A segurança é algo que todos queremos preservar ao máximo, procurando proteger um local de acordo com os riscos a que possa estar sujeito. Entre muitas técnicas disponíveis, uma delas é a vigilância remota recorrendo a imagem e som.
Se até há algum tempo era bastante caro investir num sistema de videovigilância, actualmente o panorama está diferente e conseguirá monitorizar um local remotamente, com uma câmara rotacional, Wi-Fi e de resolução 720p, por pouco mais de 20€. Saiba tudo acerca desta câmara IP.
Quando se fala em câmaras de vigilância, normalmente, associa-se isso à captação de imagens de uma casa como forma de protecção em caso de assalto ou invasão de propriedade. Contudo, existem também outras situações onde uma câmara deste género pode ser bastante útil, onde a versatilidade permitirá que se adapte a diferentes situações.
Monitorizar o comportamento das crianças que estão a brincar sozinhas no jardim, ir espreitando o sono de um bebé que está no berço, acompanhar os movimentos de um familiar com problemas de saúde ou espreitar se os animais que ficaram em casa ainda não destruíram nada, são apenas algumas das situações, além da típica protecção contra os ladrões, onde uma câmara de vigilância deste tipo poderá ser muito útil.
1 – Características Gerais
Para que uma câmara de vigilância seja realmente versátil, há alguns requisitos mínimos que devem ser cumpridos, de forma a que seja de fácil instalação e não exija recursos externos, podendo assim o utilizador ter o máximo controlo sobre ela sem que necessite de conhecimentos técnicos. Assim, a começar pela ligação à rede, esta Ouku 720p possui ligação de dados Ethernet e Wi-Fi, podendo escolher o mais adequado para a situação.
Para que a qualidade da gravação seja aceitável e torne possível reconhecer alguns pormenores, é capaz de captar imagem a 720p, accionando automaticamente a iluminação infravermelhos caso esteja num ambiente escuro, sendo assim capaz de iluminar até 15 metros de distância sem que ninguém se aperceba. Pode ainda direccionar a câmara para onde quiser, mediante 2 ângulos de rotação controlados remotamente.
Existem muitas outras câmaras com características semelhantes a esta, muitas até completamente iguais, diferindo apenas no carimbo com a marca. Há algumas marcas mais populares, como a Sricam os Escam, cujos produtos são muito semelhantes a todos os níveis.
Especificações – Ouku 720p
- Tipo: câmara de rede IP interior
- Resolução máxima de imagem: 1280×720 px
- Compressão: H.264
- Ângulo de visão: 75°
- Iluminação mínima: 0,1 Lux
- Tipo de ligação: Wi-Fi, ethernet
- P2P: sim
- Acção de alarme: foto para email
- Distância iluminação infravermelho: 10-15m
- Chamada de voz: áudio bidireccional
- Armazenamento: cartão microSD até 128 GB
- Orientação remota: sim, tilt & pan
- Aplicações móveis suportadas: Android, iOS
- Outras aplicações: Windows e outras para RTSP, desde que compatíveis com o standard ONVIF
- Preço: 23,51€
2 – Na caixa
A câmara vem num pack “pronto a utilizar”, podendo fixá-la onde bem entender, recorrendo ao suporte incluído. Pode ligá-la à rede mediante o cabo de rede que também inclui. Assim, na caixa pode contar com:
- 1 câmara IP Ouku 720p
- 1 suporte
- 1 adaptador de corrente 5V, 2A
- 1 cabo de rede RJ-45
- 2 parafusos + buchas + clip
- Manual de instruções em inglês
No vídeo abaixo poderá ver tudo com maior pormenor.
Vídeo de unboxing
3 – Interface e funcionalidades
Configuração
Primeiro que tudo é necessário configurar a câmara. Após fazer o download da app móvel Sricam, disponível para Android e iOS, só é preciso ligar a câmara ao adaptador de corrente, ligar ao router via cabo de rede e premir o botão de Reset, na parte inferior da câmara. Na aplicação, precisa apenas de criar um novo utilizador, adicionar a câmara a essa conta (ID + password) e tudo fica a funcionar, tão simples como isto. Deve depois mudar imediatamente a palavra-passe original.
Pode depois, se assim entender, configurar o acesso Wi-Fi na câmara, para que possa abdicar do cabo de rede e assim utilizar a câmara mais comodamente, onde bem entender. Não terá quebras de qualidade por utilizar Wi-Fi, já que a largura de banda utilizada é baixa… desde que a qualidade da ligação seja minimamente estável.
Funcionalidades
Esta câmara possui um conjunto de funcionalidades muito interessante, tendo em conta o seu preço. Olhando para a captação da câmara mostrada na imagem acima, vista no smartphone a partir da app móvel, poderá fazer o seguinte (de acordo com a legenda):
- 1. Preset de posição: supondo que tem vários locais a que pretende aceder com detalhe na área vigiada, como algo em baixo à esquerda, algo atrás em cima, etc, poderá pré-definir até 5 posições para acesso rápido, mediante o acesso a 5 botões nesta opção. Apenas precisa de posicionar no local pretendido, com decurso a “swipe” sobre o ecrã, e depois fazer um toque longo no número de Preset onde pretende guardar essa posição. A posição ficará guardada e pronta a utilizar da próxima vez.
- 2. Gravação de vídeo manual: o vídeo capturado será gravado apenas no smartphone ou no smartphone + cartão da câmara, dependendo das configurações.
- 3. Captura de foto: as fotos capturadas ficarão gravadas apenas no smartphone.
- 4. Qualidade de gravação: ao premir, terá acesso a 3 níveis de qualidade, LD, SD e HD. Este nível de qualidade condiciona apenas a gravação directa no smartphone.
- 5. Som: liga ou desliga a captura de som da câmara, que se pode ouvir no smartphone.
- 6. Orientação da imagem: inverte a imagem, no caso de a câmara estar invertida ou pendurada num tecto.
- 7. Sensor movimento: liga ou desliga a activação da câmara mediante o movimento, detectado pelas alterações na imagem capturada.
- 8. Opções: permite aceder a um conjunto alargado de opções, descrito mais abaixo.
- 9. Microfone: enquanto premido, é possível transmitir som para a câmara, podendo servir como meio de conversação.
Nas opções gerais da câmara pode aceder a várias opções como definir a hora, o tipo de vídeo e o nível de intensidade sonora captada, gerir palavras-passe (administrador e visitante), configurar a ligação de rede (Ethernet, Wi-Fi, IP, máscara de rede, Gateway e DNS), configurar o alarme (alertas por email, sirene, sensibilidade de movimento, etc), modo de gravação de vídeo, gestão do cartão microSD e actualização de firmware.
Note-se que para gravar imagens no cartão microSD da câmara é necessário configurar um dos modos de vídeo: gravação manual, gravação de alarme ou gravação temporizada.
Na gravação manual, se seleccionada a opção “Comutação de vídeo”, a gravação é apenas desencadeada pelo smartphone e é feita simultaneamente no smartphone e no cartão colocado na câmara (no cartão a gravação acontece em todo o período que o smartphone está ligado à câmara); se a opção “Comutação de vídeo” não estiver seleccionada, apenas é gravado no smartphone. Na gravação de alarme, a câmara inicia a gravação automaticamente sempre que surge uma situação de alarme, mantendo a gravação de 1 a 3 minutos, conforme definido; se durante esse tempo houver uma nova situação de alarme, a duração de gravação é renovada até que deixem de ser desencadeados alarmes. Na gravação temporizada é definida a hora de início e de final da gravação, que se repete diariamente.
Esta é uma câmara para utilização “indoor”, ou seja, dentro de casa ou num espaço abrigado. No entanto, isso não significa que não a possa utilizar debaixo de um toldo ou mesmo de uma varanda, tendo sempre em conta que deve estar protegida da água.
Comportamento
Há várias características que não são propriamente descritas como funcionalidades nem estão detalhadas no manual, no entanto, merecem ser anotadas para que possa conhecer um pouco mais do funcionamento desta câmara:
- Sempre que a câmara é ligada, é feita uma calibração da posição, que consiste num deslocamento máximo em ambos os eixos durante cerca de 15 segundos, voltando depois à posição usada anteriormente.
- A câmara tem um sensor de luminosidade que faz activar a iluminação de LEDs infravermelhos, para gravação nocturna. Os LEDs só ligam quando a imagem está a ser capturada, seja em streaming seja em gravação.
- Se o cartão SD encher, os vídeos mais antigos começam a ser sobrepostos pelas filmagens mais recentes, mantendo assim o máximo de filmagem recente possível no cartão utilizado.
- O vídeo gravado localmente, na câmara, é automaticamente dividido em blocos de 30 minutos, cujo nome do ficheiro é a hora de início, dentro de uma pasta com o nome igual a “ano-mês-dia”. O formato é “AV”.
- O tamanho ocupado pelo vídeo não é fixo, sendo de maiores dimensões quando a imagem capturada tem mais movimentos ou mais detalhes. Se for uma imagem quase sempre estática, então o vídeo será de tamanho bem mais reduzido, onde 30 minutos podem ocupar cerca de 25 MB. Para casos de mais movimento no vídeo, poderá chegar até 200 MB, a uma resolução de 640×360 @ 20 fps (mais detalhes acerca disto na secção “Qualidade de imagem”).
- Na captura de imagens por movimento, poderá ser desencadeado um alerta para o smartphone e um email para até 3 endereços, incluindo foto no momento da detecção.
- É possível desencadear uma sirene quando é detectado movimento, que pode apitar de 1 a 3 minutos, conforme esteja definido.
- É possível activar/desactivar a detecção de movimento remotamente, no entanto, é sempre emitido um apito forte pela câmara.
Quanto ao email de alerta, que é enviado quando há a detecção de movimento, o seu aspecto é o seguinte:
Outras aplicações
Sendo esta uma câmara IP compatível com o standard ONVIF, é possível acerder-lhe utilizando essa especificação, recorrendo para isso a um canal RTSP. Existem imensas aplicações que podem ser utilizadas, desde as disponibilizadas pelos fabricantes até a outras de nível mais profissional, permitindo aceder a dezenas de câmaras em simultâneo. Há várias outras aplicações tanto para PC como para dispositivos móveis.
Na página da Sricam pode fazer download das aplicações para Windows, aqui. Como recomendação, deixo a aplicação que achei mais completa, permitido inclusive converter de AV para MP4: CMS Client [3,2 MB].
4 – Qualidade de imagem
Estamos perante uma câmara versátil e com muitas funcionalidades por pouco mais de 20€ e, como tal, não podemos exigir muito da qualidade de imagem. Em termos de comportamento com diferentes níveis de luminosidade, desde luz forte até à escuridão completa, a câmara tem um desempenho muito bom, sendo capaz de garantir boa visibilidade na captação de imagem.
No caso do funcionamento, por exemplo, atrás de uma janela virada para a rua, de noite a câmara liga automaticamente a iluminação infravermelhos, o que é um grande problema pois o reflexo no vidro vai estragar a gravação de imagem… e não é possível desactivar manualmente a iluminação. Portanto, em situações de iluminação baixa ou nula, esta câmara não pode ser utilizada atrás de um vidro. Já se for num espaço amplo sem obstáculos, a qualidade da iluminação infravermelhos é boa.
Quanto à resolução de vídeo, embora seja uma câmara que grava a 720p (1280×720 píxeis), a resolução máxima para gravação local (no cartão) é de 640×360 píxeis, também para gravação através de um canal RTSP ou envio de foto por email aquando de um alarme, portanto, é metade da resolução esperada. A única forma (que conheço) de gravar a 720p é mediante a gravação através da aplicação móvel, onde o vídeo fica alojado no smartphone. Dessa forma, a resolução efectiva é mesmo de 1280×720 píxeis.
A resolução de 360p poderá ser suficiente para a maioria dos casos, no entanto, dependendo do propósito que se pretende, poderá ter de optar por outro modelo que grave garantidamente a 720p para a memória interna. É um facto que o volume de dados ocupado em 720p seria muito superior, e essa poderá ser a razão para a gravação interna apenas em 360p, mas isso deveria ser uma opção do utilização e não uma restrição.
Abaixo poderá aceder a alguns exemplos de gravação de vídeo:
- Gravação local (câmara), formato AV 360p [download 83,4 MB]
- Gravação local (câmara), formato MP4 360p [download 86,2 MB]
- Gravação remota (smartphone), formato MP4 720p [download 1,2 MB]
5 – Veredicto
Para quem pretende vigiar ou monitorizar algo que não tenha uma grande exigência ao nível da segurança, que não esteja a proteger nada muito crítico nem precise de grande detalhe na gravação, então esta poderá ser uma excelente escolha.
A possibilidade de utilizar a ligação Wi-Fi e aceder remotamente com o controlo de posição e ver tudo, quer seja de dia ou de noite, e tudo com uma configuração muito simples, faz desta câmara um sistema bastante completo para vários tipos de utilização. Não precisa de configurar o que quer que seja no router, apenas criar conta e associar a câmara.
A qualidade de imagem é razoável, tendo em conta a limitação da resolução referida anteriormente. No que diz respeito ao som, funciona bem nos 2 sentidos, sem qualquer problema, e o alarme desencadeado por movimento tem uma eficiência mediana. Para acesso ainda mais rápido à câmara, era interessante que fosse disponibilizada uma interface Web que não exigisse instalação de qualquer app ou plug-in.
No que diz respeito ao consumo energético, esta câmara consome 2,5 W em standby, 3,1 W com transmissão/gravação de imagem via Wi-Fi e 3,8 W se o fizer de noite (LEDs infravermelhos ligados). No caso de estarem ambos os motores em movimento na condição anterior, o consumo máximo chega aos 6,8 W. Assim, num funcionamento normal de 2,5 W a 3,8 W, podemos considerar que a câmara é económica.
Note que, para utilização de uma câmara de vigilância, deve cumprir toda a legislação no que diz respeito à protecção de dados.
A câmara de vigilância Ouku está disponível pelo preço 23,51€. Pode ainda usufruir de um desconto de 2€ utilizando o código OUKU5218461B.