Pplware

Análise: Chuwi HiBook Pro, muito mais que um tablet

O mercado está hoje repleto de tecnologia que se adapta às mais diversas situações e exigências dos utilizadores. A possibilidade de contemplar dois mundos como o trabalho e o lazer num só equipamento é algo que um tablet híbrido é capaz de fazer na perfeição e, por isso, quisemos colocar um destes à prova.

Já testámos o Chuwi HiBook Pro e revelamos tudo o que precisa saber sobre este tablet Windows e Android, que pode ser também utilizado como um computador portátil.

O Chuwi HiBook Pro é um tablet com ecrã IPS de 10,1 polegadas, com resolução WQXGA de 2560 x 1600 píxeis, vem com um processador Intel Cherry Trail Z8300 quad-core a 1,44GHz e traz um GPU Intel HD Graphic(Gen8).

Tem 4 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno, o que é uma grande vantagem tendo em conta a gama onde o equipamento se insere. Mas, além dos 64 GB, tem ainda a possibilidade de expandir a memória através de um cartão microSD até 128 GB.

O Chuwi HiBook Pro vem com duas câmaras, a frontal de 2 MP e a traseira de 5 MP. No que respeita às interfaces de comunicação, este tablet traz, além do slot para cartão de memória já referido, uma porta USB Tipo-C, uma porta microUSB, uma microHDMI e ainda a porta de áudio para jack de 3,5mm.

Sendo um equipamento híbrido, vem equipado com dois sistemas operativos, nomeadamente o Windows 10 e o Android 5.1. A bateria é de 8000 mAh.

Especificações

  • Processador: Intel Cherry Trail Z8300 quad-core a 1,44GHz
  • Sistema Operativo: Windows 10 e Android 5.2
  • Memória RAM: 4 GB
  • Ecrã: IPS 10,1″, WQXGA de 2560 x 1600 píxeis
  • GPU: Intel HD Graphic(Gen8)
  • Armazenamento Interno: 64 GB
  • Câmara: frontal de 2 MP e traseira de 5 MP
  • Leitor de Cartões: microSD até 128 GB
  • Interface:
    • 1 x USB Tipo-C
    • 1 x micro HDMI
    • 1 x micro USB
    • 1 x combo para auscultadores/microfone (3,5mm)
  • Conectividade
    • Wi-Fi 802.11b/g/n e Bluetooth 4.0, NFC
  • Teclado: Externo
  • Bateria: 8000 mAh
  • Dimensões: 26,20 x 16,75 x 0,85 cm
  • Peso: 550 g

 

Construção & Design

O Chuwi HiBook Pro tem uma construção completa em metal com muito bons acabamentos e está disponível na cor prateada. As dimensões são também muito bem conseguidas de 26,20 x 16,75 x 0,85 cm, pesando 550 g.

Na frontal, em cima, encontra-se o LED de notificações, o sensor de luminosidade e a câmara de 2 MP. À direita do ecrã encontra-se o botão Windows, que no Android também funciona como botão Home. Na traseira encontra-se apenas a câmara de 5 MP e a inscrição da marca Chuwi.

Na lateral de cima estão colocados os botões de Power e Volume e, em baixo, as ligações magnéticas para a acoplação do teclado. Na lateral esquerda encontram-se as várias interfaces de comunicação, nomeadamente, o jack de áudio de 3,5mm, a porta micro HDMI, a porta microUSB, a porta USB Tipo-C (para carregamento) e a microSD. Para reprodução de som em stereo está colocado um altifalante de cada lado. Na lateral esquerda está também um microfone.

 

Acessórios

O Chuwi HiBook Pro, bem como outros tablets da marca, têm disponíveis acessórios que permitem aumentar a produtividade e melhorar a utilização do tablet.

Para a análise foi-nos cedido um teclado com layout americano, ou seja, não tem nem acentos nem o “ç” ou outros símbolos comuns. Ainda assim, é possível alterar o idioma do teclado e escrever nele como se de um teclado português se tratasse, o que, por intuição, é muito simples de se adaptar.

Este teclado dispõe de duas portas USB laterais, o que sem dúvida é uma vantagem face à utilização unicamente do tablet, que só possui microUSB ou USB C.

Este teclado pode ser utilizado, além da posição normal, na posição inversa, servindo de doca de apoio, por exemplo para ver um filme ou ler um texto com o tablet apoiado na mesa. Um dos seus inconvenientes é o peso de 545g, quase tanto quanto o tablet, tornando o seu conjunto exageradamente pesado.

Há ainda disponíveis canetas Stylus dedicadas e há a possibilidade de utilizar outros periféricos, nomeadamente, ligar o tablet a um monitor utilizando a interface microHDMI, podendo assim o tablet ser utilizado como o computador de uma secretária de trabalho.

 

Ecrã

O ecrã é IPS de 10,1 polegadas e tem uma resolução WQXGA de 2560 x 1600 píxeis. Apesar de o ecrã não ter anti-reflexo, o que aumentaria em grande medida a experiência de visualização de conteúdos, a resolução, o contraste e a reprodução de cores é muito boa.

 

Som

A reprodução de som é garantida por dois altifalantes, um em cada lateral. A reprodução em stereo é bastante envolvente, no entanto, a falta de médios é latente o que prejudica toda a experiência. Além disso, com o volume regulado a cima dos 50%, os agudos são demasiado estridentes. Esta situação, para ver conteúdos sem companhia, pode ser bem resolvida com a utilização de uns headphones.

 

Android vs Windows

O Chuwi HiBook Pro é um equipamento híbrido que vem com dois sistemas operativos integrados, o Windows 10 e o Android na versão 5.1, o que permite uma gestão entre trabalho e lazer muito interessante.

Ao ligar o tablet surge logo a possibilidade de iniciar o Windows ou o Android e, dentro de cada sistema operativo, há a possibilidade de trocar entre eles de forma simples. No Android, nos atalhos rápidos surge o “Switch Windows” e no Windows, no ambiente de trabalho, encontra-se um atalho com a figura de um Android “SwitchNOW”.

O Android tem disponíveis 10 GB de armazenamento interno alocados para o sistema e para aplicações e multimédia, enquanto que o Windows conta com os restantes 44 GB. Tendo em consideração que o Chuwi permite a inclusão de um cartão microSD para expansão de memória, é possível utilizar este recurso para partilha de conteúdos entre os dois sistemas operativos.

Tanto o Android quanto o Windows permitem a instalação e utilização de qualquer tipo de software, tendo obviamente em consideração as limitações de hardware e mesmo das próprias versões do sistema, como em qualquer outro dispositivo.

 

Desempenho

Algo que me agrada neste tipo de equipamentos é o facto de não estar limitado a um só sistema e às aplicações a ele dirigidas. O Windows tem associadas ferramentas de produtividade que são utilizadas diariamente nos nossos PCs e o Android, não deixando de ter as suas apps produtivas, está também muito associado ao lazer. É esta dualidade que se torna interessante.

Em termos práticos, para que não haja qualquer ilusão, não estamos perante os dois sistemas mais fluidos dos dispositivos móveis. É possível fazer uma utilização sem grande lentidão mas, em algumas tarefas, é preciso ter calma.

Para o Android alocaria tarefas como utilização do browser para ler notícias ou consultar informação que leve mais tempo e, para o Windows, pesquisas mais rápidas e software de produção. Gerir o e-mail, ver as redes sociais, acaba também por ser mais fluído no Android que no Windows, até porque as aplicações móveis estão muito bem optimizadas neste sistema.

No caso dos jogos, com a vasta oferta dedicada ao Android, foram testados alguns jogos de corrida de carros e mesmo de luta, onde os problemas de desfasamento podem ser cruciais, e a verdade é que correm sem qualquer problema e com excelente qualidade de imagem.

Para ver vídeos, tanto no YouTube, streaming ou de um qualquer ficheiro multimédia, este HiBook Pro teve uma grande prestação, revelando-se um equipamento ideal para este tipo de tarefa, tanto no Windows como no Android.

Em ambos os sistemas foi detectado, sim, algum desfasamento, ainda que pouco relevante, entre o toque no ecrã e a resposta no sistema.

Uma das questões muito popular nestes tablet é relativa ao sinal Wi-Fi. Ainda que a captação de sinal seja inferior a outros dispositivos, não foi algo que tivesse afectado a qualidade da navegação.

Para transpor em números o desempenho do Chuwi HiBook Pro, foram executados os testes de benchmark Antutu no Android e o PCMark 8 – Home no Windows, onde foram obtidos os valores de 56724 e 789, respectivamente.

 

Autonomia

O Chuwi HiBook Pro conta com uma bateria de 8000 mAh que carrega através da porta USB Tipo-C, durante 4 a 5 horas, um tempo que considero excessivo, ainda mais quando a última hora de carregamento se destina-se aos últimos 10%.

Em visualização de vídeos através do YouTube a 1080p, com luminosidade a 50%, em meia hora consumiu 11%. No caso da reprodução de um filme em FullHD, durante 1 hora, fez um consumo de 19% da bateria. 30 minutos de navegação no Chrome corresponderam a um consumo de bateria na ordem dos 10%.

De notar que no Windows, o consumo de bateria em navegação no Chrome foi superior que no Android. O Edge apresentou ligeiras melhorias de consumo, mas nada muito relevante. Nas outras tarefas, não foram detectadas quaisquer diferenças de consumo entre sistemas operativos.

 

Veredicto

O Chuwi HiBook Pro, de uma forma geral, não desilude, face ao preço de cerca de 175€ a que se encontra no mercado. A sua versatilidade dada pela possibilidade de troca entre dois sistemas operativos é, sem dúvida, a sua grande vantagem.

Seja para assistir a filmes e séries, para jogar e para redigir textos ou fazer uma gestão do e-mail, não restam dúvidas quanto à sua utilidade. Por outro lado, é um equipamento limitado apresentando pouca fluidez em algumas tarefas e a reprodução de som fica um pouco aquém do exigido.

Ainda que demore algum tempo a efectuar o carregamento da bateria, em termos de autonomia, os resultados foram satisfatórios durante o tempo de análise.

O Pplware agradece à Gearbest a cedência do Chuwi HiBook Pro e do respectivo teclado para análise.

Chuwi HiBook Pro

Exit mobile version