancia – Sim
Capacidade de deposito de lixo: 0.7L (robot) + 1.4L (estação)

Filtros – HEPA
Garantia: 2 anos

 

Aspecto

Porquê falar do aspecto se estamos perante de um “utensílio” de limpeza? Porque, hoje em dia, a tecnologia feia não tem grande lugar na casa das pessoas e, por isso, a Ecovacs desenhou um dos mais bonitos robôs para limpar a sua casa.

Claro que não será só esse motivo que o vai seduzir, é verdade, mas também podemos falar nos materiais de construção. Peca por faltar uma pega de transporte, que faz falta, mas a qualidade dos plásticos usados dão um toque robusto e elegante.

 

Qualidade dos materiais de trabalho

Se em cima falámos dos materiais da caixa em si, aqui vamos falar dos acessórios de trabalho. É importante perceber que este componentes são muito relevantes, pois são, normalmente, o elo mais fraco nestes sistemas.

No nosso caso o que mais tivemos de limpar foi pêlo de uma labrador juvenil, com toda a actividade própria da tenra idade e muito pêlo sempre pelo chão da casa. Além disso o lixo normal, que trazemos nos pés e o pó dos tecidos que se acumula pela casa. Numa casa onde a presença feminina é dominante, os cabelos são outro “cabo das tormentas” para estes equipamentos, as escovas de limpeza têm de ser vigiadas e limpas manualmente, pois se muita coisa é aspirada para os depósitos, muitos dos cabelos ficam presos nos mecanismos. É aqui que muitas vezes, sem dar conta, o equipamento sofre os primeiros danos.

Outro ponto interessante é a tracção independente em cada roda do robô, permitindo que este não fique preso em diversos pontos da casa, mas há momentos em que nem mesmo a sua estrutura elevatória o salva. No entanto, para limpar tapetes e carpetes o DEEBOT cumpre bem a sua tarefa.

Uma crítica que “recebi” nos testes, por parte da responsável de ornamento doméstico, é que o robô deixa muitas marcas nas carpetes!!! Não podemos agradar a Gregos e ao FMI, Troianos digo!

 

Análise no terreno e escolha de modo de trabalho

É importante este ponto, acreditem! Se noutros o robô tem essa vontade sozinho, analisa e não tem um programa dedicado, este tem 4 modos: Auto, Intensivo, Spot, Extremidade.

Aqui a boa escolha faz toda a diferença. O modo Auto é genérico, mas não tem uma acção intensa por exemplo nos cantos, enquanto o modo Extremidade vai buscar a mais escondida das migalhas. O modo Intensivo é para um piso bastante sujo que necessite de várias passagem pelos mesmos sítios. O Spot é para pequenas áreas, onde muitas vezes o robô até detecta essa área reduzida e tem uma acção em “zig zag”.

 

Ruído

 

É uma das características que deve ser destacada neste produto: o silêncio com que executa o seu trabalho. Apenas 60 db são audíveis, o que diz as especificações da marca, nós fomos medir por nossa conta, e pouco mais detectámos, pelo que confirmamos, é muito suave o seu funcionamento… mas ouve-se!

 

Desempenho

Aqui não há muito a dizer. É programar, sim pode fazer a programação de um nível, quer isso dizer que pode programar para uma determinada hora e ele todos os dias faz a limpeza a essa hora ou apenas uma vez. Não tem a opção de fazer em determinados dias.

Depois com o modo escolhido, volto a referir que o escolher o modo faz toda a diferença, por vezes o modo Auto não faz o que precisa na sua casa. O robô tem um sensor que detecta lixo, mas as poeiras nos cantos, o bater todas as partes de uma área grandes… isso requer mais que o modo Auto, acredite.

Depois aqui há um factor muito importante, o aspirador que serve de base, onde o robô descarrega o seu pequeno depósito, pode ser usado como aspirador de mão, com fio, do modo tradicional, sendo totalmente transportável e muito poderoso.

 

Solução de Limpeza 3D

O equipamento vem referenciado como sendo o primeiro sistema de limpeza 3D a nível mundial. Quer isto dizer, e é uma característica que só por si se destaca de todos os concorrentes, que não tem saco nem depósito que tenha de ser constantemente limpo pelo utilizador. O sistema DEEBOT 7 combina um fantástico robot de limpeza de chão com aspirador manual sem saco.

A base, que recebe o robô, além de o recarregar, também esvazia o seu depósito do lixo que limpou das superfícies que esteve a aspirar, quando voltar ao serviço, está sem qualquer lixo no seu depósito.

Esta tecnologia, Tecnologia de Esvaziamento Automático, só por si é garantia de maior autonomia do equipamento.

 

Sensores Anti-Queda

Quando mostramos este tipo de gadgets domésticos, a primeira pergunta que fazem é se não podem cair pelas escadas abaixo, se nas varandas não passam dos limites. Mas, se podem trabalhar sem vigilância, ou há mecanismos que os detenham ou poderia haver problemas.

Mas não é o caso destes dispositivos em geral. Neste caso em particular, o DEEBOT 79 tem um sistema bem desenhado de sensores, são 10 grupos de Sensores Anti-Colisão que além de vigiarem as áreas na sua frente, de forma macia no seu para-choques, vigiam também o chão… ou a falta dele (se houver diferenças de altura até mais de 8 cm – em escadas ou desníveis do chão), fazendo recuar quando não pode avançar. O sistema é bastante apurado, quando os sensores detectam um obstáculo, um sinal é enviado para o “cérebro” do DEEBOT 79 para abrandar, mudar de direcção e seleccionar um trajecto de limpeza novo.

 

Conclusão

DEEBOT modelo D79 que testámos durante mais de um mês, de forma intensa, não desilude. O preço, que são 499 euros, não pode ser visto apenas pelo robô mas sim pelo conjunto. A sua base é uma mais valia em termos de autonomia de espaço no recipiente de recolha do lixo. As escovas são de óptima qualidade mas necessitam de uma atenção especial, embora que existam outras marcas que optaram já por outro tipo de materiais, como a iRobot que em tempos analisamos aqui, que usa uma rotativa de silicone.

Sem energia para mais limpezas, o DEEBOT volta à base para carregar e recebe de imediato uma sucção do aspirador da base que limpa o reservatório. Alguns “bips” sonoros podem indicar alguns estados do equipamento. A determinada altura, por baixo do DEEBOT, o botão do robô estava desligado, ele “apitou” para avisar que desta forma não carregava, por exemplo.

Fora isso, não dê facilidades, raramente ficou atolado com fios, embora que a sua acção convergente das escovas laterais possa fazer sugar os fios, esteja atento.

Exit mobile version