Pplware

Análise: Bissell SpotClean, para estofos e carpetes sem manchas

A Bissell é uma marca dedicada a soluções de limpeza da casa a atuar em Portugal, da qual já tivemos oportunidade de testar alguns produtos, como o aspirador vertical CrossWave, que além de aspirar a casa ainda faz uma limpeza profunda com água e detergente.

O SpotClean apresenta-se como uma proposta completamente diferente, dedicada aos estofos e carpetes. Nós já testámos este produto e mostramos-lhe como funciona e quais os resultados de limpeza.


Características Gerais

O SpotClean da Bissell é um equipamento de limpeza dedicado exclusivamente à remoção de manchas e nódoas de tecidos como estofos e carpetes que atua à base de uma solução líquida e aspiração.

Inclui um depósito para água e detergente com 1,1 litros e um depósito para a água suja e resíduos de 1,4 litros. Tem uma cabeça de sucção com escova para esfregar a sujidade e ainda um jato para aplicar a solução de limpeza na nódoa. A mangueira é de 1,3 metros e um cabo para energia elétrica de 5 metros.

Tem um consumo energético de 330 W e emite um ruído de 74 dB, semelhante a um aspirador comum.

 

Design

O SpotClean é um equipamento relativamente grande, principalmente por conta dos seus depósitos, no entanto, acaba por ser compacto, arrumando-se de uma forma bastante eficiente. Entre os depósitos (integrado na estrutura do equipamento) existe o motor e o botão On/Off colocado abaixo da pega.

Os depósitos são colocados na lateral, com um encaixe muito simples. Na parte traseira está colocado o fio que se enrola a uma estrutura própria e o tubo com a cabeça de sucção integrada, que, para arrumação, também inclui uma estrutura própria.

É relativamente leve, de apenas 3,86 kg, sendo assim fácil de transportar. Toda a estrutura é em plástico e todos os acessórios são facilmente retirados para lavar.

 

Soluções de limpeza

Para uma limpeza eficaz, é necessário utilizar a combinação de duas soluções com água: o Spot & Stain e o Oxygen Boost. A caixa do produto já traz estas duas soluções de limpeza, que podem ser depois adquiridas em qualquer loja revendedora da marca.

Para utilização destes dois produtos, existem marcações no depósito da água específicas para cada um deles, dependendo se se quer limpar uma área grande ou pequena.

De notar que ambos são indicados para tecidos, no entanto, não é aconselhável usar em veludo, chenille, seda, dralon ou couro.

 

Utilização

Para perceber exatamente como funciona o SpotClean, nada melhor que um vídeo de demonstração. Para a realização destes testes, utilizámos 3 tipos de nódoas, com café, mostarda e ketchup, secas e acabadas de fazer, para percebermos onde o SpotClean seria mais eficiente.

Atenção às manchas de café!

Veredicto

No vídeo é visível a simplicidade de utilização do produto e a sua eficácia, no entanto, as manchas do café além de demorarem muito mais tempo a serem limpas, depois de o tapete secar, ainda eram visíveis. Nos estofos do carro, testado posteriormente, a limpeza também foi satisfatória, mas há que ter em atenção que ficam sempre um pouco molhados.

O SpotClean é eficiente na limpeza e ideal para quem tem muitas carpetes em casa ou sofás em tecido, porque existem sempre manchas que por mais que se esfregue tentem sempre a permanecer e este consegue removê-las com maior facilidade. No entanto, é apenas para áreas pequenas, e sujidade localizada, tentar limpar uma carpete grande com este equipamento pode der uma tarefa bastante demorada, tendo em consideração o tamanho da cabeça de sucção.

Bissell SpotClean

Exit mobile version