Pplware

Análise: Apple iPhone XS Max – A confirmação do sucesso

No ano passado, dia 12 de setembro, a Apple apresentou ao mundo o novo iPhone X. Este equipamento especial, que marcou os 10 anos de existência do smartphone da Apple, chegou ao mercado com grandes novidades.

Exatamente 365 dias depois, a empresa de Cupertino regressou ao Steve Jobs Theater para nos revelar três novos iPhones: o iPhone XS, o iPhone XS Max e o iPhone XR. É o maior e mais caro desta família que hoje vamos falar em mais uma análise pormenorizada.


A evolução natural do iPhone X

A 9 de janeiro de 2007, Steve Jobs subiu ao palco da Macworld para apresentar o iPhone ao mundo. Este verdadeiro smartphone veio revolucionar tantas indústrias como aquelas que criou e ao longo dos anos a Apple dedicou-se a aperfeiçoá-lo.

Mas se o iPhone já era um excelente dispositivo, que serve de termo de comparação para os seus adversários, no ano passado o iPhone X veio colocar a fasquia ainda mais elevada. E, na nossa análise, chegámos à conclusão que era mesmo o melhor de todos.

Das novidades que chegaram com o iPhone X, o design foi aquela que mais deu que falar e isso aconteceu por diversas razões. O notch entrou em força na vida de muita gente e conseguiu dividir o público. Mas se por um lado tornou a parte frontal do iPhone esquisita, por outro permitiu a inclusão do Face ID, uma tecnologia avançada que garante a segurança do dispositivo.

Hoje ainda há muita gente que não suporta a monocelha, mas para muitos tornou-se parte da identidade do dispositivo que ganhou um novo ecrã OLED há muito exigido pelo público. Sem dúvida, o iPhone X não foi apenas “mais um iPhone”. Foi um grande passo na história do smartphone da Apple e que veio marcar a tendência para os anos seguintes.

O iPhone XS Max, hoje em análise, é a prova disso mesmo. É o novo “melhor iPhone de sempre”? Certamente. É perfeito? Talvez não.

Características gerais

O iPhone XS Max possui um ecrã OLED de 6,5 polegadas e trata-se do maior ecrã alguma vez colocado num iPhone.

Tal como o do iPhone X, o ecrã do modelo XS Max cobre a maior parte da superfície frontal do iPhone, cerca de 85%, com exceção do notch, que continua lá a marcar a área onde se encontra a câmara TrueDepth, integrada no sistema de autenticação Face ID.

O iPhone XS Max possui o processador A12 Bionic de 7 nm desenvolvido pela Apple e concebido para suportar as mais exigentes tarefas, que podem ir desde edição de vídeo e jogos até aplicações que tiram partido de Realidade Aumentada. Este smartphone possui 4 GB de RAM e, no que toca a armazenamento, está disponível nas versões de 64 GB, 256 GB ou 512 GB.

Instalado neste iPhone vem o iOS 12, uma versão refinada do sistema operativo da Apple e com bastantes melhorias ao nível de desempenho, que proporciona uma excelente experiência de utilização. As aplicações abrem rapidamente e o tempo de espera não existe.

Tem um sistema de câmara dupla traseiro de 12 MP, uma com abertura de f/1.8 e outra, a telephoto, tem uma abertura de f/2.4. Na parte da frente do iPhone encontra-se a câmara True Depth de 7 MP com uma abertura de f/2.2.

Na caixa

Este ano a Apple deixou excluiu o adaptador Lightning para entrada de auscultadores de 3.5 mm. Uma decisão que não deverá surpreender o público já que toda a gente sabe que a empresa de Cupertino defende a ideia do futuro wireless.

Hardware e design

O tamanho é a característica principal que distingue o iPhone XS Max do iPhone XS e do próprio X lançado pela Apple no ano passado. Em termos de design não existem diferenças perceptíveis para além do tamanho.

Comparativamente ao iPhone X, o modelo XS Max é praticamente igual em tudo. É na mesma feito em aço e vidro e a Apple diz que se trata do vidro mais resistente alguma vez colocado num smartphone da marca.

Continua a ser um iPhone agradável de ter na mão, no entanto, para utilizadores com mãos pequenas, poderá ser um pouco desconfortável e poderá ser necessário utilizá-lo com as duas mãos.

Em termos de ecrã, o iPhone XS Max tem 6,5 polegadas na diagonal e uma resolução de 19,5:9. Tem tecnologia OLED de alta qualidade que em praticamente nada mudou em relação ao ano passado.

Na frente do dispositivo, em cima, está posicionado o notch com toda a sua tecnologia: a câmara TrueDepth de 7MP, o sistema de sensores dirigido ao reconhecimento facial, os sensores de luminosidade e proximidade e ainda o altifalante.

Vale a pena referir já que o sistema de reconhecimento facial se mantém eficaz e, acima de tudo, seguro.

Tem uma entrada Lightning por onde carrega a bateria e liga os auriculares com fio. Na parte de traz existe um novo sistema de câmaras. A câmara frontal de ângulo aberto possui uma abertura de f/1.8, a câmara telephoto tem uma abertura de f/2.4 e ambas têm 12 MP.

A traseira em vidro do iPhone XS Max permite carregamento sem fios tal como já existia no ano passado. Para além disso, o iPhone XS Max tem finalmente certificado IP68 de resistência a água e a poeiras, sendo este (e o iPhone XS) o primeiro iPhone a ganhar esta certificação.

Finalmente, em termos sonoros, o novo iPhone XS Max é absolutamente incrível. Os altifalantes foram melhorados de forma a emitir um som mais claro e alto do que nunca e o som stereo proporciona uma experiência excelente.

Desempenho

O desempenho do iPhone XS Max é fenomenal. É, sem dúvida alguma, um smartphone gigante em termos de poder de processamento e a Apple fez tudo para o conseguir mostrar durante o evento de apresentação do iPhone.

O novo processador da Apple, o A12 Bionic, tem uma arquitetura de 7 nm tal como o Kirin 980 da Huawei. É um processador com seis núcleos, dois deles de alto desempenho, que segundo a Apple são 15% mais rápidos e 40% mais eficientes do que o processador A11 Bionic. Por outro lado, tem quatro núcleos de alta eficiência que usam 50% menos energia, comparativamente aos núcleos semelhantes no A11 Bionic.

Deste modo, o iPhone XS Max é um smartphone preparado para todo o tipo de tarefas, mesmo aquelas mais exigentes. O A12 Bionic é o processador mais avançado e poderoso a ser colocado num smartphone. Nos testes de benchmark, o iPhone XS Max foi o detentor das pontuações mais elevadas de sempre entre todos os smartphones de topo testados no Pplware.

Por outro lado, o A12 Bionic tem um processador gráfico (GPU) de 4 núcleos que é 50% mais rápido do que o A11 Bionic em termos de performance gráfica. Para além disso, o iPhone XS Max possui um motor neuronal de oito núcleos, que é capaz de executar 5 biliões de operações por segundo (dados apresentados pela Apple).

É graças a este processador concebido tendo em consideração tarefas ligadas à Inteligência Artificial, que a Apple e os programadores da plataforma conseguem introduzir Machine Learning em tempo real nas suas aplicações.

Os nossos testes revelaram o verdadeiro poder do A12 Bionic da Apple que torna notável a experiência de utilização do novo iPhone XS Max.

Bateria

No que toca à bateria, a Apple tem vindo a trabalhar bastante nesta área, até porque tem sido uma das mais criticadas pelos utilizadores. Por vezes, não é apenas o espaço físico ocupado pela bateria que permite maior duração. Também é possível perceber a integração de hardware e software no iPhone que culmina numa série de otimizações importantes na diminuição do gasto de energia.

Este ano, com o iPhone XS Max deverá tratar-se de uma mistura dos dois fatores acima mencionados. Por um lado, a Apple foi capaz de tornar o iOS ainda melhor, tornando-o mais eficiente na gestão de recursos do dispositivo. Por outro lado, efetivamente o iPhone XS Max possui a maior bateria que a Apple alguma vez colocou num iPhone e que tem 3179 mAh.

A autonomia do novo iPhone não desilude nada, dando perfeitamente para mais de um dia de utilização. Com utilização mais intensiva foi possível chegar ao fim do dia quase sempre com 20-25% de bateria, provando que realmente houve uma preocupação da Apple com esta questão.

Os nossos testes envolveram utilização de aplicações que atualmente grande parte das pessoas tira partido no dia a dia: Mail, Safari (browser), telefonemas, mensagens e redes sociais. Experimentámos também vários jogos de diversos tipos. Um dos nossos preferidos foi o Asphalt 9 que é bastante exigente a nível de CPU e GPU. Por outro lado, não podíamos também deixar de testar o comportamento do iPhone XS Max em aplicações e ambientes de realidade aumentada.

No entanto, o tempo de carregamento da bateria no novo iPhone XS Max desilude bastante, principalmente porque a Apple ainda não está a incluir na caixa um carregador capaz de tirar partido do seu carregamento rápido.

Com o carregador de 1A fornecido pela Apple demora mais de 3 horas a carregar dos 0 ao 100%!

A bateria pode ser carregada sem fios, e funciona perfeitamente, mas há mais de um ano que andamos a ouvir falar num tal carregador revolucionário da Apple para carregamento sem fios… e até agora não há previsões para o seu lançamento.

Câmara

O sistema de fotografia e de vídeo do iPhone sempre foi uma referência no mercado dos smartphones e, com a chegada do iPhone XS Max, a Apple quis confirmar este favoritismo.

O sistema de câmaras duplas traseiro tem 12 MP, uma câmara tem abertura de f/1.8 e outra, a telefoto, tem uma abertura de f/2.4. No geral, a câmara do iPhone XS Max faz um trabalho mais refinado no que toca à exposição e consegue capturar mais informação numa única imagem. Segundo a Apple, o Motor Neuronal no A12 Bionic realiza 3 biliões de operações por segundo.

O Smart HDR no novo iPhone da Apple tira partido dos melhores sensores e avançados algoritmos para trazer mais detalhe e sombra para as fotografias. Para além disso, uma novidade foi a introdução da capacidade de ajustar e controlar a profundidade nas fotografias tiradas com o modo retrato. O iPhone XS Max consegue também gravar vídeo 4K e capturar som stereo.

Por outro lado, na parte da frente do iPhone encontra-se a câmara True Depth de 7MP com uma abertura de f/2.2. Esta é uma excelente câmara para capturar selfies em geral, em modo retrato e brincar com os Animoji e Memoji. Esta câmara apresenta ainda uma nova estabilização de vídeo e consegue gravar em 1080p a 60 fps.

Nos nossos testes pudemos confirmar a elevada qualidade e performance dos sistema fotográfico do iPhone XS Max e os resultados foram os esperados. A câmara é das melhores que existe no mercado e captura fotos e vídeo de elevada qualidade. A interface para escolher os diferentes modos de fotografia é fácil de utilizar e bastante intuitiva, o que proporciona uma experiência de utilização fluida, ideal para quem tira imensas fotos. No entanto acaba por ser demasiado básica para utilizadores com mais conhecimentos ao nível fotográfico.

As selfies com luz do dia são de boa qualidade, mas o modo retrato ainda não se apresenta optimizado convenientemente, não definindo bem os contronos entre o plano que deveria ser focado e o desfocado. À noite as fotograficas com esta câmara apresentam algum grão, algo que já vimos outras máquinas a fazer melhor.

Já o modo retrato da câmara traseira está a apresentar resultados muito bons ainda que em alguns pontos devesse ser melhor, como é possível ver.

Depois, tanto de dia como à noite, o iPhone tira foto de grande qualidade com uma captação de detalhes incrível.

O iOS 12 no iPhone XS Max

Com o iPhone XS Max vem instalado o iOS 12, que só há algumas semanas entrou na versão estável quando, no dia 17 de setembro, a Apple lançou a versão oficial do sistema operativo para iPhones e iPads.

O iOS 12 é, sem dúvida, a melhor versão do sistema operativo que a Apple alguma vez lançou. Em primeiro lugar é incrivelmente rápido. As aplicações abrem mais depressa do que nunca e no geral nota-se uma experiência mais fluida que por vezes esquecíamos que era possível com iOS 11.

E se em quase todos os dispositivos que correm o iOS a diferença é perceptível, no iPhone XS Max, com o o seu poderosos processador A12 Bionic, ainda se nota mais. A experiência de utilização é fluída e agradável, o que torna o iPhone XS Max num dispositivo no qual os utilizadores podem confiar.

Para quem possui o iPhone X do ano passado, os gestos para navegar no iOS 12 com o novo iPhone não serão novidade. São exatamente os mesmos para navegar. Mas para quem vem de um iPhone mais antigo para o iPhone XS Max terá que dominar novos gestos. No geral, são todos bastante intuitivos e em poucos minutos passa-se a dominar o dispositivo.

No geral, o iOS 12 no iPhone XS Max proporciona uma experiência excelente que qualquer pessoa que gosta do sistema operativo da Apple vai saber apreciar.

Veredicto

O iPhone XS Max é um excelente smartphone e, neste momento, está entre os melhores smartphones do mercado. Este ano, as atualizações foram mais modestas e a Apple focou-se menos no design para dar prioridade aos componentes internos que tornam o topo de gama da empresa único.

Deste modo, os modelos XS e XS Max possuem praticamente o mesmo design em relação ao iPhone X lançado no ano passado. Mas ainda assim, o design continua a ser de grande qualidade, o ecrã OLED é incrível e fornece uma excelente experiência de utilização, o processador A12 Bionic é extremamente rápido e o sistema de câmaras é também muito e captura fotos e vídeo de grande qualidade. Para além disso, o Face ID continua a ser um excelente sistema de autenticação.

À excepção da questão do carregador cedido pela Apple na caixa do iPhone que não permite fazer carregamento rápido e das selfies à noite e em modo retrato, tudo o que este iPhone oferece é de extrema qualidade e quanto a isso não há forma de negar. Mas será que vale os mais de 1200 euros pedidos para a versão de 64 GB e os mais de 1600 € para a versão de maior capacidade?

Evidentemente que para quem tira partido de todo o ecossistema Apple este será um investimento válido, mas que ainda assim me deixa muito reticente quanto ao rumo dos preços que as grandes marcas estão a dar ao segmento de topo.

Depois há outra questão, para quem já tem o primeiro iPhone X talvez a troca não faça sentido de acontecer, dado que as novidades não são assim tão relevantes e o iPhone X é também ele um excelente equipamento em termos de produtividade e desempenho.

O ano de 2018 foi a confirmação do sucesso do iPhone X. A Apple pouco tocou naquilo que já estava bem para se focar em tornar o iPhone X num dispositivo que pudesse fazer ainda mais pelo utilizadores. E foi exatamente esse o resultado atingido com o iPhone XS Max.

iPhone XS Max

Exit mobile version